Você quer a recompensa de Deus ou dos homens?
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► Você quer a recompensa de Deus ou dos homens?
Nos dias de hoje é quase impossível permanecer anônimo, porque queremos compartilhar nas redes sociais praticamente tudo o que estamos fazendo.
Esse desejo de ser reconhecido publicamente sempre existiu, e na época de Jesus já era muito comum. Como não havia internet nem redes sociais, as pessoas usavam os eventos públicos, inclusive o culto a Deus, para se promoverem.
Uma das formas de aparecerem era doando ofertas e esmolas. Quem queria mostrar que era generoso dava um jeito de que todos olhassem quando estivesse doando. Naquela época, o dinheiro era na forma de moedas, por isso as pessoas jogavam-nas de uma altura grande, para que fizesse muito barulho e todos vissem que elas estavam ofertando.
A outra situação em que as pessoas buscavam se autopromover era na oração. Elas não oravam em casa, em vez disso, iam para as praças e oravam em pé, em voz alta, para que todos que vissem a cena pensassem: "Nossa, como essa pessoa é espiritual!".
A terceira forma de se promoverem era com o jejum. Os que queriam parecer consagrados, quando jejuavam, faziam cara de sofrimento o dia inteiro para que os outros achassem que eles eram muito dedicados a Deus.
Mas Jesus chama essas pessoas de hipócritas. Isso quer dizer que elas são pessoas falsas e fingidas. Elas não estão interessadas no Senhor e nem no próximo. Elas querem apenas se autopromover às custas de Deus. Por isso Jesus condena essa atitude e diz que os seus seguidores devem buscar a aprovação somente do Pai. Veja o que Ele disse sobre a oração:
"Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará” (Mateus 6:5,6).
O secreto é aquilo que só Deus pode ver. E quando o Pai vê seu esforço, sua dedicação e seu amor, então Ele te recompensa. Mas quando fazemos algo somente para as pessoas verem e curtirem, perdemos essa recompensa que o Pai daria, pois quem age assim já recebeu a sua recompensa.
Então fique atento às suas motivações. Não é errado mostrar nas redes sociais que você é um cristão, desde que seja para glorificar a Deus e ser recompensado por Ele, não pelos seus seguidores.