O que acontece com quem morre sem conhecer Jesus?

ASSISTA NO YOUTUBE ► O que acontece com quem morre sem conhecer Jesus?

No Brasil, 87% da população declara ser cristã, ou seja, sabe quem é Jesus Cristo e conhece pelo menos o básico que o Seu Evangelho ensina. Além disso, a grande maioria desses 13% que dizem não ser cristãos já ouviram ao menos uma vez o nome de Jesus.

Mas você sabia que boa parte da população mundial nunca ouviu falar sobre Cristo, e muito menos sabe que Ele é o Messias, o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado? Pois é. E isso acontece porque muitos países têm uma cultura diferente da nossa. Veja o exemplo da Índia, por exemplo, que tem quase 1 bilhão e meio de habitantes: sabia que eles têm mais de 330 milhões de deuses, e nenhum deles é o verdadeiro Deus?

É uma cegueira espiritual muito grande, não é mesmo? E diante disso, fica a pergunta: o que vai acontecer com essas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus depois que elas morrerem? Será que todas elas já estão com o destino traçado e serão condenadas no Juízo Final? É exatamente sobre isso que nós vamos conversar neste vídeo.

Se formos analisar com a nossa visão humana, que é falha e limitada, podemos achar muito injusto essas pessoas morrerem sem terem pelo menos uma oportunidade de serem salvas, afinal de contas, só há um jeito de passar a eternidade ao lado de Deus: crer em Jesus como seu único e suficiente salvador. Foi por isso que Cristo disse em João 14:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. (João 14:6)

A Bíblia diz que todos nós pecamos e estamos separados da glória de Deus, e a única forma de se reconciliar com o Pai é reconhecer que Jesus Cristo é o nosso único salvador, pois só Ele morreu e ressuscitou pelos pecadores. De nada vai adiantar a pessoa ter sido boa, caridosa, humilde se ela não se arrepender de seus pecados e entregar sua vida a Jesus, afinal de contas, ninguém será salvo pelas suas próprias obras, mas sim pela graça e misericórdia de Deus (Efésios 2:8,9).

E é aí que entra a questão de uma possível injustiça contra aqueles que nunca ouviram falar de Cristo. Mas, irmãos, a Bíblia é muito clara em dizer que Deus é justo em tudo o que Ele faz. Veja o que foi escrito por Moisés:

“Proclamarei o nome do Senhor. Louvem a grandeza do nosso Deus! Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.” (Deuteronômio 32:3,4)

Deus sabe de todas as coisas e conhece o coração de cada pessoa, por isso Ele vai julgá-las de acordo com a revelação que receberam. Por exemplo: a pessoa que ouvir falar do Evangelho e o rejeitou, Jesus disse que esta pessoa está condenada (Mateus 16:15,16). Já aqueles que nunca ouviram falar de Cristo e de seu plano de salvação, serão julgados pela lei que está escrita em seus próprios corações. Veja o que a Bíblia diz:

“Quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho” (Romanos 2:14-16).

Isso significa que quando uma pessoa faz alguma coisa que vai contra os mandamentos de Deus, ela sabe por instinto que errou, mesmo que ninguém tenha mostrado isso a ela. Por exemplo: todo ser humano sabe que é errado matar, mentir e roubar. Além disso, a Bíblia diz que Deus se revela a todos nós por meio da natureza e das coisas criadas. Veja o que está escrito:

“Desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram” (Romanos 1:20,21).

A questão não é que algumas pessoas não tenham ouvido a respeito de Deus. Elas sabem que Ele existe e ainda assim O rejeitam através de suas atitudes. Com isso, Deus deixa elas seguirem os desejos pecaminosos de seus corações, para que vejam o quanto é inútil e miserável a vida longe Dele. E se não se arrependerem, sofrerão o castigo merecido (Romanos 1:22-32).

Então, irmãos, ao invés de debater o destino daqueles que nunca ouviram a respeito de Jesus, nós cristãos, deveríamos dar o nosso melhor para que eles conheçam a mensagem da salvação. O fato de sabermos que as pessoas rejeitam o conhecimento de Deus revelado na natureza e em seus próprios corações, deve nos motivar a anunciar o Evangelho. Assim elas poderão ser salvas de seus pecados e resgatadas de uma eternidade longe de Deus no inferno.

É claro que nós não conseguiremos alcançar a todos, mesmo com os nossos esforços. Por isso, Deus, que é o maior interessado em nos salvar, providencia outros meios para que a Sua mensagem chegue ao coração de cada ser humano. Foi exatamente isso que aconteceu com o apóstolo Paulo no caminho de Damasco, não é mesmo? Jesus apareceu para ele numa visão, pois sabia que só assim ele se converteria.

E se você procurar na internet, vai encontrar diversos testemunhos de pessoas que, assim como Paulo, tiveram um encontro com Jesus e acabaram se convertendo. Muitas delas tiveram sonhos, visões e até aparições do próprio Cristo, que lhes apontou o caminho da salvação. Ultimamente tem acontecido muitos casos de muçulmanos e judeus que estão sonhando com Jesus e nesses sonhos, Cristo se revela como sendo o Messias verdadeiro. Isso tudo é parte da profecia de que o Evangelho será pregado a todas as nações antes da volta de Jesus (Mateus 24:14).

Entenda uma coisa: não há limites para Deus agir. O grande problema é que nós achamos que, para ser salva, a pessoa precisa virar evangélica ou católica. Imagine um índio que conhece a Jesus e se entrega verdadeiramente a Ele. Ele não será salvo só porque não tem uma igreja para congregar? Claro que vai, porque Deus conhece o coração dele e sabe que a fé em Jesus é o mais importante!

Então, não limite o poder de Deus e não fique preocupado em saber o que vai acontecer com aqueles que nunca ouviram o Evangelho. Gaste as suas energias orando por elas e pregando assim que tiver oportunidade, sempre acreditando que Deus é o maior interessado em nos salvar. Veja o que a Bíblia diz:

“Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:4,5).

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados