Palavra de Deus para você hoje: Deus quer te usar nesta geração

/uploads/posts/Palavra de Deus para você hoje: Deus quer te usar nesta geração

Quase todo mundo conhece a história do profeta Jonas, que foi lançado ao mar e engolido por um peixe gigante por ter desobedecido às ordens do Senhor e não ter ido pregar em uma cidade idólatra chamada Nínive.

E é sobre isso que vamos meditar hoje, mas sob outra visão: a de Jonas. Vamos tentar entender o porquê ele não quis ir para aquela cidade e comparar a sua postura com a nossa nos dias de hoje. Veja o que está escrito em Jonas, capítulo 1:

“A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai com esta ordem: ‘Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença’. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.” (Jonas 1:1-3) 

Quando Deus disse a Jonas para ir a Nínive e pregar, sua resposta foi praticamente: "De jeito nenhum, Senhor! Essas pessoas são más. Eu não quero ir. Que elas que paguem pelos erros que cometeram!”.

É verdade que os Ninivitas eram pessoas muito cruéis. Eles eram conhecidos por sua selvageria. Quando conquistavam uma nação, muitas vezes torturavam os seus prisioneiros antes de executá-los e eram conhecidos por queimar crianças vivas. Eles também torturavam os inimigos arrancando a pele de seus corpos e deixando-os morrer sob o sol escaldante. E em vez de esconder seus pecados, eles os celebravam e os proclamavam. Chegaram até a construir monumentos para exaltar a sua própria crueldade.

Outra razão para a desobediência de Jonas foi que Nínive era a capital da Assíria, inimiga mortal de Israel. Jonas, sendo um israelita patriota, achou que se ele não fosse pregar aos ninivitas, Deus os castigaria - o que resultaria em um inimigo a menos para Israel se preocupar.

E seja sincero: diante de tanta idolatria e maldade daquele povo, o que você faria no lugar de Jonas? Você iria até aquela cidade ou fugiria? Como sabemos, ele fugiu, mas acabou se arrependendo de sua escolha e foi pregar aos ninivitas. E isso resultou em um dos maiores despertamentos espirituais da história da Bíblia. Veja o que aconteceu:

“Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: ‘Daqui a quarenta dias Nínive será destruída’.Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. (...) E Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.” (Jonas 3:4-6; 10)

Antes de Jonas ir até eles, as pessoas de Nínive não sabiam que seus dias estavam contados. A Assíria era a superpotência da época, tendo dominado o mundo por 200 anos. Para se ter ideia do tamanho daquela cidade, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas viviam nela. Ou seja, era um lugar muito grande para os tempos antigos. Mas Deus deu a Nínive uma nova chance. E se Ele usou alguém como Jonas para fazer um reavivamento em um lugar como Nínive, tomado por tanta idolatria, crueldade e orgulho, certamente Ele pode usar alguém como eu e você para trazer um reavivamento para a nossa nação!

Por mais que o Brasil seja considerado o país com o maior número de cristãos do mundo, nós sabemos que a nossa nação está tomada pelos pecados da corrupção, da impunidade, da prostituição, da homossexualidade, da ganância, do orgulho, do ódio e da idolatria. E talvez você olhe para tudo isso e pense: “Isso não é problema meu. O Brasil não tem mais conserto. Vou cuidar da minha vida e acabou!”.

Mas não é isso que o Senhor espera de você! Assim como Ele fez com Jonas, hoje Ele te chama para deixar a sua zona de conforto, sair de dentro da bolha espiritual que você se colocou e comece a pregar o Evangelho para que as pessoas próximas a você se convertam e não sofram com a destruição que está por vir por causa do pecado. E assim como aconteceu com Jonas, você também não tem escolha!

Você pode até desobedecer à ordem do Senhor e tentar fugir, mas isso não a melhor decisão a se tomar. Como você pode ver na Bíblia, Deus enviou uma tempestade para derrubar o barco onde Jonas estava e, depois que ele foi expulso daquela embarcação e lançado em mar aberto, ele foi engolido por aquele peixe gigante e ficou dentro dele, na escuridão, por três dias inteiros.

É lógico que você não será engolido por nenhum animal se não cumprir o chamado que Deus tem para você, mas esse ato de desobediência pode causar consequências ruins no seu futuro. Então, decida obedecer a Palavra do Senhor. Por mais difícil e desafiador que possa parecer, você será conduzido por Deus e será Ele quem fará a transformação; você será apenas o instrumento. Leia comigo o que está escrito em Lucas, capítulo 4:

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor". (Lucas 4:18,19)

Meu desejo é que você tome esta Palavra para você assim como Jesus tomou, e permita que o Senhor comece um grande reavivamento do nosso povo através da sua vida. Deus te abençoe.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados