4 sinais de que você se arrependeu de verdade - (Remorso x Arrependimento)

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE ► 4 sinais de que você se arrependeu de verdade - (Remorso x Arrependimento)

Quantas vezes você já se arrependeu e se sentiu mal por algum erro que cometeu? Muitas vezes, não é mesmo? Nós somos seres humanos, cheios de falhas e imperfeições e, por causa disso, sempre acabamos cometendo algum pecado que desagrada a Deus. Mas o que conforta o nosso coração é que a Bíblia diz que quando nos arrependemos verdadeiramente e pedimos perdão ao Senhor, Ele nos perdoa (1 João 1:9) .

Mas, afinal de contas, o que significa arrependimento verdadeiro? Existe diferença entre um “falso arrependimento”? Sim, existe. E ele se chama “remorso”. Remorso é uma reação normal quando reconhecemos uma coisa errada que fizemos. É a nossa consciência nos dizendo que agimos de forma errada, e isso nos faz sentir culpa e tristeza sempre que pensamos naquela atitude. E muitas pessoas acham que, só porque ficaram tristes, já se arrependeram verdadeiramente e receberam o perdão de Deus. Mas isso não é verdade!

Remorso significa sentir tristeza e culpa pelo pecado. Já o arrependimento nos leva a querer mudar de vida, pois não queremos perder a comunhão com Deus. A Bíblia explica que há dois tipos de tristeza: a tristeza que leva à morte e a tristeza que leva à salvação (2 Coríntios 7:10). A “tristeza que vem do mundo” só produz remorso, que traz culpa, mas não livra o pecador da condenação. Mas a “tristeza gerada por Deus” leva ao verdadeiro arrependimento e, consequentemente, ao perdão.

E você deve estar se perguntando: “Mas, pastor, como eu vou saber se o que eu sinto é apenas um remorso ou arrependimento?”. E foi exatamente por isso que resolvi escrever esta mensagem. Nela, eu vou te mostrar 4 sinais de que você está vivendo um verdadeiro arrependimento:

1º sinal: A pessoa arrependida fica triste com o pecado

A primeira sensação que um cristão tem quando se arrepende é a tristeza por ter pecado. Muitas vezes ele se sente a pior pessoa do mundo e fica até com raiva de si mesmo por ter feito algo que desagradou a Deus ou por ter ferido alguém que ama.

Certa vez, o profeta Isaías reconheceu o seu pecado contra o Senhor e sua dor e tristeza foram tão grandes que ele disse:

“Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos" (Isaías 6:5).

Isaías viu a santidade de Deus e se sentiu muito sujo. E isso mostra que quanto mais perto estamos do Senhor, mais enxergamos a nossa condição miserável, assim como o apóstolo Paulo que se considerava o “pior dos pecadores” (1 Timóteo 1:15).

No entanto, é importante lembrar que a tristeza não é sinônimo de arrependimento; ela é apenas uma conseqüência de alguém que reconheceu suas falhas. Tem muita gente que vive se lamentando, achando que assim Deus irá se compadecer do sofrimento delas. Mas, o que o Senhor espera de nós é uma mudança de atitude!

Por isso, se você errou e não quer mais voltar a praticar o mesmo erro, peça perdão a Deus e creia que Ele já te perdoou. A Bíblia diz que o Senhor lança todos os nossos pecados nas profundezas do mar (Miquéias 7:19). Isso quer dizer que Ele nos perdoa de verdade e não leva em conta o que fizemos de errado, então, dê a volta por cima e busque fazer o que é certo a partir de agora.

2º sinal: A pessoa arrependida busca se redimir do erro

Quando nos arrependemos de um pecado cometido contra Deus ou contra alguém, o nosso coração é tomado pelo desejo de reparar esse erro de alguma forma; queremos devolver algo em troca a fim de tentar consertar aquilo que fizemos de mau. E foi exatamente isso o que aconteceu com Zaqueu. No evangelho de Lucas capítulo 19, vemos que, depois que Zaqueu teve um encontro com Jesus, ele se arrependeu por ter extorquido as pessoas e se comprometeu a pagar quatro vezes a quantia para todos aqueles que havia enganado e roubado.

Diante dessa atitude de arrependimento sincero, Jesus disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". (Lucas 19:9,10)

Essa atitude de Zaqueu nos mostra que, mais do que sentir tristeza pelo pecado, precisamos buscar maneiras de reparar o nosso erro, se for possível. No caso desse homem, foi devolvendo aos pobres tudo o que ele havia cobrado além do que deveria; mas no seu, pode ser que você tenha que pedir perdão a alguém, começar a tratar bem aquela pessoa que você magoou, separar mais tempo para orar e ler a Bíblia, etc. Enfim, Deus irá te mostrar aquilo que precisa ser feito.

3º sinal: A pessoa arrependida aceita as consequências do seu pecado

A pessoa com remorso até se sente mal pelo erro que cometeu, mas, ela nunca aceita as consequências do seu ato. E isso acontece porque ela acha que a dor que sentiu já foi suficiente. Mas não é bem assim que funciona. A Bíblia diz que tudo o que plantarmos, nós também colheremos (Gálatas 6:7,8) e somente um cristão que se arrependeu de verdade, vai aceitar essas consequências.

E isso pode incluir: perder a confiança de outras pessoas, perder um cargo dentro da igreja ou no trabalho e, até mesmo, ser penalizado pelas leis desse mundo, como ser multado e ir para a prisão, por exemplo.

Um exemplo disso foi quando Jesus estava sendo crucificado ao lado de dois criminosos e, enquanto um deles zombava de Cristo na cruz, o outro deu uma demonstração de arrependimento, e por isso ele foi salvo. Vamos ver o que está escrito em Lucas 23:

“Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava-lhe insultos: ‘Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!’ Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: ‘Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal’. Então ele disse: ‘Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino’. Jesus lhe respondeu: ‘Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”. (Lucas 23:39-43)

Meu irmão, entenda uma coisa: não existe arrependimento verdadeiro sem que você aceite as consequências do mau que você plantou em algum momento de sua vida. Se você fizer isso, Jesus reconhecerá a sua atitude e fará o mesmo que fez com aquele homem lá na cruz.

4º sinal: A pessoa arrependida muda de comportamento

Uma pessoa arrependida perceberá que precisa de Deus para viver em santidade, pois sozinha ela não consegue. Ela fará o possível para mudar seu comportamento e evitar o pecado. Veja o exemplo de Paulo: ele era um dos maiores perseguidores de cristãos que havia naquela época. Mas, depois que teve um encontro com Cristo, ele se arrependeu de seus pecados e acabou se tornando um dos maiores pregadores do Evangelho de todos os tempos.

Da mesma forma, se você realmente se arrependeu, a sua atitude em relação ao pecado irá mudar. Você não apenas se sentirá mal pelo que fez e pedirá perdão a Deus, como também buscará a mudança e se tornará alguém que dá um bom testemunho diante dos outros.

Isso não significa que você nunca mais vai pecar. Mas significa que você vai se esforçar para ser uma pessoa melhor a cada dia e que vai lutar contra o seu desejo de pecar (1 João 1:8,9).

Com o tempo, o arrependimento trará muitas mudanças no seu comportamento. Você começará a sentir a alegria de estar em comunhão com Deus e desejará ver os seus familiares e amigos experimentando essa graça maravilhosa!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados