4 coisas em que você nunca deve colocar a sua fé! - (A 3ª acontece muito)

ASSISTA NO YOUTUBE ► 4 coisas em que você nunca deve colocar a sua fé!

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6).

A fé é um dom que nos é dado por Deus para que creiamos Nele e na Sua Palavra (Efésios 2:8). É pela fé que entregamos nossa vida para Jesus e buscamos fazer a Sua vontade. Ela é fundamental na nossa vida cristã, pois está escrito que “o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17).

A maioria das pessoas já sabe disso tudo. Mas o que pouca gente sabe é que a fé precisa ser sustentada diariamente, para que possamos nos manter em firmes nos momentos mais difíceis da nossa vida. E se não fizermos isso, a nossa fé poderá ser abalada ou até mesmo destruída quando os problemas chegarem. Por isso, eu vou te mostrar as 4 coisas em que você não pode sustentar a sua fé de maneira alguma.

1) Não coloque sua fé nas pessoas

Talvez você esteja se perguntando: Mas pastor, o que significa isso? Eu vou te dar um exemplo muito claro de alguém que colocou a fé nas pessoas. Vamos ver duas atitudes que o apóstolo Pedro tomou antes de Jesus ser crucificado. A primeira delas está em João 18:

“Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco) Jesus, porém, ordenou a Pedro: ‘Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?" (João 18:10,11) 

Após a traição de Judas, os soldados do imperador romano foram até Jesus para prendê-lo. Pedro, então, levantou sua espada e atacou um dos seus inimigos. E aí fica a pergunta: será que com essa atitude de lealdade, Pedro estava esperando que seus amigos ficassem impressionados e fizessem o mesmo? Pois, se continuarmos lendo o capitulo 18, veremos que horas depois, enquanto Pedro estava sozinho, ele teve uma atitude completamente diferente da anterior.

A Bíblia conta que Jesus já havia sido preso e estava sendo julgado. Então, um grupo de judeus se aproximou de Pedro e o acusou de ser um dos seguidores de Cristo. Veja o que ele respondeu:

“Enquanto Simão Pedro estava se aquecendo, perguntaram-lhe: ‘Você não é um dos discípulos dele?’ Ele negou, dizendo: ‘Não sou’. Um dos servos do sumo sacerdote, parente do homem cuja orelha Pedro decepara, insistiu: ‘Eu não o vi com ele no olival?’ Mais uma vez Pedro negou” (João 18:25-27).

Perceba o quanto Pedro agiu diferente nessa situação. E será que isso também não acontece com a gente? Diante das pessoas nós fazemos questão de dizer e mostrar que somos cristãos... mas, e quando estamos sozinhos? Será que não cometemos os mesmos pecados daqueles que não conhecem a Jesus? Será que demonstramos a nossa fé para as pessoas somente para mostrar o quanto somos bons?

Então, meu irmão, não coloque sua fé nas pessoas, não queira se exibir, pois se você fizer isso, estará agindo como os hipócritas, que só servem a Deus da boca para fora, procurando impressionar os outros. Seja sincero diante de Deus até mesmo quando ninguém estiver vendo você!

2) Não coloque sua fé nos milagres

A igreja nos dias de hoje vive em busca de milagres. Quantas vezes eu já ouvi frases: “Hoje o seu milagre vai chegar”, “o seu milagre tem data e hora marcada!”. E aí por diante. Mas nós não podemos colocar a nossa fé nos milagres de Deus.

Se os milagres fossem algo que pudesse sustentar a nossa fé, o povo de Israel não teria pecado tanto e se desviado dos caminhos do Senhor. Afinal de contas, eles presenciaram alguns dos maiores milagres que a Bíblia registra, como as 10 pragas, a abertura do Mar Vermelho, a coluna de fogo que os protegiam do frio e o maná que caia do céu para alimentá-los.

Enquanto o povo hebreu olhava somente para os milagres, eles continuavam caminhando e seguindo Moisés, mas quando os milagres cessaram, eles começaram a desviar seus corações de Deus e quiseram até voltar à vida de escravidão no Egito, reclamando de tudo o que o Senhor havia feito (Números 11:1-6,10; 14:1-4). Veja o que está escrito:

“No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho. Contudo, ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder. (...) Então creram nas suas promessas e a ele cantaram louvores. Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano.” (Salmos 106:7,8; 12,13)

E diante disso eu te pergunto: se a sua fé for sustentada apenas nos milagres, o que você vai fazer quando Deus ficar em silêncio? Será que você vai continuar louvando e engrandecendo o nome do Senhor quando as crises vierem e você não encontrar solução? Lembre-se disso: os milagres não podem ser o motivo da nossa fé, mas sim, a consequência do nosso amor e da nossa fidelidade ao Pai.

3) Não coloque sua fé na prosperidade financeira e nos bens materiais

Outra característica que infelizmente temos visto nas igrejas de hoje é a fé baseada na prosperidade financeira e nas coisas que ela pode oferecer. Muitos cristãos ficam observando a vida dos outros e só conseguem ter fé em Deus se tiverem uma condição financeira melhor que a deles; e se isso não acontece, eles se revoltam e começam a clamar a Deus por uma vida mais próspera até que sejam atendidos.

Mas isso também aconteceu no passado. A Bíblia conta que o rei Asafe quase se iludiu pela prosperidade financeira e pelos bens materiais. Quando ele estava prestes a depositar sua fé naquelas coisas, Deus abriu os seus olhos e lhe deu o entendimento necessário para não cair naquela armadilha. Vamos ver o que Asafe disse:

“Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.” (Salmos 73:1-3)

Quando você ouvir algum pastor ou líder espiritual pregar sobre a prosperidade financeira e tentar te convencer de que a sua fé tem que ser colocada nisso, lembre-se do que Satanás disse a Jesus na tentação do deserto: “tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar" (Mateus 4:9).

Então, não permita que sua fé esteja fortalecida somente quando você tiver muitos bens materiais e prosperidade. A sua fé deve ser sustentada no Senhor em toda e qualquer circunstância.

4) Não coloque sua fé em si mesmo

Tem muita gente que se orgulha de ser cristão, que contribui com a obra e ajuda os mais necessitados. Porém, coloca toda a sua fé em si mesmo e na sua capacidade intelectual. Esse tipo de pessoa sempre está buscando conhecimento e capacidade de argumentação para responder aos outros, fazendo com que a sua opinião seja sempre a certa. Mas essa é mais uma armadilha que o Cristão não pode cair. Veja o que Tiago disse sobre esse tipo de pessoa:

“Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de ‘sabedoria’ não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. (Tiago 3:13-16)

Colocar a fé em si mesmo e na sua própria força é tão perigoso, que pode nos afastar completamente do Senhor (Jeremias 17:5). Em vez disso, o Deus nos deixa a seguinte orientação para não cometermos esse erro:

“Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado" (Jeremias 9:23,24)

CONCLUSÃO

E talvez você esteja se perguntando: “Mas, pastor, então no que eu devo colocar a minha fé?”. E a resposta vem do próprio Jesus, quando Ele disse:

"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.” (João 14:1)

Jesus deve ser a base da nossa fé. É Nele que devemos sustentar as nossas vidas em todos os momentos. Ele é a rocha firme que nos mantem de pé quando as piores tempestades vêm para tentar nos abalar e nos derrubar. Nunca se esqueça disso!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados