Descubra os 3 segredos da vida do profeta Elias
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► Descubra os 3 segredos da vida do profeta Elias
Nós vivemos em uma época complicada, onde o amor e a fé das pessoas estão se esfriando cada vez mais. Parece que é cada dia mais difícil encontrar um homem ou uma mulher de Deus, que demonstre fidelidade à Palavra e que seja uma pessoa de oração. Mas saiba de uma coisa: a Bíblia nos mostra que isso sempre aconteceu.
E mais: no Livro de 1 Reis, vemos que a situação era ainda pior, porque, além da falta de pessoas de fé e de oração, Israel tinha como rei e rainha um casal que, além de não servirem ao Senhor, ainda eram adoradores de Baal: Acabe e sua esposa Jezabel, que perseguiam e mandavam matar qualquer um que fosse enviado por Deus para levar a Palavra àquele povo.
Você consegue imaginar o tamanho da angústia que deveria existir naquela nação!? Mas o Senhor tinha planos maiores para o Seu povo e levantou um homem chamado Elias que, através da sua fé e do poder de sua oração, foi usado pelo Senhor para reacender a chama do Espírito Santo nas pessoas e derrotar todo o mal que havia tomado conta daquele lugar.
E se nos aprofundarmos na história de Elias, veremos quantas maravilhas foram feitas através de sua vida. Ele ressuscitou o filho de uma viúva, foi alimentado por aves e por um anjo enquanto estava foragido, fez parar de chover e voltar a chover em Israel e até bolas de fogo caírem do céu. E se isso tudo não fosse o bastante, as Escrituras nos mostram que Elias foi recolhido por Deus ainda em vida, em uma carruagem de fogo, diante dos olhos do seu ajudante, Eliseu.
E, diante de tantas maravilhas e milagres, podemos nos perguntar: Como tudo isso foi possível? Qual era o segredo de Elias para ser um homem tão usado por Deus no meio de uma sociedade tão perversa e idólatra? Como ele conseguiu, através da sua oração e da sua fé, se tornar uma referência de vida com Deus a ponto de ser lembrado e impactar vidas até os dias de hoje?
É isso que veremos agora: os segredos de Elias para ter uma vida tão transformadora e impactante tanto nos mundos físico e espiritual.
O profeta Elias viveu no século 9 antes de Cristo, durante os reinados de Acabe e Acazias, no reino do norte. Em sua época, o povo de Israel havia se divido em dois reinos: Judá era o reino do sul com capital em Jerusalém, e Israel era o reino do norte com capital em Samaria. A Bíblia não revela nada sobre a vida pessoal e familiar do profeta Elias. Sabemos apenas que ele era um tisbita que morava na terra de Gileade, a leste do Rio Jordão.
Elias profetizou numa época muito difícil da História do povo de Israel do ponto de vista religioso. No tempo de Elias, o reino do norte havia alcançado sua melhor posição econômica desde que havia ocorrido a separação do reino após a morte de Salomão.
O rei Onri procurou estabelecer boas relações com as nações vizinhas. Ele casou seu filho, Acabe, com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônicos. Esse casal introduziu em Israel a adoração ao deus Baal de Tiro e Sidom. Acabe se encarregou até de construir um templo para Baal em Samaria (1 Reis 16:32).
Nesse contexto turbulento de idolatria e paganismo, Elias foi chamado para servir como porta voz de Deus. Ele recebeu a responsabilidade de lembrar aos israelitas que eles eram o povo do Senhor. E Elias cumpriu o seu chamado com tanta excelência que sua história superou os limites do seu tempo e podemos ver a sua presença em alguns episódios no Novo Testamento.
O mais conhecido deles, com certeza, está registrado em Mateus 17, na passagem da transfiguração de Jesus. Veja o que está escrito:
“Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento apareceram diante deles Moisés e Elias, conversando com Jesus.” (Mateus 17:1-3)
E um dos segredos desse profeta é que ele sempre foi um homem de muita fé. E isso é refletido até em seu nome, que significa “Jeová é Deus”. Elias era íntegro, fiel e não se envaidecia pelo fato de ser um representante de Deus na Terra. Até hoje, é um exemplo para todos nós, cristãos, nos mostrando que, mesmo diante das tentações e dos sofrimentos, não podemos deixar de viver de acordo com a missão que o Senhor nos confiou quando nascemos.
Mas não era só isso. Elias foi capaz de fazer tudo o que fez porque conhecia alguns segredos que fizeram dele um grande homem de Deus. Vamos a eles:
1º segredo: Elias conhecia a Palavra como poucos
Diferente do que a maioria das pessoas pensa, ele não profetizava segundo a sua palavra, mas sim segundo a vontade de Deus. Ou seja, Elias conhecia as Escrituras muito bem. Vamos focar nossa atenção na passagem em que Elias orou para que Deus fizesse parar de chover em Israel.
Em 1 Reis 17, Elias anunciou que haveria uma grande seca em Israel, que provaria que Deus era mais poderoso que Baal, considerado por seus adoradores como da vida e da fertilidade. Assim, a falta de chuvas representava um ataque direto à suposta capacidade desse ídolo de controlar as condições do tempo.
Ao orar para que Deus fechasse os céus e cessasse a chuva, Elias não estava colocando em prática uma vontade sua de fazer justiça, e sim, clamando ao Senhor para que Ele cumprisse a vontade dEle, de acordo com as Suas leis. Ou seja: Elias já sabia que Deus iria fechar os céus, porque as Escrituras diziam isso. Veja o que Moisés escreveu em Deuteronômio 11:
“Tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se para adorar outros deuses e a prostrar-se perante eles. Caso contrário, a ira do Senhor se acenderá contra vocês e ele fechará o céu para que não chova e para que a terra nada produza e assim vocês logo desaparecerão da boa terra que o Senhor lhes está dando.” (Deuteronômio 11:16,17)
Como todo profeta, Elias também prezava por santidade e não suportava ver aquele que dizia ser o “povo do Senhor” pecando contra Deus e ficar quieto. Era como se ele estivesse dizendo a Deus: “Pai, eu sei que a Sua palavra diz que o Senhor iria fazer a chuva parar de cair se Israel se esquecesse de quem o Senhor é e se voltasse para outros deuses. Bem, é isso que está acontecendo agora. Então, faça valer a Sua promessa e dê uma lição nessa gente!”.
Então, meu irmão e minha irmã, se você espera que Deus use a sua vida para fazer a diferença neste mundo e ouça as suas orações, você precisa, em primeiro lugar, conhecer o que a Palavra dELe diz. E isso só é possível se você estudar a Bíblia, meditar em seus ensinamentos e gravar cada promessa dela em seu coração, assim como Elias fez.
2º segredo: Elias era perseverante na oração
Vamos ler o que o apóstolo Tiago disse sobre o profeta: “Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.” (Tiago 5:17,18)
Quando acompanhamos toda a história de Elias na Bíblia, vemos que suas orações eram poderosíssimas. E isso aconteceu porque ele orava fervorosamente, ou seja, orava com muita fé e perseverança. Elias precisou orar muito para que a chuva parasse de cair sobre Israel e Baal fosse envergonhado diante da grandeza do poder do Senhor.
Só depois, quando já tinha a certeza de que Deus o atenderia, Elias foi até o rei Acabe e profetizou que não cairia mais uma gota de chuva do céu: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra". (1 Reis 17:1)
Isso significa que não basta apenas profetizarmos algo e pronto, vai acontecer! Não pense você que é só profetizar e pronto, vai acontecer. É necessária muita oração nos bastidores antes do Senhor realizar o milagre. E mais: Deus atende, sim, os nossos clamores, se eles estiverem de acordo com vontade dEle, e não com a nossa (1 João 5:14). O Senhor jamais fará algo que vai contra a Sua Palavra, então, não perca o seu tempo com orações egoístas, que têm como único objetivo satisfazer as suas vontades. Seja perseverante naquilo que a Bíblia diz e o Pai irá cumprir!
3º segredo: Elias sabia que Deus é bom com Seus filhos
Repare que Tiago disse que Elias orou fervorosamente para que não chovesse. Porém, quando é para fazer chover, o apóstolo não usa a mesma expressão, mas apenas diz: “Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.”
Isso deixa claro que Elias orou mais para Deus fechar os céus do que para abrir. Sabe por quê? Porque fechar os céus é juízo de Deus, e o justo sofrerá junto. Por mais que a idolatria dominasse o reino de Israel, ainda existiam pessoas fieis ao Senhor em meio àquele povo e eles também sofreriam com a seca.
Agora, o abrir dos céus era uma bênção e o Senhor, em Sua infinita bondade e misericórdia, se alegraria em voltar a cuidar dos Seus filhos. E como isso pode influenciar em nossas vidas? O que esse segredo de Elias pode nos ensinar? Isso nos mostra claramente que Deus tem mais prazer em abrir portas do que em fechar; de que Ele prefere muito mais abençoar do que julgar. Entendeu?
Por isso, se quisermos ser atendidos por Deus, temos que viver de modo que o agrade, como Elias viveu. Sem a vida cristã de fidelidade aos ensinos do Senhor, não podemos manter plena comunhão com Ele. Quando vivemos em plena comunhão com Deus, a nossa vontade fica sintonizada com a vontade do Senhor. Assim, podemos orar certos de que o Senhor nos ouvirá.
Outra coisa importante que não podemos deixar passar: Elias orava crendo de coração, sinceramente, que Deus atende a oração dos seus servos obedientes. O autor de Hebreus diz que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). A Bíblia também ensina que se buscarmos o Senhor de todo o nosso coração, o encontraremos (Jeremias 29:13).
Glória a Deus por isso! Eu espero que você aprenda sobre esses três segredos da vida do profeta Elias e os aplique em seu dia a dia, porque, assim, o Senhor poderá operar verdadeiros milagres através de você! Siga esses três passos e se torne um grande instrumento nas mãos do nosso Pai Celestial.