4 diferenças entre Sansão e José do Egito
por: Antonio Júnior

Sansão foi um fracassado e José um vencedor. Sansão teve tudo para vencer na vida: Ele nasceu milagrosamente por meio de uma mulher que era estéril, foi criado por pais crentes e fiéis e recebeu uma força física sobrenatural da parte de Deus. Mas ele fracassou, e José, mesmo tendo todas as circunstâncias contra ele, venceu na vida. Por quê?
1) Sansão não orava. As únicas vezes que a Bíblia relata que Sansão orava era quando se encontrava em situação dramática ou muito pressionado. Você também vive dessa maneira? Se você começar a analisar seus maiores fracassos, vai perceber que deixou de buscar a Deus com constância. Um carro não anda com tanque vazio, ninguém trabalha sem comer e nem pode pagar suas contas sem ter dinheiro no banco. Como cristão, é IMPOSSÍVEL ter uma vida de vitória sem orar todos os dias.
2) Sansão não queria obedecer a Palavra de Deus. Quando os seus pais conversaram com ele a respeito do seu casamento com uma mulher estrangeira (algo proibido em Israel), Sansão respondeu:
“Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: "Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa?’ Sansão, porém, disse ao pai: ‘Consiga-a para mim. É ela que me agrada” (Juízes 14:3).
Se você se deixar guiar mais pelas emoções do que pela Palavra de Deus, isso lhe custará caro amanhã! Uma das definições da palavra "DESOBEDIÊNCIA" é "OBEDIÊNCIA INCOMPLETA". Ou seja, você não pode servir a Deus pela metade. Você não pode escolher na Bíblia somente aquilo que lhe convém e jogar fora o resto.
3) Sansão era motivado pela sua cobiça. Ao fraternizar com os filisteus, seus inimigos, Sansão fez uma aposta com trinta deles e disse:
“Vou propor-lhes um enigma’, disse-lhes Sansão. ‘Se vocês puderem dar-me a resposta certa durante os sete dias da festa, então eu lhes darei trinta vestes de linho e trinta mudas de roupas. Se não conseguirem dar-me a resposta, vocês me darão trinta vestes de linho fino e trinta mudas de roupas.” (Juízes 14:13).
4) A atitude do coração de Sansão estava errada. Enquanto José perdoou aqueles que o machucavam, Sansão orou a Deus para que ele pudesse se vingar dos seus inimigos. Se você deixar a amargura entrar no seu coração, você sofrerá cada dia mais.
Agora vamos falar de José...
Tudo apontava para que o final da vida de Sansão terminasse em vitória, e que José teria um final fracassado... mas não foi assim. A vida de José era repleta de provações e obstáculos, e aos olhos humanos, ninguém dava nada por ele.
1) A família de Deus o rejeitou. Os irmãos dele não aceitaram a visão que Deus tinha lhe dado e venderam seu irmão como escravo. Quem disse que nós seríamos amados ou aceitos por todos? Jesus declarou: “Se o mundo vos odeia, saibam que ele me odiou primeiro” (João 15:18). José perdoou a sua família e fez mais ainda, ele os alimentou durantes os anos de fome.
2) José morou num país que não conhecia a Deus. Mas ele prosperou e cresceu, mesmo com todas as circunstâncias contrárias. Saiba disso, meu irmão: o seu sucesso não depende das situações em que você está passando, mas sim do caráter em Cristo que você tem.
3) José enfrentou grandes tentações. Ele andava sozinho, longe da sua família e tinha os mesmos desejos que qualquer homem normal em plena saúde. A mulher de Potifar tentou seduzi-lo várias vezes, mas José não quis se deitar com ela. Por que fez isso? Ele mesmo disse: “...Como poderia eu, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” (Gênesis 39:9). José amava tanto a Deus que ele jamais quis comprometer o seu relacionamento com Ele, mesmo que fosse por um instante.
4) José pagou um preço caro por sua integridade. Acusado pela esposa de Potifar, José foi jogado na prisão pagando por um crime que não cometeu. Mas Deus não lhe abandonou. Os bons contatos que José precisou para alcançar o trono do Faraó estavam dentro da própria prisão onde ele se encontrava. Então, meu irmão, siga o exemplo de José e Deus te honrará!