O Livro de Enoque - Gigantes, aliens, Judas, anjos - E se for verdade?
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► O Livro de Enoque - Gigantes, aliens, Judas, anjos - E se for verdade?
O Livro de Enoque é um dos textos religiosos antigos mais misteriosos de todos os tempos, que possui muitas profecias, revelações e relatos sobrenaturais, inclusive envolvendo anjos, gigantes e alienígenas. Esta obra é tão espantosa que muitas pessoas acreditam que ela foi banida da Bíblia por revelar segredos místicos que envolveriam a Criação do mundo por parte de Deus.
E será que tudo isso é verdade? Será que Deus realmente fez o livro de Enoque desaparecer por tanto tempo para que algum de Seus segredos não fosse revelado à humanidade? Eu sou o Pastor Antônio Júnior e é sobre esses mistérios que nós vamos tratar nesta mensagem.
Para começarmos a desvendar os mistérios que cercam o Livro de Enoque, primeiramente, precisamos saber quem foi esse homem. E para isso eu te convido a abrir a sua Bíblia em Gênesis 5:21-24. Diz assim:
“Aos 65 anos, Enoque gerou Matusalém. Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Deus 300 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 365 anos. Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.” (Gênesis 5:21-24)
Perceba que Enoque não foi um homem qualquer. Além de ser bisavô de Noé e fazer parte da árvore genealógica de Jesus, ele tinha tanta comunhão com Deus que o Senhor o levou para o céu ainda em vida, exatamente como fez com Elias. Os profetas do Antigo Testamento, inclusive, diziam que ninguém na Terra havia sido criado como Enoque, que era especial aos olhos do Senhor.
Por causa dessa grandeza espiritual de Enoque, muitas pessoas, desde a antiguidade, acreditam que ele deixou um Livro semelhante a Livros do Antigo Testamento, contendo profecias, revelações e relatos sobrenaturais a respeito de Deus e seus mistérios. Porém, por causa do seu teor muito forte, acredita-se que o próprio Senhor não tenha permitido que o Livro de Enoque fosse colocado na Bíblia.
Mas, afinal de contas, o que diz o Livro de Enoque?
Bem, uma das coisas que mais chamam a atenção nessa obra teria acontecido antes do dilúvio. De acordo com o livro, cerca de duzentos anjos do céu, desceram à Terra para se casar com as mais belas mulheres. E foi desse tipo de relacionamento que nasceram os nefilins, gigantes que povoaram o mundo até a construção da Arca de Noé.
Esses anjos também teriam ensinado suas esposas as artes da feitiçaria e do ocultismo, além de mostrar aos homens como dominar as técnicas para a lidar com o ferro, esculpindo escudos e armas para enfrentar seus inimigos. Por fim, mostraram aos humanos como cultivar a medicina a partir de raízes de plantas.
Ainda de acordo com o livro, por causa dessa interferência em Sua criação e o aumento da maldade e da falta de fé no mundo, o Senhor enviou uma legião de anjos do céu, que derrotou os rebeldes e os expulsou para as trevas. Em seguida, Deus mandou o dilúvio e acabou com a raça humana, poupando apenas Noé e seus familiares.
E é essa narrativa que faz com que muitas pessoas acreditem que o Livro de Enoque, na verdade, traz comprovações sobre a existência de alienígenas. De acordo com essa corrente de pensamento, Deus não permitiu que o Livro de Enoque fizesse parte da Bíblia e desaparecesse porque os anjos caídos do céu eram, na verdade, ETs que se infiltraram entre a raça humana para estabelecer suas raízes e realizar experimentos genéticos por toda a galáxia.
Em outros trechos, o livro descreve Enoque como uma viajante celestial, que ia e voltava do céu com segredos divinos revelados a ele por Deus. Entre eles, estariam detalhes sobre a criação do mundo, a vinda do Messias à Terra e o fim dos tempos. Há, inclusive, três supostos sermões ministrados por Enoque ao povo a respeito do apocalipse. Outra seção trata de mistérios astronômicos mostrados a Enoque por um anjo chamado Uriel.
E por mais que parecesse estranho, muitos religiosos que se diziam cristãos aceitavam o Livro de Enoque como sendo inspirado por Deus, como os livros da Bíblia. Esse grupo de pessoas misturava sua crença em Deus com elementos pagãos, principalmente de origem grega e egípcia.
Porém, a partir do século 9 depois de Cristo, esse livro desapareceu e só foi encontrado novamente em 1773, em uma igreja da Etiópia. A obra foi levada para a Europa, onde foi traduzida e voltou a despertar o interesse do mundo ocidental.
Mas, afinal de contas, será que tudo isso é verdade? Por qual motivo Deus esconderia um livro de um homem que Ele amou tanto a ponto de levar ao céu ainda em vida? E se ele é considerado um livro escrito sem inspiração divina, por que teria sido citado pelo apóstolo Judas em Sua Carta, no Novo Testamento?
Bem, diferente do que muitos acreditam, Judas não mencionou nenhum Livro de Enoque. Ele lembra, sim, de uma fala daquele homem, porém, em momento algum o apóstolo cita alguma obra supostamente escrita pelo bisavô de Noé. Vamos ver juntos o que Judas realmente disse:
“Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: ‘Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos, para julgar a todos e convencer a todos os ímpios a respeito de todos os atos de impiedade que eles cometeram impiamente e acerca de todas as palavras insolentes que os pecadores ímpios falaram contra ele". (Judas 1:14,15)
Se lermos o capítulo inteiro de Judas, veremos que não há nada que mencione algum livro. E você pode estar se perguntando agora: “Mas se isso não estava em nenhum livro, como Judas saberia o que foi dito séculos atrás?”.
Bom, se o livro de Judas foi inspirado por Deus, pode ser que ele tenha recebido esta informação por revelação direta do Espírito Santo. Judas não disse que utilizou o livro de Enoque ou qualquer outro livro, ele simplesmente disse que Enoque profetizou algo, mas não está revelado como ele soube disso.
Os cristãos dos primeiros anos depois da morte de Cristo eram guiados pelos Livros canônicos, ou seja, que foram inspirados por Deus. E quem os direcionou a crer assim foi o próprio Espírito Santo. Meus irmãos, está muito claro que o livro de Enoque não foi inspirado pelo Senhor, nunca fez parte da Bíblia e, além do mais, contém inúmeros textos que vão contra o que a Palavra de Deus diz.
E mais, esse livro não foi escrito pelo Enoque que conhecemos da Bíblia. Essa obra foi criada por alguém que queria se passar pelo personagem bíblico um pouco antes ou, talvez, um pouco depois dos tempos de Cristo. Essa pessoa deve ter reunido algumas lendas a respeito de Enoque, criado outras e a colocou no papel. A verdade é que não existe nenhuma evidência de que Enoque tenha deixado um livro que teria escapado das águas do dilúvio para chegar aos nossos dias.
Existem muitas provas da inspiração divina em toda a Escritura Sagrada. Nela você encontra detalhes de situações em que os próprios autores não estavam presentes, ou que se tratavam apenas de algo que vinha do coração de Deus.
Por exemplo, como Lucas iria saber que Zacarias e Isabel "eram justos aos olhos de Deus" (Lucas 1:6), se o próprio Deus não tivesse lhe revelado? Ou como poderia escrever sobre a angústia de Jesus e as palavras de sua oração no Monte das Oliveiras, sendo que Cristo orou sozinho? Como saberiam do suor em gotas de sangue e do anjo que confortou Jesus, se os discípulos estavam dormindo e ninguém mais viu aquilo? (Lucas 22:40-43). Tudo isso está naquele Evangelho, mas geralmente lemos sem prestar atenção suficiente para perguntar: Como Lucas sabia disso?
Então meu irmão, não acredite quando disserem que o Livro de Enoque deveria ter feito parte da Bíblia. Antes, permaneça dentro daquilo que revelado pelo Espírito nos livros inspirados. Confiar em registros científicos, históricos ou arqueológicos, que mudam com cada nova descoberta, ou em textos que não passaram pela consulta dos primeiros cristãos, colocará você em um terreno perigoso, longe da Palavra do Senhor.
A verdade é que muitas das pessoas que falam sobre o Livro de Enoque ou de outros livros apócrifos nunca nem leram todos os livros inspirados pelo Espírito Santo que estão na Bíblia. Ou, então, leram, mas não absorveram o que eles dizem, afinal de contas, Cristo disse que se conhecermos a verdade, ela nos libertará (João 8:32).
Então, se você está curioso para saber qual é o conteúdo desses livros, primeiro conheça bem a Palavra de Deus, pois se você conhecer a Verdade, ficará muito mais fácil identificar o que é mentira e o que não vem do Senhor! Que Deus te abençoe.
O amor é a cura para este mundo doente

Senhor, ensina-nos a orar

Seja conhecido pelos seus frutos

Jesus quer te dar paz

Cuidado com o pecado sexual (Tentações da carne) -

O amor de Deus transforma

Quero ser amigo de Deus

O cuidado de Jesus com aqueles que O amam

O que acontece no mundo espiritual as 3 horas da manhã? É a hora do diabo?

Como sair da depressão

3 homens imortais da Bíblia - Isso pode acontecer com você?

Seja amigo de Deus

Você quer a recompensa de Deus ou dos homens?

4 coisas em que você nunca deve colocar a sua fé! - (A 3ª acontece muito)

O privilégio de ser pai

Você quer morar no céu?

Mantenha o seu pensamento no céu

5 sinais de que alguém foi enviado pelo diabo na sua vida

O fim dos dinossauros na Terra - de acordo com a Bíblia

Deus quer transformar a sua vida

Não faça tatuagem antes de ver este vídeo! - É pecado fazer tatuagem?

É pecado a mulher usar calça comprida? Qual roupa o crente pode usar?

Não pare de confiar em Deus

Palavra de Deus de hoje: O cristão e a Síndrome de Gabriela
