5 coisas que você nunca deve fazer depois de orar

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 coisas que você nunca deve fazer depois de orar

A oração é uma das principais formas de termos intimidade com Deus. A Bíblia diz em Tiago 5 que “a oração do justo é poderosa e eficaz”, e é uma das armas espirituais contra as forças do mal.

E, mesmo sabendo disso, muitos cristãos não têm o costume de orar. Outros até oram, mas não têm os seus pedidos ouvidos pelo Senhor porque insistem em pedir de forma egoísta, somente para satisfazer suas vontades (Tiago 4:2,3).

Mas, você sabia que muitas pessoas, mesmo orando diariamente e pedindo coisas que estão de acordo com a vontade de Deus, não são atendidas porque não estão dispostas a abandonar certos hábitos e não querem certo de tudo acontecer.

Saiba que o que você faz depois que termina de orar pode determinar se Deus vai atender ou não a sua oração. É claro que orar todos os dias é muito importante, mas não podemos esquecer que as nossas atitudes depois de fazermos nossos pedidos a Deus também contam muito.

Por isso, no vídeo de hoje eu vou mostrar 5 coisas que você nunca deve fazer depois de orar, porque isso vai fazer toda a diferença na sua vida espiritual e na sua comunhão com Deus.

1) Não se apegue a um pecado

Depois de terminar o seu momento de oração, você não deve cometer um pecado intencionalmente. “Mas como assim, pastor?”, você pode estar se perguntando. Bem, eu vou dar um exemplo para você entender melhor.

Imagine que você acabou de sair do seu quarto após o seu momento de oração e encontrou com seus amigos. Depois vocês foram em um barzinho, começaram a beber e você até ficou com alguém lá, sem compromisso nenhum. Ou seja, você acabou de cometer um pecado intencional, pois você conhece a Palavra e tudo o que Ela adverte, mas mesmo assim, fez isso. Então, tudo aquilo que você disse a Deus minutos antes em oração, parece que perde o valor para o Senhor. E isso serve para todas as áreas da sua vida! Veja o que a Bíblia diz:

“Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne” (Romanos 13:13,14)

Eu não estou dizendo que você precisa ser perfeito para buscar a Deus. Se fosse assim, nenhum de nós poderia orar, porque todos nós somos pecadores. A Bíblia diz que somos salvos e podemos ter comunhão com Deus somente pela graça, pois não merecemos nada. Veja o que o apóstolo Paulo disse:

“Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)

Todos nós pecamos, irmãos. Somos indignos, mas o Senhor escolheu nos amar e nos abençoar. Porém, quando decidimos pecar logo depois de orar, mostramos a Ele que a nossa oração não foi sincera.

Então, sempre que você estiver terminando de orar, lembre-se de confessar todos os seus pecados a Jesus e peça a Ele para te ajudar a vencer as tentações. Desse modo, por mais que você venha falhar em algum momento do dia, o Senhor saberá que você agiu com sinceridade em seu coração. Nós não podemos ser como aquelas pessoas mencionadas por Jesus, quando Ele disse:

“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Mateus 15:8)

2) Não seja um hipócrita

Jesus é o exemplo perfeito de como devemos ser em todos os sentidos de nossas vidas, inclusive quando o assunto é a oração. Ele orava e depois praticava a Palavra. Em momento algum na Bíblia vemos que Cristo conversou com o Pai e, em seguida, tomou alguma atitude ou teve algum tipo de pensamento diferente do que o Senhor esperava. Isso significa que a vida de Jesus estava completamente em harmonia com as Suas orações. E nós devemos ser assim. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso:

“Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?” (Tiago 3:9-11)

Ou seja: não adianta você dizer a Deus em oração que O ama e, logo que termina, faz o mal contra alguém, conta uma mentira ou faz uma fofoca. Ou então, diz na Oração Pai Nosso: “Que seja feita a vontade do Senhor”, e em seguida você age de forma egoísta e faz aquilo que acha melhor, sem se preocupar em praticar a Palavra de Deus.

Isso tudo é agir de forma contrária à sua oração e uma das consequências disso é não ser atendido pelo Senhor. Deus quer que Seus filhos sejam honestos e justos, sem hipocrisia e falsidade. Não adianta você parecer muito santo durante a sua oração e, minutos mais tarde, permitir que o pecado domine a sua vida.

Se você quer ser ouvido pelo Senhor, faça como Davi que se arrependeu e mudou de vida. Veja o que ele disse:

“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: ‘Confessarei as minhas transgressões ao Senhor’, e tu perdoaste a culpa do meu pecado” (Salmos 32:1-5).

3) Não esqueça das promessas de Deus

Uma das coisas que fazemos durante os nossos momentos de oração é adorar a Deus e pedir para que Ele cumpra as promessas Dele na nossa vida. E se analisarmos bem o que está escrito na Bíblia, veremos que o Senhor tem planos maravilhosos para cada um de nós (Jeremias 29:11).

Então, se é assim, por que passamos tanto tempo do nosso dia, inclusive depois de orar, sendo pessimistas em relação ao nosso futuro e aos planos de Deus para a nossa vida? Por que nos esquecemos tão rápido das promessas do Senhor e permitimos que os pensamentos maus dominem a nossa mente? Por acaso Deus volta atrás em alguma de Suas promessas? Veja o que a Bíblia diz:

“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” (Números 23:19)

Por isso, não se esqueça da fidelidade de Deus, logo na primeira dificuldade que você enfrentar depois de ter orado. É claro que todos nós temos os nossos momentos de fraqueza, em que duvidamos até mesmo da bondade do Senhor para conosco.

Porém, depois da oração, esse tipo de coisa não pode acontecer, porque você estará concordando que os seus problemas, seus medos e suas lutas são maiores que o poder de Deus.

4) Não esqueça de agradecer a Deus por te ouvir

Mais uma vez nós vamos usar Jesus como modelo de como agir após um momento de oração. Vamos ler a passagem de João 11, que narra a ressurreição de Lázaro:

“Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. ‘Tirem a pedra’, disse ele. Disse Marta, irmã do morto: ‘Senhor, ele já cheira mal, pois já faz quatro dias’. Disse-lhe Jesus: ‘Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?’ Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: ‘Pai, eu te agradeço porque me ouviste” (João 11:38-41).

Jesus agradeceu ao Pai porque Ele havia ouvido a Sua oração para ressuscitar Lázaro. Mesmo antes do milagre ter sido feito e aquele homem ter deixado o túmulo caminhando, o Mestre já estava louvando a Deus por ter lhe escutado. E nós devemos fazer a mesma coisa!

Nós não devemos esperar o milagre acontecer para agradecer a Deus. Não podemos inverter as coisas e louvar ao Senhor somente depois que tudo deu certo. Precisamos ser como Jesus e demonstrar toda a nossa gratidão por Deus ter nos ouvido antes de Ele nos atender. Caso contrário, estaremos dizendo ao Pai que Ele só merece a nossa fé, o nosso louvor e a nossa gratidão depois de fazer o que desejamos.

Então, se você orou pedindo por um emprego, agradeça antes da empresa te ligar; se pediu por um casamento abençoado, agradeça antes mesmo da pessoa certa chegar; se clamou por uma cura na família, diga “obrigado Senhor” antes de sair o resultado dos exames. Eu tenho certeza que Deus irá se agradar da sua atitude!

5) Não pare de buscar a Deus

Um dos maiores ensinamentos que Jesus nos deixou é o de que devemos orar sempre e nunca desanimar. E Ele deixou isso claro quando contou a parábola do juiz injusto e da viúva, em Lucas 18.

Na parábola, havia um homem mal, que não tinha respeito por Deus nem pelas pessoas. Ele era juiz, mas não estava interessado em fazer justiça. Na sua cidade também havia uma viúva, que sempre vinha pedir justiça contra seu adversário (Lucas 18:2,3). E esses pedidos irritavam o juiz.

Naquela época, ser viúva era estar em uma posição muito difícil. As mulheres tinham poucos direitos e muitas vezes não eram levadas a sério, especialmente em tribunais. Já de idade e sem marido para a defender, a viúva corria o perigo de sofrer muitas injustiças e cair na miséria. A Lei de Deus tinha instruções muito claras aos juízes, para fazerem justiça para os mais necessitados, incluindo as viúvas (Deuteronômio 27:19), mas aquele homem não estava preocupado em cumprir a Palavra do Senhor e ignorou os pedidos da mulher por algum tempo.

Mas a viúva não desistiu e continuou a vir e pedir justiça. Por fim, chegou uma hora em que o juiz ficou cansado daquela senhora e fez justiça, só para se livrar dela (Lucas 18:4-5).

Jesus quis dizer aqui que, ao contrário daquele juiz, Ele é justo. Ele é nosso juiz e nos ouve quando oramos. Se até uma pessoa ruim faz justiça quando é muito importunado, quanto mais Deus irá atender as orações de quem clama a Ele dia e noite (Lucas 18:8).

Conclusão

Meu irmão e minha irmã, eu gostaria de encerrar esta mensagem com outro ensinamento de Jesus muito importante. Veja o que Ele disse em Mateus 7:

“Todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:8-11)

Deus quer ouvir as suas orações. Pode até ser que Ele demore um pouco para atender o seu pedido ou, até mesmo, não realize o seu desejo por entender que aquilo não está de acordo com a vontade Dele. Porém, mesmo assim, é muito importante você perseverar em oração e não cometer esses 5 erros que mostrei a você. Assim, as portas de Deus estarão sempre abertas para você!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados