5 alimentos da Bíblia que você deveria comer todos os dias!
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 alimentos da Bíblia que você deveria comer todos os dias!
O nosso espírito é a coisa mais importante que existe em nós. Isso porque é através dele que somos ligados ao Espírito Santo e podemos viver um relacionamento íntimo com Deus. Já a alma tem um papel muito importante em nossas vidas, porque é ela que nos torna seres únicos, com desejos, sentimentos, planos e sonhos. Se entregarmos a nossa alma ao Senhor diariamente, tudo ocorrerá bem em nossas vidas, mas, se deixarmos que o inimigo a controle, então teremos sérios problemas.
Porém, essas não são as únicas áreas do ser humano que Deus se importa. Deus ama tanto o nosso corpo que o escolheu para ser o santuário do Seu Espírito. Vamos ver o que o apóstolo Paulo disse sobre isso:
“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.” (1 Coríntios 3:16,17)
E por causa disso, nós não devemos aceitar coisas que prejudiquem o nosso corpo que, como acabamos de ver, é tão precioso para Deus, pois a nossa saúde física está diretamente ligada a nossa saúde espiritual. Em Provérbios 3 está escrito:
“Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” (Provérbios 3:1,2).
Ou seja, o Senhor promete nos abençoar em todas as áreas da vida se fizermos o que a Sua Palavra nos ordena.
E entre os cuidados que devemos ter com o nosso corpo, um dos mais importantes dele está ligado à alimentação. Isso significa que consumir os alimentos certos é algo muito importante para cuidar do santuário do Espírito Santo. Por isso, neste vídeo eu vou te mostrar 5 alimentos que os homens e mulheres da Bíblia consumiam e que nós também deveríamos comer para manter a nossa saúde:
1º Alimento: Peixe
Uma das principais atividades econômicas em torno do Mar da Galileia e do Rio Jordão nos tempos de Jesus era a pesca. Tanto é que alguns dos discípulos de Cristo eram pescadores profissionais. Vamos ler o que a Bíblia conta em Mateus 4:
“Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. Indo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Eles estavam num barco com seu pai, Zebedeu, preparando as suas redes. Jesus os chamou,e eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, o seguiram.” (Mateus 4:18-22)
Os peixes de água doce e salgada eram uma das principais fontes de alimentação daquele povo, já que não tinha muitos recursos financeiros. E esse alimento ajudava a garantir a boa saúde do corpo dos judeus.
E esse continua sendo um ótimo aliado da saúde física e mental do ser humanos até hoje. Os peixes, especialmente peixes gordurosos, têm benefícios realmente positivos para nós. Espécies como salmão, truta e sardinha são ricas em ômega-3, que nos ajuda a manter o cérebro e o corpo saudáveis, além de nos ajudar a controlar o nosso humor e o nosso peso.
2º Alimento: Frutas
Todos nós sabemos que as frutas fazem parte da dieta de quase todo mundo que deseja se manter saudável, afinal de contas, elas são ricas em vitaminas, proteínas e fibras. O que talvez você não saiba é que esses alimentos também faziam parte da mesa dos povos da Bíblia, principalmente as uvas, os figos e as azeitonas - sim, as azeitonas são consideradas frutas, pois são formadas através das flores das oliveiras e possuem sementes.
As uvas eram tipicamente usadas para vinho, mas havia ocasiões em que eram consumidas frescas na época da colheita. Além disso, elas também passavam por um processo de secagem, assim, poderiam ser guardadas e consumidas durante todo o ano. Outras frutas, como romãs e tâmaras também eram consumidas e faziam muito bem àquelas pessoas.
Em 1 Samuel 30, que narra uma das batalhas do rei Davi contra povos inimigos, vemos a importância e o valor nutricional das frutas. Está escrito:
“Encontraram um egípcio no campo e o trouxeram a Davi. Deram-lhe água e comida: um pedaço de bolo de figos prensados e dois bolos de uvas passas. Ele comeu e recobrou as forças, pois tinha ficado três dias e três noites sem comer e sem beber.” (1 Samuel 30:11,12)
As dietas ricas em frutas estão ligadas a todos os tipos de benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de muitas doenças graves. Então, se você não está comendo muitas frutas, comece a mudar de ideia, pois o Senhor espera que você cuide do santuário do Espírito Dele.
3º Alimento: Mel
Não é por acaso que o mel é tido por muitos como sendo o “ouro líquido”, afinal de contas, ele nos oferece inúmeros benefícios à saúde. No Antigo Testamento, temos diversas citações de Canaã como sendo a terra que manava leite e mel. Ou seja, que tinha tudo o que o povo hebreu precisaria para viver bem. Já o salmista comparava a Palavra do Senhor a este alimento. Vamos ler juntos:
“Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais do que o mel para a minha boca!” (Salmos 119:103)
E já na abertura do Novo Testamento, a Bíblia nos mostra que João Batista viveu um bom tempo no deserto e sobreviveu com uma dieta à base de insetos e mel silvestre. É óbvio que era o segundo alimento que fornecia a ele toda a energia e saúde necessárias para suportar o calor do dia e o frio da noite naquele lugar.
Isso acontece porque o mel é muito rico em enzimas e antioxidantes muito potentes. Além disso, uma única colher diária desse alimento é capaz de melhorar o nosso sistema imunológico e nos proteger dos ataques daqueles vírus que costumam nos deixar doentes.
4º Alimento: Azeite
O azeite de oliva sempre foi recomendado como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Mesmo muito antes da primeira vida de Jesus à Terra, as pessoas já cultivavam as oliveiras e extraiam o óleo das azeitonas para consumi-lo e usá-lo como medicamento para diversas enfermidades.
Além disso, o azeite tem uma simbologia bíblica muito importante, pois ele representa a presença do Espírito de Deus.
Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, Noé soltou uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira. Depois, Jacó, ao ter duas experiências sobrenaturais com Deus, em Betel, colocou no local uma coluna de pedra e derramou azeite sobre ela. (Gênesis 28:18 e 35:14)
Os judeus utilizavam o azeite nos seus sacrifícios e também como uma divina unção que era misturada com perfumes raros. Usava-se, portanto, o azeite na consagração dos sacerdotes (Êxodo 29:2-23; Levítico 6:15-21), no sacrifício diário (Êxodo 29:40), na purificação dos leprosos (Levítico 14:10-18 e 21:24-28), e no complemento do voto dos nazireus (Números 6:15).
O azeite também era reconhecido como um medicamento entre aquele povo (Isaías 1:6; Marcos 6:13; e Tiago 5:14). Em Lucas 10, vemos na parábola de Jesus que o bom samaritano unge as feridas do homem que tinha sido atacado pelos ladrões com azeite. Isso porque o óleo era conhecido por ajudar a cicatrizar.
E a história mais importante de todas envolvendo o azeite está em Mateus 26, que nos conta que, antes de ser preso, Jesus foi com os discípulos ao Getsêmani, também conhecido como “Jardim das Oliveira”. E a escolha desse lugar não ocorreu por acaso. O nome Getsêmani significa “tanque do azeite” e, assim como uma azeitona, Jesus teria que ser sacrificado e esmagado para que a humanidade pudesse receber a unção de Deus e o Espírito Santo em seu coração.
Agora, voltando a falar das propriedades nutricionais do azeite, pesquisadores comprovaram que esse alimento é rico em antioxidantes, compostos inflamatórios e vários nutrientes saudáveis para o coração. Além disso, dietas ricas em azeite de oliva extra virgem, como a dieta mediterrânea, estão relacionadas a uma menor incidência doenças vasculares e certos tipos de câncer.
5º Alimento: Pão
Com certeza, o pão é o alimento básico mais consumido em todo o mundo há milhares de anos. Tanto é que no Livro de Êxodo, que narra alguns dos fatos bíblicos mais antigos, Deus pede para que Moisés prepare pães com a melhor farinha de trigo e faça o sumo sacerdote entregá-los na Tenda do Encontro, que era onde o Espírito do Senhor habitava enquanto os judeus atravessavam o deserto rumo à Canaã.
Na verdade, o pão era comido em quase todas as refeições. Eles eram um pouco diferentes, pois eram feitos com farinha de cevada, que era mais fácil de cultivar do que o trigo. Os estudiosos em nutrição acreditam que, nos tempos bíblicos, esse alimento fornecia pelo menos 50% das calorias que as pessoas ingeriam diariamente.
E ainda hoje nós continuamos a consumir o pão por vários motivos, como, por exemplo, a tradição, a praticidade, a nutrição e, é claro, o seu sabor. Porém, é preciso lembrar que alguns pães são mais nutritivos que outros, então, preste atenção ao tipo de pão que você está comendo. Afinal de contas, as farinhas de hoje em dia não são como as de antigamente.
Por exemplo: o pão feito com grãos germinados é uma boa escolha. Quando o grão brota, é mais fácil de digerir. O pão de Ezequiel, que é citado na Bíblia (Ezequiel 4:9), é um tipo de fibra rica feito apenas com grãos germinados e sem farinha. Esta também é outra opção saudável.
Conclusão
Quanto menos importância nós damos ao nosso bem estar físico, mais estamos dizendo a Deus que não nos importamos com o Seu mandamento de cuidar do santuário do Espírito Dele. Isso significa que, além de ter uma vida de oração constante, ter o costume de ler e meditar na Palavra e praticar o amor ao Pai e ao nosso próximo, nós precisamos comer bem!
E Satanás sabe disso tão bem que vive nos tentando a destruir o nosso corpo, inclusive com a má alimentação. Eu não estou dizendo que não podemos comer um doce qualquer outra coisa do tipo de vez em quando, porém, a nossa dieta não deve ser baseada nesse tipo de alimento, porque, assim, nossa saúde será comprometida e Deus não poderá ser glorificado como deveria através de nossa vida. Então, passe a comer bem todos os dias, pois assim o Senhor se alegrará, te abençoará e multiplicará os dias de sua vida. Deus te abençoe!
Por que ninguém está falando disso? - Alerta a todos cantores gospel

É pecado doar órgãos? Descubra o que a Bíblia diz sobre doação de órgãos!

Como deixar um legado e ser lembrado depois de morrer -

A última coisa que falta acontecer antes da volta de Jesus

Chore aos pés de Jesus

Você vai superar a crise (financeira, casamento, emocional)

A cadeira vazia | Histórias para reflexão

Descubra como sentir a alegria que vem de Deus - (Mesmo no sofrimento)

Quem são os 3 inimigos do cristão e como vencê-los? (Batalha Espiritual)

Pare de falar essas 10 frases urgentemente! - As palavras têm poder

5 coisas que você nunca deve fazer depois de orar

Deus usa os problemas para testar minha fé?

Tenha uma vida equilibrada

5 pecados que todo cristão não pode cometer no fim dos tempos

Os sonhos de Deus jamais vão morrer

15 versículos mais conhecidos da Bíblia - Descubra o verdadeiro significado deles

Por que passamos por tribulações?

Afinal, o que é pecado?

Deus te ama - Mensagem de fé

Jesus não casou? - Desvendando o enigma na Bíblia

Como experimentar a graça de Deus

Como reconciliar com Deus, com o marido, esposa, namorada, filhos

Você tem valor para Deus

[Revelado] Quem é a esposa de Caim e de onde ela surgiu
![[Revelado] Quem é a esposa de Caim e de onde ela surgiu](/uploads/posts/revelado-quem-e-a-esposa-de-caim-e-de-onde-ela-surgiu-624ac900126af.jpg)