5 pecados que todo cristão não pode cometer no fim dos tempos
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 pecados que todo cristão não pode cometer no fim dos tempos
Muitos sinais mostram que estamos vivendo o final dos tempos descrito na Bíblia. A humanidade está cada vez mais corrompida, as ameaças de grandes guerras são cada dia mais comuns, os desastres naturais nunca aconteceram com tanta frequência, a fome tem destruído cidades inteiras e novas pragas e doenças têm surgido e acabado com a vida de milhões de pessoas. Tudo isso foi profetizado por Jesus e chamado de “início das dores”, conforme lemos em Mateus 24.
Mas, para aqueles que amam a Cristo, a coisa mais importante a saber sobre o fim dos tempos é que não temos que ter medo de nada. (Lucas 12:32; Hebreus 13:6.) O que sabemos é que, para nós, esses acontecimentos significam que finalmente seremos levados para estar com nosso Salvador por toda a eternidade. Esse é o objetivo de nossas vidas: vivemos para o dia em que o encontraremos e estaremos com Ele para sempre! Portanto, em vez de nos preocuparmos, podemos esperar com grande expectativa esse dia.
Porém, é preciso vigiar. Não é porque fomos salvos por Cristo na cruz e recebemos o dom da vida eterna ao lado do Pai que não devemos nos preocupar com a nossa vida espiritual. Por isso, neste vídeo eu vou te mostrar os 5 pecados que todo o cristão de verdade não pode cometer no fim dos tempos para não correr o risco de fazer parte daquele grupo de pessoas que Jesus menciona em Mateus 7. Veja o que Ele disse:
"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!" (Mateus 7:21-23)
1º Pecado: Imoralidade sexual
Basta acessar redes sociais e a imoralidade sexual estará lá. Homens e mulheres com roupas curtas, fazendo poses ou danças sensuais para prender a atenção das pessoas e ganhar algumas curtidas. Além disso, os filmes e as novelas também nos fazem consumir muito desse conteúdo pecaminoso sem que percebamos. Pode parecer bobagem, mas essa é a forma mais comum de esse pecado fazer parte de nossas vidas nos dias de hoje.
Segundo a Bíblia, imoralidade sexual é toda a prática sexual fora do padrão estabelecido por Deus. O sexo foi criado por Deus para ser praticado entre um homem e uma mulher dentro do casamento, com amor e respeito (Gênesis 2:24). Tudo que está fora desse padrão é imoralidade sexual.
Precisamos nos lembrar que o nosso corpo é templo do Espírito Santo e quando praticamos algum tipo de imoralidade sexual estamos pecando contra o próprio corpo e, consequentemente, nos afastamos da comunhão com o Senhor (1 Coríntios 6:18-19). Por isso, precisamos viver cheios do Espírito Santo, porque Ele é quem nos dá o domínio próprio para conseguir resistir às tentações.
E, além de nos esfriar espiritualmente, a imoralidade sexual ainda traz consequências muito graves para aqueles que a praticam e para quem está a sua volta, como, por exemplo, as doenças sexualmente transmissíveis, perda da confiança das pessoas, destruição de famílias, gravidez indesejada, vícios, sentimentos de culpa e abandono.
Se você está cometendo este pecado, saiba que Deus não só perdoa quem comete imoralidade sexual, mas também pode restaurar sua vida. Quando a pessoa se arrepende e decide seguir Jesus de todo o coração, Deus perdoa seu pecado, não importa qual seja ele (1 João 1:9). Mesmo uma pessoa que já aceitou Jesus como seu salvador pode cair na imoralidade sexual, se não tomar cuidado. Mas Deus está sempre pronto a perdoar quando o crente toma consciência de seu pecado e se arrepende.
Porém, isso não significa que podemos continuar praticando imoralidade sexual, pensando “depois peço desculpa e fica tudo bem”. Arrependimento é reconhecer seu pecado e decidir mudar, com a ajuda de Deus. Também não significa que todas as consequências negativas vão simplesmente desaparecer, pois nós sempre colhemos aquilo que plantamos (Gálatas 6:7).
A mudança de comportamento pode ser difícil e levar tempo. Algumas pessoas têm recaídas de imoralidade sexual, mas quando seu coração está voltado para Deus, Ele vai ajudar a vencer esse pecado. E você pode estar se perguntando agora: “Como eu posso evitar a imoralidade sexual?”.
Veja quais são as três maneiras que Bíblia nos aponta:
1) Fugindo dela: A tentação da imoralidade sexual pode ser muito forte e perigosa; a melhor solução é correr da situação (1 Coríntios 6:18);
2) Resistindo a ela: Quando resistimos ao diabo, ele foge; Deus promete nos ajudar a resistir, mas você tem que decidir resistir (Tiago 4:7; Romanos 12:2) e;
3) Focando em Deus: aprendendo mais sobre o Senhor lendo a Bíblia e orando, poisa verdade de Deus liberta (João 8:32).
2º Pecado: Ganância
O próprio Jesus disse que não é possível servir a Deus e ao dinheiro (Lucas 16:13). Quando nós amamos o dinheiro, as coisas de Deus perdem a importância em nossa vida. Algumas das maiores atrocidades cometidas neste mundo são cometidas por causa do amor ao dinheiro.
A Bíblia é muito clara: o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Timóteo 6:10). E isso tem se intensificado nos dias de hoje. Quanto mais uma pessoa tem, mais ela quer. E, para que isso aconteça, ela não mede esforços e não se preocupa se vai prejudicar outras pessoas ou ferir a honra de Deus.
Algumas pessoas interpretam erradamente esta passagem bíblica, dizendo que “o dinheiro é a raiz de todos os males”. Mas ter dinheiro não é o problema. O dinheiro é algo neutro: pode ser usado para fazer coisas boas ou más.
A Bíblia fala de vários homens com temor a Deus que eram bastante prósperos em termos de bens, como Jó e Abraão. E eles tiveram uma vida abençoada porque, mesmo sendo donos de muitos bens materiais, eles nunca permitiram que suas riquezas tomassem o lugar do Senhor em suas vidas. O problema é quando nós amamos o dinheiro em primeiro lugar e não a Deus.
E a Bíblia nos conta a história de um casal que inverteu esses papéis em suas vidas e acabaram pagando um preço muito alto por isso: Ananias e Safira. Eles faziam parte da igreja primitiva em Jerusalém. No início da igreja, muitos crentes com mais posses venderam propriedades que tinham e deram o dinheiro para sustentar a igreja. Por causa dessa generosidade, os membros mais pobres da igreja não passavam necessidade (Atos 4:32-35).
Um dia, Ananias e Safira decidiram vender uma propriedade que tinham e guardar uma parte do lucro. Com o consentimento da esposa, Ananias levou o resto do dinheiro aos apóstolos, mas, por ganância, fingiu que tinha dado tudo que tinha recebido. Porém, Deus revelou a mentira a Pedro.
Pedro repreendeu Ananias por ter mentido. O dinheiro era dele e ele poderia ter feito qualquer coisa com ela. Ananias não tinha a obrigação de dar o dinheiro todo à igreja. Ele não precisava mentir (Atos dos Apóstolos 5:3-4). Assim que ouviu a repreensão, Ananias caiu morto! Seu corpo foi retirado e sepultado logo. Três horas depois, Safira chegou, sem saber que o marido estava morto. Pedro lhe perguntou se o dinheiro que tinham dado era o preço todo da propriedade e Safira respondeu que sim.
Pedro repreendeu Safira por ter mentido com seu marido e a informou que Ananias estava morto. Pedro contou a Safira que as mesmas pessoas que tinham acabado de sepultar seu marido também a iriam sepultar. Nesse momento Safira também caiu morta! Tudo por causa da ganância, meus irmãos!
E, da mesma forma, muitos homens e mulheres que frequentam a igreja e afirmam ser “pessoas de Deus” estão mortas espiritualmente por causa desse pecado. No dia do julgamento final, o Senhor as julgará e as condenará. Por isso, ame a Deus acima de todas as coisas e não deixe o dinheiro controlar a sua vida e sentimentos e dessa forma você estará mais próximo da salvação quando o fim dos tempos chegar.
3º Pecado: Ira descontrolada
Um momento de descontrole e ira pode ser suficiente para destruir vidas - a sua e a de outras pessoas. A ira em si não é um pecado, porque a Bíblia diz que é possível nos irarmos sem pecar (Efésios 4:26). Há momentos na nossa vida em que é normal nos irarmos com alguma situação. Até Jesus se irou quando viu que os mercadores faziam negócio na casa do Seu Pai.
O grande problema é quando a ira vem de forma prolongada e descontrolada. Quando a ira controla a nossa vida, nos afastamos de Deus. E nos dias de hoje, em que Cristo está prestes a voltar, percebemos que mais e mais pessoas estão cometendo o pecado da ira descontrolada. Basta uma olhada nos jornais para ver o número de assassinatos por motivos banais, como uma briga de trânsito ou por outra razão que poderia ser resolvida se as pessoas tivessem um pouco de amor em seus corações.
E a Bíblia conta que Saul, o primeiro rei de Israel, foi tomado por uma ira muito grande depois que o profeta Samuel o comunicou que Deus havia retirado a bênção que derramou sobre ele e que já havia ungido um novo líder para o seu povo. E quando percebeu que o jovem Davi poderia ser o seu sucessor no trono, seu coração se encheu de ódio e, por várias vezes, tentou tirar a vida do rapaz.
“E houve guerra outra vez, e Davi foi lutar com os filisteus. Ele lhes impôs uma grande derrota e eles fugiram dele. Mas um espírito maligno mandado pelo Senhor apoderou-se de Saul quando ele estava sentado em sua casa, com sua lança na mão. Enquanto Davi estava tocando harpa, Saul tentou encravá-lo na parede com sua lança, mas Davi desviou-se e a lança encravou na parede. E Davi conseguiu escapar. Naquela mesma noite, Saul enviou alguns homens à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo de manhã; mas Mical, a mulher de Davi, o alertou: ‘Se você não fugir esta noite para salvar sua vida, amanhã estará morto’. Então Mical fez Davi descer por uma janela, e ele fugiu.” (1 Samuel 19:8-12)
Saul conhecia os mandamentos do Senhor, sabia que Deus não estava se agradando de seus comportamentos como rei e, principalmente, com a forma com que ele estava tratando Davi. Porém, a sua ira foi maior que a sua fé e ele acabou pagando um preço muito caro: foi humilhado por seus inimigos e acabou tirando a própria vida depois de ver o seu poderoso exército ser derrotado.
E para que o mesmo não aconteça conosco no fim dos tempos, devemos clamar ao Senhor por mansidão, que é um dos frutos do Espírito Santo Através dela nós podemos impedir que a nossa ira se transforme em pecado e nos faça perder a salvação. Não é por acaso que a Palavra de Deus manda que sejamos pacificadores e mansos com as pessoas à nossa volta (Tito 3:2).
“Mas como controlar a raiva?”, você pode estar se perguntando agora. Você pode controlar a raiva com a ajuda de Jesus! A raiva é um sentimento muito forte, mas não precisa lhe dominar. A Bíblia oferece alguns conselhos para aprender a controlar a raiva. Para controlar a raiva, você precisa: entender o amor de Deus, perdoar quem te feriu, ignorar as ofensas que fazem contra você, pensar antes de falar qualquer coisa para alguém no momento de ira e escolher o bem em vez de querer se vingar. Assim, você conseguirá vencer esse pecado.
4º Pecado: Idolatria
A Bíblia condena a idolatria. Disso todos nós sabemos. Mas muitas pessoas entendem o conceito desse pecado, dizendo que idolatria é apenas o ato de adorar alguma imagem ou outro deus que não seja o Senhor. Mas a verdade é que a idolatria pode ser algo bem mais disfarçado e, por isso, mais perigoso. Idolatria é colocar qualquer coisa ou alguma pessoa no lugar de Deus.
E poucas vezes na história da humanidade a idolatria esteve tão presente no mundo como nos dias atuais - inclusive entre aqueles que se dizem cristãos. Cada dia mais temos visto as pessoas idolatrarem o dinheiro, seus bens materiais, seus próprios corpos, cantores, atores e outras celebridades.
Então, pode ser que, mesmo sem perceber, você esteja cometendo o pecado da idolatria. Por isso, eu quero te convidar a fazer uma breve reflexão. Existe algo ou alguém na sua vida que você tenha dado mais valor do que dá ao Senhor? Você tem dedicado mais tempo a essa coisa ou a essa pessoa do que a Deus? Qual é o espaço que o Pai tem ocupado no seu coração e nos seus pensamentos? Saiba que a sua salvação, meu irmão e minha irmã, depende dessas respostas. Veja o que o Senhor diz em Apocalipse 22:
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.” (Apocalipse 22:13-15)
Podemos não nos curvar fisicamente perante outros deuses ou estátuas, mas muitas vezes colocamos a nossa esperança e a nossa confiança em coisas que não são Deus, como a estabilidade financeira ou mesmo a família. Deus não divide a Sua glória com ninguém, por isso coloque Deus sempre em primeiro lugar na sua vida e Ele acrescentará todo o resto que você precisar! (Mateus 6:33)
5º Pecado: Egoísmo
Alguém já te disse: “O mundo não gira à sua volta”? Se a resposta é sim, provavelmente você estava tendo um comportamento egoísta. O egoísmo faz com que pensemos apenas em nós próprios e não nos preocupemos com aqueles que estão à nossa volta.
Você pode até achar que é um exagero essa prática tão comum do ser humano estar na lista dos pecados que o cristão de verdade precisa evitar no fim dos tempos. Afinal de contas, se pensarmos bem, existem outros pecados muito mais graves, como a feitiçaria, o assassinato e outros. Porém, eu te garanto que o egoísmo é sim muito perigoso, porque, na grande maioria das vezes, é ele que leva as pessoas a se envolver com magia negra, mentir, sentir inveja, fazer fofocas, cometer roubos, blasfemar contra o Senhor e, até mesmo, tirar a vida de outra pessoa.
A questão é que ser egoísta vai totalmente contra o mandamento de Cristo, que nos manda amar ao nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37-39). De nada adianta irmos à igreja, orarmos, lermos a bíblia, viver em busca da santidade se não olharmos o nosso próximo com o mesmo amor que cristo olhou e ainda olha para nós. É por isso que o apóstolo Paulo diz em 1 coríntios 13 que sem o amor nós nada somos e que entre a fé, a esperança e o amor, o amor sempre será maior.
Em Gênesis vemos que Adão tinha dois filhos, Caim e Abel. Os dois eram diferentes. O filho mais velho, Caim, era orgulhoso e egoísta. Abel, porém, era humilde. Aquele pai sempre dizia aos seus filhos que era importante oferecer sacrifícios ao Senhor no altar que ele havia construído.
Abel, que era pastor, temia a Deus e, por isso, sempre oferecia suas melhores ovelhas ao Senhor. Já Caim, que era agricultor, colhia lindas frutas de seus pomares em todas as estações, mas sempre guardava as melhores para si. Ele não levava ao altar as frutas das árvores, apenas os frutos da terra.
Deus viu que Abel O honrava com o melhor que tinha, enquanto o orgulhoso Caim trazia um sacrifício miserável. E porque Ele estava satisfeito com o sacrifício de Abel, o Senhor mandou um fogo do Céu que consumiu o sacrifício de Abel e não o de Caim.
Caim ficou com ciúmes e com vergonha, porque Deus aceitou o sacrifício do irmão mais novo e não o seu. O Senhor viu o embaraço de Caim e o encorajou a dar o seu melhor. Porém, em vez de ouvir a voz de Deus, ele se encheu de raiva e foi brigar com o irmão enquanto os dois estavam no campo. E, durante um momento de ira, Caim pegou uma pedra e acertou na cabeça de Abel, que morreu. Veja o que aconteceu em seguida:
“Então o Senhor perguntou a Caim: ‘Onde está seu irmão Abel?’ Respondeu ele: ‘Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?’ Disse o Senhor: ‘O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando. Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. Quando você cultivar a terra, esta não lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo’”. E, arrependido, Caim disse ao Senhor: "Meu castigo é maior do que posso suportar. Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará". (Gênesis 4:9-14)
Mas, mesmo diante de tudo aquilo, Deus disse a Caim que o protegeria e que quem o matasse, receberia castigo sete vezes pior. Ele então colocou uma marca em sua testa e Caim partiu. Porém, o fim daquele homem egoísta foi doloroso. Seus descendentes se tornaram povos maus e todos eles morreram mais tarde, no grande dilúvio. Adão e Eva tiveram outro filho, chamado Sete, que assim como Abel, era justo e humilde. E dele descendeu Noé.
Percebe como o egoísmo é perigoso? Então, meu irmão, esse sim é um pecado dos mais graves e deve ser evitado a qualquer custo! E mais uma coisa que você precisa se lembrar: o oposto de egoísmo é altruísmo e Jesus é o maior exemplo altruísta que podemos ter. Ele não pensou Nele próprio, mas pensou em cada um de nós, tendo ido até à cruz, onde morreu pelos nossos pecados, reconciliando com Deus todos os que acreditam no Seu sacrifício. Por isso é tão importante que você ame ao próximo como Cristo te ama!
CONCLUSÃO
Depois de saber sobre esses 5 pecados que todo o cristão de verdade não pode cometer no fim dos tempos, eu gostaria de te perguntar: será que há algum que faz parte da sua vida?
O tempo está acabando! Jesus vai voltar. Deus julgará cada um dos seres humanos que já pisaram nesta terra em algum momento desde a criação. Ninguém escapará do juízo do Senhor! Ore e peça a Deus para sondar o seu coração, pois Ele te conhece e quer estar bem perto de você. Se você se identificou em algum desses defeitos, peça perdão e volte para o Pai, que está de braços abertos para te receber!
Ele terminou comigo e estou sofrendo muito

Deus tirou o meu marido de mim

Meu filho adolescente não quer ir à igreja. O que fazer?

O seu milagre está chegando!!! (Não desista) -

Louve a Deus antes do milagre chegar

Como ser cheio do Espírito Santo | Histórias para reflexão

Eu não posso fazer tudo sozinho

A cruz não é maior do que a graça de Deus

Veja o que vai acontecer se você louvar a Deus como Paulo e Silas na prisão

O jejum que agrada a Deus

Você tem medo de perder alguém?

Ouça as palavras de Jesus

Saiba porque Jesus chorou! (Você deveria chorar pelo mesmo motivo)

3 passos para você se tornar um "anjo humano"

3 conselhos para seu relacionamento

Joio e Trigo | Parábolas de Jesus

Descubra como o anjo Lúcifer foi expulso do céu e se tornou Satanás

Deus pode nos mandar praticar o erro alguma vez?

Obedeça seus pais

O alpinista | Histórias para reflexão

Por que os cristãos não devem se casar com não-cristãos?

6 Perguntas que você deve fazer antes de casar com alguém

Deus apaga o seu passado

O que acontece no mundo espiritual quando você vai para a cama com alguém
