Pessoas com deficiências e transtornos mentais vão para o céu?

ASSISTA NO YOUTUBE ► Pessoas com deficiências e transtornos mentais vão para o céu?

Eu sou o Pastor Antônio Júnior e hoje quero falar com você a respeito da dúvida de uma mãe de uma criança com necessidades especiais que é membra do meu canal no YouTube. O filho dessa mulher é autista e ela mostrou preocupação com a salvação das pessoas que não possuem entendimento intelectual.

E assim como essa mulher, eu sei que muitos pais de pessoas com algum tipo de transtorno mental têm a mesma preocupação. Eles se perguntam: “Como meu filho vai para o céu se ele não tem entendimento de quem é Deus e não pode reconhecer o sacrifício de Jesus na cruz para os salvar?”. Na mensagem de hoje eu vou tirar a dúvida dessa e de tantas outras mães de pessoas especiais:

Existem religiões que acreditam na reencarnação como forma de vencer o carma ou o pecado, e elas enxergam alguém que tenha algum tipo de deficiência ou transtorno mental como uma pessoa que fez algo ruim em uma vida passada e que, por isso, merece esse sofrimento nesta vida.

Por outro lado, essas religiões acreditam que quem não tem qualquer deficiência é visto como alguém espiritualmente superior, já que não está aqui sofrendo para pagar pelos pecados de uma suposta vida anterior. Porém, a Bíblia ensina que toda imperfeição é consequência do erro de Adão e Eva, que arruinou a criação lá no Jardim do Éden. Por causa da desobediência daquele casal à Palavra de Deus, o pecado entrou no mundo, causando, entre outras coisas, imperfeições e a morte para toda a humanidade.

E o remédio para isso não é outro senão a graça de Deus e a salvação por meio do sacrifício de Cristo, pois do mesmo modo como o pecado entrou na criação por um só homem (Adão), Deus providenciou que saísse por um só homem, Jesus. Vamos ler o que está escrito no livro de Romanos:

“Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.” (Romanos 5:17-19)

Mas somente os que decidem crer em Jesus e em seu sacrifício é que podem desfrutar desse privilégio? Ou aqueles que estão incapacitados de acreditar por alguma deficiência ou transtorno mental também irão para o céu viver a eternidade ao lado do Pai?

Quem começa a nos trazer luz sobre essas questões é o próprio Jesus. Em João 6:39 Ele diz que considera Dele todas as pessoas que o Pai lhe entrega e Ele não permite que nenhum desses filhos se percam ao longo do caminho. Veja o que Ele também disse:

“Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.” (João 10:28,29)

Sabe o que isso significa? Significa que Jesus não abandona alguns de Seus filhos só porque eles não têm a capacidade de escolher segui-Lo. E isso acontece porque Ele nos escolheu primeiro! Só não é salvo aquele que escolhe, através de suas atitudes e decisões, viver longe do Pai.

No que se refere à salvação, Deus vê as pessoas portadoras de deficiência ou transtorno mental como aqueles fetos que morrem naturalmente ou são abortados antes de nascerem e, também, como as crianças que perdem suas vidas antes de chegarem à fase adulta. Ou seja: O sacrifício de Jesus é suficiente para salvar a todos eles porque o próprio Senhor deixou claro que Ele está com o coração voltado para as crianças e aqueles que são considerados "pobres de espírito" (Mateus 5:1-3). Veja o que Jesus disse:

“Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas” (Mateus 19:14).

Em 2 Samuel 12 vemos que o rei Davi tinha certeza de que iria se encontrar com seu filho recém-nascido que havia acabado de morrer. Veja o que ele disse sobre aquela criança:

"Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim." (2 Samuel 12:23)

Davi não tinha dúvidas de que, um dia, ele se encontraria com aquela criança na eternidade, mesmo sabendo que ela havia morrido antes de adquirir entendimento para crer em Deus. Essa é a graça do Senhor! Da mesma forma, você que tem um filho ou um familiar com necessidades especiais que tem o seu entendimento afetado, creia que o Senhor vai acolher essa pessoa que você tanto ama!

E é importante você saber de mais uma coisa: antes de uma pessoa escolher colocar a sua fé em Cristo, Deus gera no seu coração o desejo de crer Nele. Ou seja, a salvação não começa por nós, e sim por uma iniciativa do Senhor! E essa decisão foi tomada antes que existissem todas as coisas, pois os salvos foram escolhidos antes da fundação do mundo. E não sou eu quem está afirmando isso; é a Palavra de Deus! Veja o que está escrito em Efésios 1:

“Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.” (Efésios 1:4-6)

Entenda isso: primeiro nós fomos escolhidos e, só depois, nascemos neste mundo para crermos em Jesus e sermos selados pelo Espírito Santo. Então, não precisamos nos preocupar, pois aqueles que vieram a este mundo sem a possibilidade de entender o evangelho, já está salvo pela misericórdia e pelo amor do Senhor.

E o melhor de tudo é que depois que chegarmos ao fim da história e Jesus Cristo voltar, todos nós que caminhamos com Cristo, e aqueles que têm algum tipo de deficiência mental, receberemos corpos glorificados, perfeitos como o de Cristo. Então, poderemos desfrutar da promessa que diz:

"Quando, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória". (1 Coríntios 15:54)

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados