4 sinais que Deus ouviu sua oração e vai te atender

ASSISTA NO YOUTUBE ► 4 sinais que Deus ouviu sua oração e vai te atender

A oração é uma das práticas mais importantes da vida do cristão. E Deus espera que Seus filhos orem. Ele criou a oração como um meio pelo qual podemos adorá-Lo (Apocalipse 3:20), confessar os nossos pecados (1 João 1:9), lhe pedir que atenda às nossas necessidades (Salmo 50:15) e alinhar nossas vontades com as Suas. Vamos ler juntos o que o Senhor disse em Jeremias 29:

“Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.’” (Jeremias 29:11-13)

Mas, uma das perguntas mais comuns entre aqueles que oram é: “Como eu posso saber que a minha oração chegou até os ouvidos de Deus? Como sei que Ele ouviu o meu pedido?”. Existem alguns sinais bem simples, mas que muitos ignoram ou desconhecem. Por isso, neste vídeo, eu vou te mostrar 4 sinais que o Pai ouviu o seu clamor.

E tem mais uma coisa que você precisa saber: não espere trovões vindos do céu ou uma voz de trombeta tocar e dizer que sua oração foi ouvida pelo Pai. Por mais que Ele tenha todo o poder e majestade para fazer isso, Deus deseja que você seja tão próximo dEle que consiga identificar as Suas atitudes mais simples. Por isso, quanto mais íntimo você for de Deus, mais facilidade terá para entender os Seus sinais e discernir Suas respostas. Ok? 

A Bíblia nos garante que Deus sabe de todas as coisas; Ele vê tudo e ouve tudo. Nada passa despercebido por Ele. Veja o que o rei Davi escreveu no início do Salmo 139:

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.” (Salmos 139:1-4)

Deus é soberano sobre tudo o que criou (Isaías 46:9-11). Portanto, a questão não é se Deus sabe de cada oração que chega até Ele (pois Ele sabe), mas, sim, se Ele tem a intenção de atendê-la.  E, mais uma coisa que é muito importante destacar, é o fato de que Ele sempre escuta as orações de arrependimento. Em Lucas 18, a Bíblia nos mostra que quando vamos até o Senhor com o coração humilde e arrependido, Ele nos justifica e nos perdoa dos nossos erros.  

1º Sinal: Quando decidimos mudar de vida 

Quando escolhemos persistir no pecado, em vez de nos arrepender e mudar, Deus não ouvirá nossas orações. Em Isaías 1, o Senhor diz:

“Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue! Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem” (Isaías 1:15-17).

Um exemplo muito importante desse sinal na Bíblia é dado na história de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele era o homem mais poderoso de toda a Terra, porém, era mal perante os olhos de Deus. Tanto é que, entre tantas maldades, foi ele quem determinou que Sadraque, Mesaque e Abedenego fossem lançados na fornalha ardente porque eles não aceitaram se curvar diante da imagem que ele fez de si próprio.

O tempo passou e, por causa de sua arrogância, idolatria, prepotência e desrespeito ao Deus de Israel, ele foi retirado de seu trono e passou a viver como um animal, em um pasto. Depois de anos de sofrimento e humilhação, ele, enfim, reconheceu o poder de Deus e decidiu mudar de vida. Veja o que a Bíblia diz em Daniel 4:

“Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração. Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: ‘O que fizeste?’ Naquele momento voltou-me o entendimento, e eu recuperei a honra a majestade e a glória do meu reino. Meus conselheiros e nobres me procuraram, meu trono me foi restaurado, e minha grandeza veio a ser ainda maior. Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância”. (Daniel 4:34-37)

Por mais que Nabucodonosor tivesse caminhado longe do Senhor durante toda a sua vida, bastou uma mudança de direção em sua vida, para que Deus ouvisse o seu clamor e restaurasse tudo que havia sido tirado dele e o recolocasse à frente daquela nação. E o rei da Babilônia passou a se dedicar única e exclusivamente ao Deus de Israel.

Da mesma forma, se você anda em pecado, fazendo o que é mal aos olhos do Pai, saiba que Ele fará questão de não te ouvir. Porém, se você mudar as suas atitudes, reconhecendo Cristo como Senhor e Salvador de sua vida e vivendo de acordo com a Sua Palavra, o Senhor vai começar a te escutar e começará a fazer tudo o que for preciso para que você viva bem em qualquer situação.

2º Sinal: Quando deixamos o egoísmo de lado

Você sabia que um número absurdo de pessoas que se dizem cristãs, que vão à igreja e têm dezenas de passagens bíblicas memorizadas na cabeça, não tem as suas orações ouvidas pelo Senhor? Sim, é verdade! E isso porque elas fazem seus pedidos de maneira egoísta, olhando apenas para aquilo que lhes agrada. Veja o que o apóstolo Tiago escreveu sobre aqueles que oram apenas pensando em seus interesses:

“De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” (Tiago 4:1-3)

Muitas vezes não prestamos atenção em nossos defeitos, não olhamos para os nossos desejos mesquinhos e egoístas e passamos o dia inteiro orando, pedindo a Deus algo que não vai acrescentar nada a nossa fé e a nossa vida espiritual. Clamamos para que o Senhor supra os nossos caprichos, sem entender que estamos sendo egoístas e que, por causa disso, não seremos ouvidos, muito menos atendidos.

Isso acontece porque quando o coração é egoísta e não consegue enxergar onde está errando, Deus fica em silêncio e deixa que as provas da vida ensine a pessoa que só sabe pedir, reclamar, implorar, sem se preocupar com a essência da Palavra dEle. Por isso, meu irmão, se você quer que o Pai escute a sua oração, você precisa entender que Deus não é um gênio da lâmpada que está lá esperando os seus três desejos. Ele espera que seu coração se purifique e que sua mente se livre do amor às coisas materiais e a tudo o que o mundo oferece para poder conversar com Ele sobre as coisas que irão te fazer crescer como ser humano e poderá te tornar um cristão melhor.

Por isso, busque esvaziar os pensamentos negativos e se encha de esperança e fé. Deus quer que você confie e que se atente aos sinais que Ele envia. Ele não é surdo, não é necessário berrar, se descabelar...Isso só demonstra a sua falta de controle emocional. Ele espera que você se mantenha forte frente aos acontecimentos da vida, e que confie que de tudo que nos acontece, existe uma lição a ser aprendida, na dor e no amor.

3º Sinal: Quando pedimos de acordo com a vontade do Pai

Há uma diferença entre uma oração egoísta e uma que não está de acordo com a vontade de Deus. A oração egoísta é sempre uma oração com objetivo mal, que vai contra a tudo o que é pregado pelo Senhor através da Bíblia. Já a oração que não está de acordo com a vontade de Deus nem sempre tem uma finalidade ruim. Ela pode até ser feita com boas intenções, contudo, não estão de acordo com aquilo que o Senhor planeja fazer.

Para entendermos melhor essa situação, vamos pegar o seguinte exemplo: Imagine que você trabalha em uma empresa há alguns anos e entende que chegou a hora de ir para outro lugar. Então, você começa a orar para que o Senhor abra uma nova porta para a sua vida profissional. No entanto, os planos de Deus para a sua vida são diferentes. Ele quer que você continue onde está porque deseja que você testemunhe a sua fé para seus colegas de trabalho.

E a Bíblia nos mostra que o apóstolo Paulo passou por um momento assim durante a sua caminhada de fé. Vamos ler o que ele escreveu:

“Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” (2 Coríntios 12:7-9)

O espinho na carne foi uma dificuldade que o apóstolo Paulo enfrentou. Ele tinha recebido revelações de Deus, mas, para não ficar arrogante, ele sofreu com um espinho na carne, que tinha origem espiritual. Mas, no meio da dor, Deus ensinou a Paulo que não devia confiar em sua própria força. Tudo de que precisava era de Deus.

Então, meu irmão e minha irmã, se você quer ter a sua oração ouvida por Deus, você precisa pedir de acordo com a vontade dEle e não com a sua. O apóstolo João nos garantiu isso quando escreveu:

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.” (1 João 5:14,15)

E você pode estar se perguntando, agora: “Mas, pastor, como eu posso saber qual é a vontade de Deus para a minha vida?”. Pedindo discernimento a Ele. Ore e peça para que o Senhor sempre coloque em seu coração a clareza e a sabedoria necessárias para que você entenda o que Ele espera de você. Assim, você vai conseguir orar segundo a vontade dEle, e Ele te ouvirá e atenderá os seus pedidos!

4º Sinal: Quando oramos com fé

Em Marcos 11, Jesus disse aos Seus seguidores: "Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.” (Marcos 11:22-24)

E uma das orações com fé mais lindas e poderosas de toda a Bíblia é a oração do rei Ezequias. Ele foi um rei da tribo de Judá. Descendente de Davi, ele era um homem bom, obediente e de muita fé. Certa vez, Ezequias ficou muito doente e o profeta Isaías foi até o rei para lhe entregar uma triste mensagem de Deus. O Senhor mandou dizer a Ezequias que ele deveria arrumar a sua casa, preparar seus testamentos porque iria morrer em breve. Naquele momento, Ezequias voltou o rosto para a parede, chorou amargamente e orou pedindo a Deus que não o deixasse morrer. Veja o que ele disse ao Senhor:

“Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas.” (2 Reis 20:3)

Então, antes de o profeta Isaías sair do palácio real, Deus o mandou de volta afirmando que iria conceder mais 15 anos de vida em resposta àquela oração. E, para provar que aquela palavra era verdadeira, ele fez com que um relógio solar que existia ali retrocedesse 10 graus, ou seja, o tempo andou para trás.

Esse episódio mexeu de tal forma com a posição do sol, da lua, dos planetas e das estrelas no céu que atraiu a atenção dos astrônomos da época. Cientistas caldeus ficaram tão surpresos com aquilo que foram até o rei Ezequias para saber o que havia acontecido. Estudiosos de hoje em dia afirmam que o retrocesso no relógio solar de Judá influenciou a contagem do tempo na Terra para sempre.

E o mesmo pode ser feito com a sua oração, se você se achegar ao Senhor com a fé de que Ele pode todas as coisas, inclusive fazer o relógio andar para trás e a Terra parar de girar. Porém, a fé não tem a ver em acreditar para receber algo; é acreditar em Alguém! Nossa fé precisa estar no caráter de Deus e Seu desejo de nos abençoar e nos confortar. Quando oramos, devemos ter fé de que Ele nos ouve e concederá todos os pedidos que estão de acordo com a Sua vontade para nós (1 João 5:14-15), assim como vimos agora a pouco.

Conclusão

Deus se agrada de ouvir os Seus filhos e atender os seus desejos. Mas, para isso, devemos permanecer nEle e permitir com que a Sua Palavra permaneça em nós (João 15:7). Se estivermos em Cristo, o Senhor ouvirá as nossas orações e nos fará saber disso colocando em nosso coração uma certeza, um sentimento de paz e tranquilidade que somente Ele pode nos dar. Amém? Deus te abençoe.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados