Descubra porque Deus não faz mais milagres como antigamente
por: Antonio Júnior
ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► Descubra porque Deus não faz mais milagres como antigamente
Você já se perguntou porque Deus não faz mais milagres extraordinários como antigamente? Será que temos tido pouca fé ou o Senhor é que tem mudado a Sua forma de agir? Assista até o fim e descubra.
-----
Abertura do Mar Vermelho (Êxodo 14:21-23), o sol parar (Josué 10:12-14), a Terra girar no sentido contrário (Isaías 38:8), fogo caindo do céu (1 Reis 18:20-38), transformação de água em vinho (João 2:1-11), multiplicação de pães e peixes (Mateus 14:13-21)... Esses e outros tantos milagres extraordinários foram realizados por Deus antigamente, há milhares de anos. Mas por que não vemos mais essas coisas acontecerem hoje em dia, já que o próprio Senhor diz em Malaquias 3:6 que Ele não muda?
Antes de responder a esta questão, é preciso corrigir um erro muito comum: as pessoas acreditam que esses e outros milagres espetaculares aconteceram durante todo o período bíblico, mas isso não é bem assim. É verdade que a Bíblia está cheia de registros de milagres; de acordo com estudiosos, eles aconteceram em 250 ocasiões diferentes.
Mas o que pouca gente sabe é que grande parte desses milagres extraordinários aconteceu em apenas três períodos da história: durante a vida de Moisés; de Elias e Eliseu; e na época de Jesus e dos apóstolos. Por quê? Porque eram períodos em que Deus estava começando uma nova etapa e apresentando novos mensageiros que eram enviados por Ele!
Moisés, por exemplo, precisou de milagres para libertar Israel e sustentar a fé de um grande número de pessoas no deserto. Se o povo hebreu tivesse que sair do Egito sem presenciar diversas manifestações do poder de Deus, dificilmente deixariam tudo para seguir rumo à terra prometida. Se mesmo diante de tantas maravilhas, eles murmuraram diversas vezes, imagine se o Senhor não provasse nada! Veja o que o salmista diz sobre isso:
“No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho. Contudo, ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder.” (Salmos 106:7,8)
Já os profetas Elias e Eliseu viveram em um período muito complicado da história do povo do Senhor. O reino havia sido dividido em duas partes. Ao sul ficou Judá, com a capital em Jerusalém; e ao norte ficou Israel, com capital em Samaria. O rei do norte era Acabe, que foi um rei muito perverso, que desagradou ao Senhor. Ele se casou com Jezabel, uma princesa pagã que trouxe para Israel a idolatria do seu povo. Para resgatar Seu povo, Deus fez milagres extraordinários através de Elias e Eliseu, para derrotar os deuses Baal e Asera e seus profetas.
E, por fim, Jesus realizou dezenas de milagres extraordinários para que as pessoas acreditassem que Ele era o Messias, o Filho de Deus, o Cordeiro que veio ao mundo para ser sacrificado e salvar as pessoas do pecado. Cristo transformou água em vinho, multiplicou pães e peixes, ressuscitou mortos e curou enfermos para confirmar a nova aliança que o Pai estava fazendo com o Seu povo. Da mesma forma, Seus discípulos também receberam essa missão. Depois de ter ressuscitado, Ele disse aos apóstolos: “Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (Atos 1:8)
Se pararmos para pensar, hoje em dia, Deus não precisa mais abrir um oceano, fazer cair fogo do céu ou qualquer outra coisa parecida como fez no passado, porque tudo o que Ele quer nos provar pode ser encontrado na Bíblia. Não há nada a ser revelado aos nossos corações que não esteja registrado em Sua Palavra.
Mas isso não quer dizer que o Senhor não continue operando milagres todos os dias. Pessoas continuam sendo curadas de doenças terminais, mulheres que eram estéreis dão a luz, pessoas que estavam à beira da morte ganham uma segunda chance... E por aí vai.
Acontece que, muitas vezes, nós não conseguimos ver esses milagres. E isso acontece por causa da nossa falta de fé. Vivemos em uma sociedade muito cética, que só consegue acreditar naquilo que está diante dos seus olhos e pode ser tocado. Só que, para presenciar um milagre, é preciso crer sem ver. É preciso escolher acreditar no milagre, porque Jesus não vai fazer com você o que teve que fazer com o apóstolo Tomé, que disse que só acreditaria na ressurreição de Cristo se tocasse nas feridas da Sua mão.
Se quisermos presenciar e viver os milagres de Deus, não podemos ser como o povo que vivia em Nazaré no tempo de Jesus que, por tê-lo visto crescer e conhecer toda sua família, não acreditava que ele era o Messias - mesmo depois de vê-lo realizando alguns milagres. Foi por isso que Cristo disse:
“Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra. E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13:57,58).
Para provar que aquelas pessoas estavam erradas, Jesus poderia ter feito milagres espetaculares, ter curado todos os doentes em Nazaré. Isso, com certeza, mudaria o pensamento daquela gente. Mas isso não aconteceu porque Deus nos deu a liberdade de acreditar nEle ou não. Ele poderia forçar a nossa obediência fazendo cair fogo do céu, mas prefere que nós O amemos pelo que Ele é, e não pelo que Ele faz. Deus prefere ser reconhecido como Pai, Amigo, Senhor e Consolador, do que como unicamente como um Ser poderoso que deve ser temido e obedecido.
Lembre-se: Cada época pede uma ação diferente de Deus, uma obra que já estava em Seus planos. Deus continua fazendo Seus milagres extraordinários, mas não os milagres que, muitas vezes, nós queremos ver ou que estamos procurando. Ele continua agindo na história de acordo com a Sua vontade, e se você parar para pensar, verá que Deus já te deu vários livramentos e tem feito coisas maravilhosas na sua vida. É por isso que eu sempre digo:
"Não foque naquilo que você ainda não recebeu depois de orar. Pense nas incontáveis bênçãos que Deus já te deu, mesmo sem você pedir."