5 maneiras de diferenciar a voz de Deus da voz de Satanás
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 maneiras de diferenciar a voz de Deus da voz de Satanás
Como cristãos, sabemos como é importante ter um relacionamento íntimo com Deus e ouvir aquilo que Ele pede para fazermos. No entanto, poderão existir momentos e circunstâncias em que passaremos a ouvir também a voz de Satanás. Isso não significa que a voz do inimigo seja mais poderosa que a de Deus, mas sim que, todos nós seremos tentados a fazer o que é errado e teremos que decidir qual voz iremos obedecer.
E quando surgem esses momentos, precisamos buscar ao Senhor com toda a nossa força e a nossa fé para não cairmos em tentação. Acontece que nessas horas parece impossível clamar a Deus, não é verdade? E o pior; temos dificuldade de diferenciar a voz do Senhor e a voz do inimigo.
Por isso, hoje eu vou te mostrar 5 maneiras de diferenciar a voz de Deus e de Satanás:
1) Analise se essa voz traz calma ou pânico
Uma das melhores maneiras de diferenciar a voz de Deus e de Satanás é refletir se o que você ouve causa uma sensação de pânico ou paz. Normalmente, quando é a voz do inimiho, você ficará com medo, com o coração angustiado ou extremamente ansioso.
Agora, quando a palavra vem de Deus, o nosso coração recebe conforto e descanso, por mais difícil que a resposta possa ser. Isso porque a Bíblia declara que Ele é um Deus de paz! Veja o que está escrito:
“O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.” (2 Tessalonicenses 3:16)
Além disso, todas as palavras de Jesus, por mais duras que sejam, elas sempre nos trazem paz. Veja o que está escrito em João 16:
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33).
Então, meu irmão, se você está ouvindo coisas que têm tirado a sua paz em vez de te deixar calmo e tranquilo, saiba que essa voz vem do inimigo. Então, ore ao Senhor pedindo para que Ele te livre de todo o mal e aumente a sua fé para que você continue fazendo o que é certo.
2) Analise se essa voz vai contra a Palavra de Deus
Um sinal claro de que você está ouvindo a voz de Satanás e não a voz de Deus é quando ela contradiz o que está escrito na Bíblia. O diabo vai te dizer que não há problema em pecar e que o pecado que você está cometendo não vai prejudicar as pessoas ao seu redor. Mas isso é uma grande mentira! Veja o que Jesus disse sobre o inimigo:
“Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:44)
Nós fomos chamados para obedecer a Deus e quando fazemos isso, o Senhor nos revela a Sua vontade, nos protege e nos abençoa. Veja o que está escrito:
“Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.” (Deuteronômio 5:33)
Então lembre-se disso: se a voz que você está ouvindo está te levando a pecar e te distanciando da Palavra de Deus, essa voz é do diabo.
3) Analise se essa voz atrapalha sua vida de oração
Uma das coisas mais importantes na vida do cristão é a oração. A Bíblia diz que devemos orar sem cessar, pois, a oração nos aproxima de Deus, nos protege, alimenta a nossa alma e traz calma ao nosso coração. Veja o que o apóstolo Paulo disse:
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)
E por saber da importância da oração para a sua vida espiritual, Satanás fará de tudo para que você não busque ao Senhor e, consequentemente, perca a comunhão com Deus sem perceber. E como o inimigo faz isso? Ele diz que você tem coisas mais importantes e urgentes a fazer e que Deus não vai se importar se você deixar de orar para cuidar das outras áreas de sua vida.
E mais uma vez eu te digo: não dê ouvidos a isso! Se você está tendo problemas para orar, clame a Deus para que Ele te ajude a orar e demonstre que Ele é mais importante do que tudo. A Bíblia diz que se você se aproximar do Senhor, Ele se aproximará de você! (Tiago 4:8)
Deus quer que você esteja perto Dele em todos os momentos, e a oração é a melhor oportunidade para fazer isso.
4) Analise se essa voz mexe com o seu emocional
Essa é uma das formas mais difíceis de diferenciar a voz de Deus da de Satanás. Porque por mais que possamos nos sentir eufóricos, animados e emocionados ao ouvir o Senhor falando conosco, devemos ficar atentos, pois o diabo gosta de usar a emoção das pessoas para enganá-las e levá-las ao erro.
Quando o Espírito Santo vem e fala conosco, Ele não deixa dúvidas na nossa mente e sempre nos conduz à verdade. Já o diabo, usa as falsas religiões, falsos ensinamentos e até as falsas emoções para nos iludir e achar que estamos no caminho do Senhor. Mas, se essas emoções e euforias não levam a uma mudança de vida, então isso não vem de Deus.
Eu conheço alguns religiosos que acreditam estar em comunhão com Deus por causa das manifestações que acontecem durante os seus cultos, mas que, na verdade, podem estar sendo enganados pelo diabo sem saber.
É por isso que devemos ter cuidado quando estamos precisando ouvir a voz de Deus. Por mais que a nossa emoção fale mais alto nesses momentos, precisamos manter a calma e pedir discernimento para não sermos manipulados por nada e ninguém.
5) Analise se essa voz te faz sentir inútil
Um das maiores armadilhas que o diabo usa para nos confundir é nos convencer de que não valemos nada, não somos importantes para Deus ou para qualquer outra pessoa. Você começará a se perguntar coisas como: "Se Deus me ama, por que estou passando por isso?”; “Se estou fazendo a vontade Dele, por que tudo está dando errado na minha vida?"
Isso é Satanás plantando sementes de dúvida na sua mente para que você se afaste de Deus. Saiba que isso não vem do Senhor, pelo contrário, é o diabo querendo que você duvide do amor do Pai e te leve a desistir dos planos que Ele tem para você.
Por isso, não pense que Deus te ama somente quando as coisas vão bem. Creia que, até mesmo no sofrimento, Ele é o seu pai e sabe o que é melhor para você. As dores deste mundo são resultado do pecado e diabo que veio para roubar, matar e destruir, mas Cristo veio para nos dar uma vida em abundância e Ele quer que você saiba o quanto é importante! Veja essa declaração maravilhosa do Senhor em Isaías 43:
“Eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você. Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida. Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você.” (Isaías 43:3-5)
O desânimo tomou conta de você? Lembre-se do quanto Deus te ama!

4 sinais que Deus ouviu sua oração e vai te atender

Saindo do fundo do poço emocional

5 coisas que você nunca verá no céu

Israel anuncia Trem para levar o mundo ao Terceiro Templo - Profecia se cumprindo!

O efeito positivo das tentações

Oração da manhã com uma mensagem para abençoar o seu dia

Calcule o preço de seguir Jesus

Quero ser amigo de Deus

4 diferenças entre Sansão e José do Egito

Veja se você é uma ovelha de Jesus (O que significa a Parábola da ovelha perdida)

Como ser guiado pelo Espírito Santo de Deus para não tropeçar

Deus pode nos mandar praticar o erro alguma vez?

Veja o que acontece se você não alimentar a alma e espírito com coisas boas

Você está desanimado?

Você se vê como filho do Deus Altíssimo?

2 atitudes para vencer a ansiedade e inquietação

Como ter paz no coração

Como lidar com críticas?

5 fatos curiosos sobre o filme cristão mais impactante de todos

Mãos calejadas | Histórias para reflexão

Qual a forma certa de falar com Deus?

Cegueira espiritual

Não seja o irmão mais velho
