Jesus não casou? - Desvendando o enigma na Bíblia
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► Jesus não casou? - Desvendando o enigma na Bíblia
Ao longo da história, a vida de Jesus foi e ainda é motivo de estudos e muitos debates. A figura fascinante e superior de Cristo desperta os mais diferentes sentimentos no ser humano. Muitos O admiram, O adoram e O reconhecem como o verdadeiro Messias, Aquele que veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado e reconciliá-la com Deus. Já outros, duvidam de Sua santidade, Sua divindade e questionam tudo o que as Escrituras dizem sobre Ele.
E uma das questões mais polêmicas nesse sentido diz respeito a uma teoria de que Jesus teria se casado e constituído uma família. Diversas hipóteses têm sido apresentadas ao longo dos anos, sendo que algumas ganharam bastante popularidade. Um exemplo disso é o livro best-seller "O Código Da Vinci", de Dan Brown.
Neste romance de suspense, um historiador está prestes a desvendar um mistério que sugere que Jesus teria se casado com Maria Madalena e tido uma filha chamada Sarah. Apesar de ser uma ficção, ou seja, não ter nenhuma ligação com fatos reais, chamou tanta atenção das pessoas que se transformou em um filme e reforçou em milhões de pessoas pelo mundo a possibilidade de um casamento e uma linhagem sanguínea de Cristo.
E além das especulações feitas pelos autores de livros e do cinema, existem pesquisadores que tratam da mesma questão. Parece exagero, mas não é: existem cientistas que dedicam suas vidas a analisar papiros antigos e sinais arqueológicos na tentativa de encontrar provas que mostram que Jesus realmente teria se casado e formado uma família.
E diante de tudo isso, ficam as perguntas: existe alguma verdade nessas afirmações? Será que Jesus realmente se casou e teve filhos, netos e uma descendência? Será que existem pessoas pelo mundo que carregam em seus corpos o mesmo DNA de Cristo? Hoje eu vou responder todas essas perguntas para você e, ao final, vou te dar a minha opinião sobre isso.
Vamos começar com a resposta para essas declarações de cientistas, estudiosos e arqueólogos. Porém, quem vai dizer se Jesus se casou e teve filhos ou não será a própria Palavra de Deus. O profeta Isaías disse o seguinte:
“Ele foi oprimido e afligido, contudo, não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.” (Isaías 53:7,8)
O capítulo 53 do Livro de Isaías é um dos mais conhecidos de toda a Bíblia porque ele descreve com detalhes como seria a morte do Messias 700 anos antes de ela acontecer. Porém, o que quase ninguém percebe é que, no versículo 8, o profeta diz claramente que o Salvador não teria descendentes, pois “Ele foi eliminado da terra dos viventes”. Ou seja, foi morto.
Mas não termina por aqui. Eu vou te apontar muitos outros argumentos que comprovam que Jesus não se casou, nem com Maria Madalena e nem com outra mulher, tampouco teve filhos.
Essa ideia falsa vem de manuscritos que foram encontrados vários séculos depois da época de Jesus. Acontece que esses documentos não são de confiança porque:
1º, foram escritos muito tempo depois - os manuscritos mais antigos que existem sugerindo que Jesus era casado e teve filhos, foram escritos pelo menos 300 anos depois de Cristo, por pessoas que não tiveram nenhum contato com Jesus ou seus discípulos. Enquanto isso, os últimos Livros do Novo Testamento foram escritos poucos anos depois da morte de Jesus, e os seus autores eram próximos do Messias e dos apóstolos. (2 Pedro 1:16)
2º, eles são poucos: existe apenas uma cópia antiga de cada manuscrito que sugere que Jesus casou e teve filhos. Isso indica que não eram populares e poderiam ser uma fraude. Por outro lado, existem centenas de cópias antigas dos evangelhos escritos pelos discípulos.
3º, possuem erros: esses manuscritos têm vários erros sobre o tempo em que Jesus viveu em Israel, além de se contradizerem sobre o modo de vida que Ele levava. Além disso, esses textos trazem filosofias que só surgiram muito tempo depois da morte de Cristo.
4º, são mal interpretados: a maioria desses manuscritos nem sequer dizem que Jesus era casado. As pessoas que traduzem esses escritos antigos pegam termos genéricos, como a palavra “mulher”, para justificar sua teoria. É muito comum, também, eles exagerarem sobre a importância de suas descobertas apenas para ganharem popularidade e alimentarem o assunto. Eles chegam a inventar “revelações”, apresentando mentiras como verdades.
Resumindo, não dá para acreditar em supostos documentos com tantas falhas e mentiras como os manuscritos apresentados pelos arqueólogos. Não há nenhum registro antigo de confiança que diz que Jesus casou e teve filhos. E, agora, eu vou te mostrar biblicamente as razões pelas quais podemos ter certeza absoluta de que Jesus viveu toda a sua vida aqui na Terra solteiro. Vamos às provas:
1ª Prova: A família de Jesus
Os Evangelhos que narram a vida de Jesus, desde o seu nascimento, falam do pai adotivo de Jesus (Mateus 1:25), da mãe (Lucas 1:30,31) e até dos irmãos dEle (Mateus 13:55,56), mas nunca fala em esposa ou filhos. Pense comigo: se os Livros de Mateus, Marcos, Lucas e João são tão detalhistas a respeito da vida do Mestre, por que eles deixariam de falar sobre algo tão importante? Não faz sentido.
Além do mais, antes de morrer, Jesus pediu que o discípulo João, cuidasse de Maria, sua mãe, como se ela fosse mãe dele (João 19:26,27). Mas não falou nada a ninguém sobre cuidar de sua suposta esposa ou filhos. Detalhe: Maria Madalena e outra mulher também estavam ao lado da mãe de Jesus naquele momento (João 19:25). Ou seja, o silêncio total sobre a vida conjugal de Jesus nos evangelhos é sinal de que ele não era casado.
E mais uma coisa: Jesus era totalmente dedicado ao seu ministério. Ele não tinha tempo para se dedicar a sustentar uma família. Cristo sabia que iria ficar pouco tempo na Terra (João 13:33). Formar família teria sido irresponsável, porque teria deixado sua esposa e filhos sem sustento, descumprindo o mandamento que Ele mesmo deixou.
2ª Prova: a missão de Jesus
Jesus Cristo veio ao mundo com uma missão específica: redimir a humanidade de seus pecados e estabelecer um novo pacto com Deus (João 1:12; 3:16). Ele veio para cumprir as profecias do Antigo Testamento (Mateus 1:22,23) e trazer salvação às pessoas, independentemente de sua posição social, gênero ou raça. Seu ministério foi marcado por milagres, ensinamentos e sacrifício, sendo concluído na crucificação e ressurreição.
O casamento, como uma instituição humana, não estava entre as prioridades de Jesus em sua missão na Terra, por mais que Ele tivesse vindo ao mundo como um homem. Ele estava preocupado em espalhar a palavra de Deus e preparar Seus discípulos para continuar a obra após Sua partida. Jesus sabia que sua estadia na Terra seria breve e que, após cumprir sua missão, retornaria ao Pai.
Jesus não buscava estabelecer uma família terrena, mas sim uma família espiritual, composta por todos aqueles que aceitassem Seus ensinamentos e vivessem de acordo com os princípios do Reino de Deus. E, de acordo com Apocalipse 19:6-8, Ele tem uma noiva que vai se encontrar com Ele em breve: a Igreja.
3ª Prova: o celibato
Celibato é o estado em que a pessoa se compromete em não se casar ou manter relações sexuais com outra. E essa prática foi e ainda é comum entre homens e mulheres que abrem mão dos prazeres mundanos para se dedicar exclusivamente a servir a Deus.
Por mais que o celibato não fosse uma prática comum na sociedade judaica naquele tempo, havia alguns grupos e indivíduos que decidiam por essa vida como uma maneira de focar suas energias somente na obra de Deus. Essa escolha refletia um compromisso total e inabalável com as coisas do Senhor.
Jesus, como o Filho de Deus, abraçou o celibato como parte de Sua dedicação à missão que lhe foi entregue pelo Pai. (2 Coríntios 5:21; 1 João 3:5; 1 Pedro 2:22) Ao escolher não se casar, Jesus seguiu o exemplo de alguns profetas e líderes religiosos do Antigo Testamento, como Jeremias e Elias, que também permaneceram solteiros durante suas vidas. Além disso, o apóstolo Paulo, que escreveu grande parte do Novo Testamento, também defendeu o celibato como uma opção válida e honrosa para aqueles que se dedicavam ao ministério cristão (1 Coríntios 7:7-8).
4ª Prova: a natureza de Jesus
Jesus é um ser único, porque, enquanto viveu aqui na Terra, Ele tinha duas naturezas: a humana e a divina. Ele nasceu de uma virgem, Maria, e viveu uma vida humana normal, experimentando todas as emoções, tentações e sofrimentos que nós, seres humanos, enfrentamos. Porém, Ele também é um ser celestial, sendo um com o Pai e o Espírito Santo (João 10:30-33).
E foi por causa dessa natureza diferente da nossa que Jesus não se casou. Ele sabia da sua identidade divina e do Seu propósito de oferecer a vida para que todos aqueles que cressem na santidade dEle, fossem libertos do pecado e recebessem a salvação eterna. Jesus sabia que se casar e ter filhos, por mais normal que pudesse ser, iria desviar a Sua atenção do foco principal que era ser o Salvador do mundo (João 10:10).
Antes de dar a minha opinião sobre os motivos pelos quais as pessoas continuam afirmando que Jesus teve esposa e filhos, é importante deixar bem claro que, em momento algum, Jesus negou a importância do casamento. Na verdade, Ele reconheceu o valor da união entre homem e mulher como uma instituição divina.
Ele ensinou que o casamento é abençoado por Deus e deve ser honrado e respeitado (Mateus 19:4-6). No entanto, o Senhor também disse que nem todos são chamados ao casamento, e que existem aqueles que, por amor ao Reino de Deus, escolhem uma vida de celibato (Mateus 19:10-12).
Conclusão
Agora, para encerrarmos, eu vou te dizer porque as pessoas querem tanto provar que Jesus constituiu uma família sanguínea, mesmo com a Bíblia deixando bem claro que isso não é verdade.
A insistência nessas teorias acontece por vários fatores. Um deles é a curiosidade humana e o desejo de explorar todos os aspectos da vida de uma figura tão influente e importante como Jesus. Além disso, a falta de informações detalhadas sobre sua vida pessoal no Novo Testamento pode levar as pessoas a criarem fantasias para preencher esses espaços.
Outro fator que ajuda a espalhar essas teorias é o interesse que o ser humano tem por mistérios e segredos ocultos, principalmente quando o assunto é a Bíblia e seus personagens. A ideia de que existe uma verdade escondida ou um conhecimento perdido sobre Jesus pode ser irresistível para muitas pessoas e alimenta a busca por respostas e revelações. Não foi por acaso que o “Código Da Vinci” vendeu milhões de exemplares de livros e bateu recordes de bilheteria no cinema.
Porém, o que mais pesa nesse sentido não é a ação humana, mas sim espiritual. Ninguém tem mais interesse em denegrir a figura de Jesus do que Satanás. Ele promove a ideia de que Cristo era apenas um homem comum, casado e com filhos, para convencer as pessoas de que Ele não era o Messias e, assim, afastá-las da verdadeira mensagem e propósito de Jesus como Filho de Deus (João 8:44). E mais: ao dizer que Jesus não é o Salvador que o mundo tanto necessita, o inimigo está abrindo brechas no coração do homem para que ele receba o Anticristo como aquele que virá com a promessa de salvar a todos (1 João 2:22).
O mais importante disso tudo é que você se mantenha firme em sua fé em Cristo e na convicção de que, se a Bíblia disse que Ele não se casou e nem teve filhos, é porque Ele realmente não fez isso. Deus não é homem para que minta (Números 23:19), então, você pode confiar na Palavra dEle, em vez de acreditar em mentiras. Que Deus te abençoe.
A Grande Tribulação vai começar em 2028? - Não ignore os sinais!

Como vencer o desânimo

Você está sozinho?

Por que meu relacionamento nunca dá certo?

Você precisa pedir a Deus

Sansão e sua fraqueza sexual

Jesus está vindo te buscar

5 motivos porque os judeus não acreditam em Jesus Cristo como Salvador

Sem santidade ninguém verá o Senhor

Por que muitos cristãos entram em depressão?

Aceite as mudanças em sua vida

Não reclame. Clame

Reflita sobre a sua vida

Você não consegue se perdoar pelos seus erros? Saiba o que fazer!

Maior é aquele que está em você

Para Deus, o fim é apenas o começo

5 dúvidas de quem está esperando em Deus

Você é propriedade exclusiva de Deus

Minha mãe morreu de câncer e agora estou com medo

Animais de estimação vão para o céu? Bichos têm alma?

Busque ajuda na Palavra de Deus

As pessoas não são perfeitas

Por que a Bíblia diz que devemos ter o temor a Deus?

Alimentando Jesus com a sua vida
