5 fatos interessantes sobre a Bíblia que você nunca imaginou! - (O 5º é polêmico)

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 fatos interessantes sobre a Bíblia que você nunca imaginou!

A Bíblia é a Palavra de Deus e foi escrita por pessoas inspiradas pelo Espírito Santo. Ela nos ajuda a conhecer mais sobre o nosso Criador e nos ensina como podemos ter um relacionamento íntimo com Ele através do seu Filho Jesus. A Bíblia também serve para nos guiar em nossa caminhada cristã, nos confortar nos momentos difíceis e nos exortar quando estamos nos afastando do Senhor.

Ela foi escrita por mais de 40 pessoas diferentes ao longo de mais de 1.500 anos e a sua mensagem central é bem simples: Deus nos amou de tal maneira que Ele enviou Jesus para nos libertar do pecado e nos dar a vida eterna.

E quando entendemos a mensagem do Evangelho e recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, o Espírito Santo passa a habitar em nós e nos ajuda a compreender tudo o que a Palavra diz. E você sabia que a Bíblia é o livro com o maior número de impressões e traduções da história? Sim, nenhum outro livro chegou a tantos lugares e tantas pessoas como a Palavra de Deus.

E esse é apenas um dos vários fatos interessantes sobre a Bíblia. Por isso, no vídeo de hoje eu vou te mostrar 5 curiosidades sobre ela que você provavelmente não sabia.

1º Fato: A Bíblia era uma coleção de cartas

Quando queremos encontrar determinada passagem das Escrituras, nós pegamos a nossa Bíblia, folheamos as páginas e, em poucos segundos, encontramos aquilo que queremos. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Isso porque antigamente, no período da igreja primitiva, a Bíblia era apenas uma coleção de cartas que eram enviadas para as igrejas, sem nenhum tipo de marcação ou de índice. Ou seja, para achar alguma citação era muito difícil.

O responsável por dividir toda a Bíblia em capítulos foi um líder religioso inglês chamado Stephen Langton, no ano de 1227. Já a separação por versículos foi ideia de um estudioso francês chamado Robert Estienne.

Anos mais tarde, a Bíblia ganhou novas traduções e versões para facilitar a leitura. Aqui no Brasil, o principal responsável por adaptar a Palavra de Deus ao nosso idioma foi o português João Ferreira de Almeida, que atuou como pregador da Palavra de Deus no século 17.

2º Fato: Não existiam apenas os 10 mandamentos

Os 10 Mandamentos que Deus entregou ao povo hebreu através de Moisés são conhecidos por todos nós (Êxodo 20). Mas diferente do que a maioria das pessoas pensa, aquelas não eram as únicas leis que os descendentes de Abraão deveriam obedecer.

Na verdade, existem 613 leis contidas nos livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, todas elas escritas por Moisés. E entre essas leis, existem algumas bastante curiosas, como, por exemplo: não dividir uma cadeira com uma mulher menstruada; não comer morcegos; permissão para matar o ladrão se ele invadir a sua casa à noite; não fazer necessidades em qualquer lugar; e por aí vai.

É importante ressaltar que, por mais que essas leis sejam estranhas para nós nos dias de hoje, Deus as instituiu naquele momento da história por algum motivo importante. E elas também ajudaram o povo de Israel a se manter saudável e longe de doenças e outros males durante a sua caminhada. A verdade é que não podemos usar o nosso estilo de vida atual para tentar entender essas leis, porque estamos falando de mais ou menos 3.500 anos atrás.

Essas leis não se aplicam mais a nós, pois estamos no período da graça, em que Cristo resumiu toda a lei em dois mandamentos: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, mas, ainda assim, é interessante que você conheça o que a Bíblia diz sobre essas leis nos 5 primeiros livros do Antigo Testamento.

3º Fato: O tema central da Bíblia é Jesus

As escrituras registram vários eventos relacionados à pessoa de Jesus e ao seu ministério. Desde o seu nascimento até a sua segunda vinda, tudo foi profetizado do livro de Gênesis até Apocalipse. Um dia o Filho de Deus nasceria de uma mulher (Gênesis 3:15), que dentre todas as raças, uma seria escolhida para vir o salvador, que seria a raça de Sem (Gênesis 9:26). E dessa raça, que é descendência de Abraão (Gênesis 12:3), seria escolhida uma tribo (Gênesis 49:10,11), e da descendência dessa tribo, a família de Davi foi eleita (2 Samuel 7:16). E da descendência dessa família, uma virgem daria à luz a Jesus Cristo (Isaías 7:14). Para que tudo isso acontecesse, Deus movimentou todos os povos, raças, governos e na plenitude dos tempos, o Seu plano se cumpriu (Gálatas 4:4).

Além do nascimento de Jesus, na Bíblia encontramos diversas profecias a respeito da sua morte, ressurreição e da sua segunda vinda para estabelecer seu governo eterno. E, hoje, nós temos o chamado de anunciar ao mundo que Jesus é Salvador enviado por Deus para nos libertar do pecado e da condenação eterna (2 Coríntios 5:18-21).

4º Fato: A Bíblia nunca se contradiz

Como vimos no início do vídeo, a Bíblia foi um livro escrito por dezenas de homens, mas em nenhum momento ela se contradiz! Isso porque o seu verdadeiro Autor foi Deus. Ele revelou sua Palavra para nos guiar pelo caminho da Salvação. Veja o que o apóstolo Pedro disse:

“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:20,21)

Mas se é assim, por que muitas pessoas insistem em dizer que a Bíblia tem contradições? Por que elas acreditam que em muitos pontos os livros não se conectam? A resposta é simples: essas pessoas interpretam a Palavra de Deus de acordo com o que elas acreditam ou foram ensinadas e não pelo que o Espírito Santo realmente quis dizer. Além disso, elas leem versículos isolados, que estão fora de contexto.

É por causa disso que muitas falsas doutrinas e religiões surgiram com o passar do tempo. Essas pessoas podem até terem lido tudo o que está nas Escrituras, mas não conseguiram entender o verdadeiro sentido do que leram, e assim caíram em suas próprias mentiras. Mas Jesus disse que se nós buscarmos conhecer a Verdade, ela nos libertará de todos os enganos (João 8:32).

Irmãos, pense por um instante: se a Bíblia é confusa e tem as contradições que algumas pessoas dizem, porque o número de cristãos pelo mundo não para de crescer? Por que tantas pessoas são transformadas, libertas de pecados e vícios e curadas ao ler este livro?

O que precisamos entender é que a Palavra de Deus não pode ser levada ao pé da letra em todos os momentos. Algumas passagens foram escritas por meio de simbolismos, enquanto outras foram registradas de forma literal. Por exemplo: as serpentes que picaram o povo hebreu no deserto no tempo de Moisés (Números 21:6) realmente eram cobras venenosas; já a serpente mencionada em Apocalipse 12 não se trata de um animal, mas sim de Satanás. Por isso, é necessário sempre examinar com sabedoria cada contexto do que estamos lendo, para não sermos enganados.

5º Fato: A palavra “Trindade” não existe na Bíblia

A Trindade é uma doutrina cristã que trata sobre um único Deus, na pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E uma coisa que precisa ficar bem clara é que para nós é impossível entender e explicar a Trindade de forma plena, pois esse é um mistério que só nos será revelado no céu.

A Palavra “Trindade” traz o sentido de “três em um só” e não três deuses. Ou seja, Deus, Jesus e o Espírito Santo são o mesmo e trabalham de forma conjunta. Mas você sabia que esse termo “trindade” não existe na Bíblia? Pois é. Você pode procurar em qualquer versículo do Antigo ou do Novo Testamento que não vai achar essa palavra de forma alguma. E é exatamente por isso que muitos dizem que o Pai, o Filho e o Espírito Santo não são a mesma pessoa.

Porém, por mais que a palavra “Trindade” não esteja na Bíblia, a sua doutrina está presente em todos os momentos das Escrituras, de Gênesis a Apocalipse; desde o momento da criação (Gênesis 1:2 / João 1:1-3) do mundo até o juízo final. Um exemplo claro disso foi quando Jesus foi batizado por João Batista. A Bíblia diz que naquele momento, o Espírito Santo desceu em forma de pomba sobre Cristo e o Pai falou com Ele: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado” (Mateus 3:16,17).

E quando o apóstolo Paulo se despedia dos irmãos em suas cartas, ele costumava dizer:

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” (2 Coríntios 13:14)

Eu vou deixar na tela algumas passagens bíblicas que mostram a Trindade para você conferir depois: (Mateus 28:19 / João 14:26 / 2 Coríntios 1:21-22 / 1 Pedro 1:2). O Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem a mesma natureza, poder e propósito. É por isso que Cristo disse aos fariseus: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).

Conclusão

A Bíblia é um livro fascinante! Seja para nos ensinar algo, nos exortar por alguma atitude errada ou para nos confortar nos momentos difíceis. Devemos buscar conhecer a Palavra, pois ela nos revela o plano de salvação de Deus através de Jesus e ela é poderosa para mudar completamente a nossa vida. Existe um ditado popular conhecido que diz que “conhecimento nunca é demais”, então, se isso é verdade com as coisas do mundo, imagine só quando vem da Palavra de Deus! Foi por isso que o apóstolo Paulo escreveu:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16,17).

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados