3 passos para descobrir o seu dom espiritual

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ►3 passos para descobrir o seu dom espiritual

Você gostaria de saber qual é o seu dom espiritual para servir a Deus e as pessoas da melhor forma? Neste vídeo eu vou te mostrar 3 passos para você descobrir quais são os seus dons espirituais.

----
A Bíblia diz que nós não somos salvos pelas coisas boas que fazemos, mas sim, pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-10). Mas, isso não quer dizer que se entregamos nossa vida para Jesus, podemos “cruzar os braços” e não fazermos mais nada de bom até chegar o dia em que iremos para o céu. Em Efésios capítulo 2 está escrito que nós, cristãos, fomos criados por Deus e salvos por Jesus para praticarmos as boas obras que o Pai nos preparou. E para cumprir essa missão, o Senhor nos capacita e nos dá dons espirituais para que abençoemos as pessoas e sejamos abençoados por elas.

Por isso, neste vídeo, eu vou te mostrar 3 passos para que você identifique os dons que Deus te deu para servi-Lo:

1º Passo: Entenda que você pode servir sem saber quais são os seus dons

Deus nos capacita e nos dá dons especiais para agirmos em algumas áreas específicas. Algumas pessoas recebem o dom para pregar, outras para louvar, fazer missões, liderar... Acontece que muitos cristãos deixam de trabalhar na obra de Deus porque ainda não descobriram qual é o seu dom. Mas o que elas se esquecem é que existem muitas formas de servir ao Senhor e ao próximo que não exigem um dom espiritual; precisam apenas de amor.

Você não precisa de um dom para, por exemplo, orar por alguém. Não precisa ter uma “unção especial” para estender a mão àquele que está mais necessitado; nem para visitar um doente no hospital, dar uma oferta a uma pessoa pobre, ou qualquer outra coisa que tenha a ver com o mandamento de Jesus que diz que devemos amar o nosso próximo como nós mesmos.

Então, se você quer descobrir qual é o dom espiritual que o Senhor te deu, comece tomando a atitude de estender a mão para o próximo ou ajudando na obra de Deus de alguma outra forma. O importante é não se acomodar, então, sirva com o que você pode naquele momento e, na hora certa, o Pai começará a revelar as coisas para você.

2º Passo: Analise o que te deixa mais satisfeito

Se você está tentando descobrir qual é o seu dom espiritual, é muito importante que você reflita sobre isso: o que você gosta de fazer no dia a dia que pode ser usado na Obra de Deus? Por exemplo: se você gosta de ensinar, pode ser que o seu chamado tenha a ver com pregar a Palavra do Senhor, seja no púlpito, na Escola Dominical, nos grupos de células ou até em lugares públicos. Ou, então, se você gosta de ouvir as pessoas e sabe dar bons conselhos, pode ser que Deus queira que você seja um conselheiro espiritual... Enfim, o importante é olhar para si mesmo e tentar identificar aquilo que te traz mais satisfação. Quando você conseguir fazer isso, provavelmente estará muito perto de saber qual foi o dom que o Senhor separou para você e como Ele quer que você o use na Sua obra.

Eu descobri que tinha o chamado para pastor quando percebi que Deus sempre colocava em meu caminho pessoas que precisavam de uma palavra de consolo e de esperança. Eu percebia que elas saíam transformadas depois que me ouviam falar do amor de Deus, e quanto mais eu ajudava as pessoas, mais oportunidades eu tinha de fazer isso. Diante disso, eu entendi o que Deus queria para minha vida e aceitei o Seu chamado. Mas, isso não aconteceu de uma hora para outra... O Senhor foi me capacitando aos poucos, pois eu era muito tímido e ainda precisava ser moldado em muitas áreas da vida. E hoje, quando eu prego a Palavra de Deus para milhões de pessoas na internet, vejo o quanto foi importante aproveitar cada oportunidade e saber esperar com paciência, porque as coisas sempre acontecem no tempo e do jeito de Deus.

Mas há algo muito importante que eu preciso te dizer: você também precisa fazer a sua parte. Ou seja, assim como na área profissional você precisa se dedicar, investir seu tempo e recursos para se especializar cada vez mais, na sua vida espiritual também é preciso que haja dedicação e disciplina.

Quando eu percebi que Deus queria me usar para levar Sua Palavra às pessoas, eu comecei a ler mais a Bíblia e a orar mais, pedindo para que Ele me tornasse mais preparado. E, por fim, eu me matriculei em um seminário para fazer o curso de Teologia. Então, vá em busca dos sonhos que Deus colocou no seu coração e confie, que se for da vontade de Deus, todas as coisas vão cooperar para o seu bem!

 3º Passo: Preste atenção no que as pessoas falam para você

Depois que você começar a aproveitar as oportunidades que Deus te der, preste atenção no que as pessoas falam sobre você. Geralmente, há algumas pessoas na igreja que conseguem identificar o dom das pessoas. Então, conforme você for ajudando na Obra, participando de algum ministério, você vai perceber que as pessoas começarão a te elogiar e comentar sobre aquilo que você tem feito. Isso é uma maneira muito boa de descobrir e ter certeza de que você está no caminho certo ou não. Eu conheço várias pessoas que descobriram seus dons com a ajuda dos irmãos na fé e hoje são usadas por Deus para abençoar o próximo. Veja esse conselho deixado pelo rei Salomão:

“Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” (Provérbios 19:20,21)

Conclusão:

Então, meu irmão, depois que você identificar as coisas que gosta de fazer e orar pedindo a Deus que te mostre qual é a vontade Dele para sua vida, procure oportunidades de usar os seus dons. E isso, não necessariamente precisa ser dentro de uma igreja. Deus pode usar o seu dom no trabalho, na faculdade, na sua família, e através disso, abençoar muitas vidas. Eu tenho certeza que se você tomar uma atitude de servir ao próximo com amor, Deus te honrará! Veja o que está escrito na Carta aos Hebreus:

“Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.” (Hebreus 6:10)

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados