Como sentir a presença de Deus e vencer a frieza espiritual

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE ► Como sentir a presença de Deus e vencer a frieza espiritual

Como é bom sentir a presença de Deus, não é mesmo!? Ela nos traz paz, consolo, alegria, muda o nosso coração e a nossa maneira de viver. A Bíblia diz que o pecado nos separou da presença do Senhor, mas Jesus veio para nos reconciliar com o Pai, nos purificando do pecado. Agora, graças a esse ato de amor, quem é salvo, pode entrar na presença de Deus sem medo de ser condenado.

Acontece que, mesmo depois de muito tempo na igreja, muitos cristãos têm dúvidas sobre o que é sentir a presença de Deus. “Qual é a sensação? Será que sentir a presença do Senhor em nossa vida tem a ver com ficar todo trêmulo, arrepiado, emocionado e começar a chorar? Ou será que essa experiência está relacionada a cantar, girar, dançar e falar em línguas estranhas?”

Por isso, nesta mensagem eu vou falar um pouco sobre mim e mostrar como Deus se manifesta e porque muitas vezes não sentimos a presença de Deus...

Eu nunca vou me esquecer da primeira vez em que senti a presença de Deus. Eu não era evangélico, mas fui convidado a ir numa vigília de oração. E lá eu vi as pessoas orando, louvando e até mesmo chorando. Parece que todos estavam sentindo algo muito forte, mas eu estava ali parado, sem sentir nada. Até que, de repente, um homem abriu a sua Bíblia e começou a pregar. Naquele momento, eu senti que aquelas palavras eram pra mim, pois eu estava vivendo uma vida muito conturbada. E, ao final daquela mensagem, decidi abrir o meu coração para Deus. Então me arrependi dos meus pecados e recebi Jesus como meu Salvador. E, foi naquele momento que senti uma paz tão forte que nenhum prazer desse mundo foi capaz de me dar.

A partir daquela noite, comecei a freqüentar a igreja, e eu pensei que experimentaria aquela presença de Deus todos os dias, porém, nem sempre foi assim. Tinha dias em que eu estava muito feliz e motivado por saber que Deus estava comigo, mas, na maioria das vezes eu era inconstante e, por causa dos meus pecados e dos problemas que enfrentava, eu não conseguia sentir a presença de Deus e achava que Ele tinha me abandonado.

Talvez você tenha se identificado com a minha experiência de vida, por isso eu vou te mostrar que, ter a presença de Deus é muito mais do que sentir uma emoção muito forte e marcante.

É importante dizer que cada um tem o seu modo de se relacionar com Deus. Geralmente, as pessoas dizem sentir uma forte presença de Deus quando estão orando em línguas, quando recebem revelações, quando choram, pulam, dançam e até caem, como se fossem arrebatadas. Elas dão muito valor a manifestações sobrenaturais, e eu também já tive muitas experiências assim.

O problema é que, por acreditarem que a presença de Deus seja somente isso, muitos cristãos ficam frustrados, porque nunca sentiram nada parecido com essas coisas. Então, eles começam a pensar: “Eu tenho buscado e clamado ao Senhor para sentir a Sua presença, mas não sinto nada, por quê? Será que há alguma coisa de errado comigo? Será que estou cometendo algum pecado e por isso não estou conseguindo sentir a presença de Deus?”

Se você tem pensado assim, eu quero mostrar o que Jesus fala sobre a presença de Deus em nossas vidas. Está em João, capítulo 14. Ele disse:

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.” (João 14:23)

Repare bem que, em momento algum, Jesus disse que a presença de Deus em nossa vida depende de sentimentos ou manifestações externas. Ela também não depende de irmos à igreja, ao monte ou em vigílias. A única coisa que precisamos fazer para ter e sentir a presença do Espírito Santo é amar a Cristo e obedecer a Sua Palavra!

Por isso, meu irmão, se você entregou a sua vida para Jesus, a presença de Deus já está dentro de você e não há nada que possa te separar do amor dEle (Romanos 8:38,39). Eu sei que há igrejas que são mais avivadas que as outras, mas, precisamos entender que se, em determinado lugar, a presença de Deus é tão forte que todos conseguem senti-la, é porque nós, que somos o templo do Espírito Santo, estamos atraindo a manifestação da glória de Deus para lá (1 Coríntios 6:19). E isso pode acontecer com você, no seu quarto, no seu trabalho, na sua escola ou em qualquer outro lugar e situação em que você se encontre.

Então, saiba que você não precisa sentir algo para ter certeza de que Deus está com você. A Bíblia diz que “o justo viverá pela fé" (Hebreus 10:38), e talvez você não esteja sentindo nada, justamente porque o Senhor está provando a sua fé e te ensinando a confiar nEle, mesmo quando fica em silêncio. Amém?

Eu acabei de te mostrar porque muitas vezes você não sente a presença de Deus, mesmo obedecendo a Ele. Agora, porém, eu vou te mostrar que, muitas vezes, não sentimos a presença do Senhor porque estamos agindo de forma errada, e com isso nos esfriamos espiritualmente.

É que, com o passar do tempo, muitos de nós nos acostumamos com a vida cristã e paramos de crescer. Deixamos de acreditar no que a Bíblia diz e começamos a viver do jeito que achamos mais correto. Por isso, tome cuidado: "nós tropeçamos nas pequenas pedras e não as montanhas".

A frieza espiritual vem quando paramos de renunciar a carne e aceitamos alguns pecados que tínhamos abandonado no passado. Também ficamos frios quando paramos de pregar o evangelho e falamos somente as partes agradáveis da Bíblia; quando paramos de amar aqueles que não têm a mesma fé que nós e deixamos de ajudar os necessitados por pensarmos que já somos salvos.

Esses são apenas alguns exemplos. Infelizmente, muitos cristãos têm deixado suas vidas como se estivesse no "piloto automático". Essas pessoas vão à igreja por costume, sentam no banco mais reservado, não assumem cargos de responsabilidade e se tornam julgadoras, analisando o culto, a roupa das irmãs e a palavra pregada pelo pastor. Elas se consideram dominadoras da Palavra e por já terem anos de igreja, pensam que sabem mais do que os outros. Focam mais no ser humano do que em Deus, e com isso, a presença dEle passa despercebida.

Nós precisamos entender que se, não tomarmos cuidado, a rotina pode nos fazer perder o “primeiro amor”, e assim, deixaremos de experimentar a graça de Deus. O apóstolo Paulo tinha medo que isso acontecesse na igreja de Corinto. Por isso, ele disse:

"O que receio e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo" (2 Coríntios 11:3).

Então, meu irmão, se você quer voltar a ter um relacionamento íntimo com Deus e sentir mais a presença dEle na sua vida, a receita é simples: abra o seu coração novamente e tome atitudes que vão te edificar, como: ler a Bíblia, ouvir pregações, orar e louvar ao Senhor. Separe um tempo para dedicar à sua vida espiritual e, logo o seu coração estará mais sensível à voz do Espírito Santo. E, não se esqueça de viver em santidade, pois, sem ela, você não conseguirá viver em comunhão com Deus (Hebreus 12:14).

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados