Veja se você é uma ovelha de Jesus (O que significa a Parábola da ovelha perdida)

ASSISTA NO YOUTUBE ► Veja se você é uma ovelha de Jesus (O que significa a Parábola da ovelha perdida)

Em muitas passagens dos evangelhos, Jesus chama os seus seguidores de ovelhas. Você já pensou por que Ele escolheu justamente este animal para nos representar?

Como criações de ovelhas não são tão comuns no Brasil como eram na época de Jesus, precisamos entender o que Ele quer dizer com isso.

Diferente dos cães e gatos, a ovelha não é um animal muito inteligente. Tudo o que ela consegue ver é apenas a grama que está à sua frente. Então ela vai comendo e comendo, sem perceber que está se afastando do resto do rebanho, ou se há algum perigo para sua vida. Assim, a ovelha se perde facilmente. Por isso o pastor é fundamental na vida da ovelha, não só para lhe dar alimento e proteção, mas também para trazê-la de volta quando ela se perde.

Há ainda mais um fato importante sobre ovelhas perdidas. Quando são encontradas, elas não seguem o pastor automaticamente. Por isso, o pastor precisa pegar a ovelha no colo e levá-la até o rebanho. Veja esta história que Jesus contou:

“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida” (Lucas 15:4-6).

Como você pode imaginar, Jesus é o pastor dessa parábola, e nós somos as ovelhas. Nós estávamos perdidos em nossos pecados, e Jesus foi até nós e nos trouxe de volta. Porém, isso não é tudo. Assim como as ovelhas, nós continuamos nos perdendo ao longo da caminhada. Somos seduzidos pela grama verde do pecado, e nos afastamos do Bom Pastor que é Jesus.

É por isso que o cristão nunca deixará de ser ovelha. Ele sempre será dependente de Jesus para receber o alimento, a proteção, e também para trazê-lo de volta quando for preciso. Cristo é o nosso modelo a ser seguido, mas devemos reconhecer que não temos capacidade alguma de seguir o seu exemplo, pois somos ovelhas. O que precisamos é que Ele nos guie, nos corrija e nos proteja das maldades do mundo que podem contaminar o nosso coração.

Então não fique triste se você tem se esforçado para imitar Jesus, mas muitas vezes não tem conseguido. Simplesmente olhe para Cristo com a humildade de uma ovelha que depende do pastor, e diga: “Senhor, eu preciso da Sua ajuda novamente”.

Jesus fica feliz quando temos um coração humilde e quebrantado, pois Ele mesmo disse: “Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida”.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados