O fim dos dinossauros na Terra - de acordo com a Bíblia
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► O fim dos dinossauros na Terra - de acordo com a Bíblia
Hoje eu vou falar com vocês sobre alguns mistérios envolvendo os dinossauros. Segundo os historiadores, essas criaturas habitaram na Terra há milhões de anos, e segundo a ciência, eles foram todos extintos por causa de um meteoro que atingiu a Terra e causou uma grande explosão. Mas será que isso é verdade? O que será que a Bíblia diz sobre isso? Fique comigo até o final, pois vou revelar coisas que muitos não sabem.
Por incrível que pareça, algumas pessoas não acreditam que os dinossauros existiram só porque a Bíblia não fala diretamente sobre eles. Para muitos, a existência desses animais é pura invenção dos homens. Mas a verdade é que existem informações nas escrituras que podem nos confirmar a existência deles. A confusão toda acontece porque a Bíblia na verdade não cita o termo dinossauro, isso porque o termo “dinossauro” ainda nem existia na época em que a Palavra de Deus foi escrita. Vamos entender melhor isso:
A palavra dinossauro foi dada a esses animais apenas no ano de 1842, ou seja, há pouco menos de 200 anos atrás. E como eu disse antes, os historiadores falam que os dinossauros habitaram o nosso planeta há aproximadamente 233 milhões de anos atrás. Realmente é uma diferença muito grande de tempo entre o nome que foi dado para eles e a sua passagem aqui pela Terra. Esse cálculo que os historiadores fazem foi feito a partir de restos de ossos que foram encontrados em diversas partes do mundo. Os fósseis desses animais foram estudados por várias autoridades que tentam entender de que forma eles viviam e como podem ter sido extintos. Mas o que a Bíblia diz a respeito disso? Vamos analisar as informações que ela nos dá sobre essas criaturas.
O livro de Gênesis revela com clareza como Deus criou o mundo, o universo, os céus e a Terra, os animais e tudo o que existe nele. A Palavra de Deus mostra que os primeiros animais a serem criados foram os aquáticos e todas as criaturas que vivem no mar. Está escrito assim:
“Disse também Deus: ‘Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu. Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.” (Genesis 1:20,21)
Logo depois da criação de todos os animais aquáticos, Deus criou os animais terrestres, incluindo animais selvagens. É justamente nesse momento que podemos afirmar que Deus criou os dinossauros. Veja o que está escrito em Gênesis 1:25:
“Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.”
Vemos que a Bíblia não fala de nenhum animal específico durante a criação e a única parte que podemos incluir os dinossauros é quando o versículo fala dos animais selvagens. Mas você pode até se perguntar, se eles realmente existiram, como eles eram chamados na Bíblia? Vamos analisar outros versículos que podem nos dar pistas sobre isso.
Na Bíblia nós encontramos outros nomes que foram dados para esses animais. Eles podiam ser chamados de Leviatã, um animal monstruoso e enorme que habitava na água. Esse nome é mencionado no livro de Jó, no Antigo Testamento. Outro nome também dado para os dinossauros na Bíblia era Beemote. Esse nome, que também é mencionado no Antigo Testamento, foi usado para se referir a uma criatura gigante e poderosa que habitava na terra, diferente do Leviatã que era um animal marítimo. Segundo os estudiosos, os dinossauros possuíam espécies tanto terrestres quanto aquáticas, ou seja, a informação que a Bíblia nos dá sobre os Leviatãs e sobre os Beemotes estão de acordo com o estudo que indicam que esses animais eram dinossauros de diferentes espécies.
E como eu já falei agora a pouco, o termo “dinossauro” surgiu apenas no século 18 e esse nome tem o significado de “grande lagarto”. Isso reforça a ideia de que os dinossauros nada mais eram que lagartos que se tornaram enormes criaturas com o passar dos anos. Isso é totalmente possível de ser confirmado na Bíblia, pois antigamente as pessoas e os animais viviam por muito mais tempo. Antes do dilúvio acontecer, a média em que uma pessoa chegava a viver era cerca de 1.000 anos. Por exemplo: Noé viveu cerca de 950 anos; Enoque viveu 905; Sete viveu 912 e Adão, 930 anos.
Se as pessoas antes do dilúvio conseguiam viver por quase 1.000 anos, os animais também conseguiam viver por mais tempo. Mas o que isso tem a ver com os dinossauros? Bom, eu já te mostrei aqui que os dinossauros poderiam ser lagartos que cresceram conforme o tempo em que viveram. E eu não sei se você sabe, mas os lagartos, por natureza, nunca param de crescer. Eles crescem em tamanho e estatura até o último dia de vida. Consegue imaginar um lagarto de quase mil anos de idade? Agora vamos entender melhor como eles foram extintos.
A extinção das espécies é algo que acontece até os dias de hoje em nosso meio ambiente. Muitas espécies de animais deixam de existir por fenômenos naturais ou por motivos de ação do homem. E como eu disse no início desse vídeo, os cientistas dizem que os dinossauros realmente existiram, mas foram extintos após uma grande catástrofe causada por um meteoro que atingiu o planeta, destruindo grande parte dos seres vivos na Terra. Mas muitos teólogos acreditam que não foi isso que aconteceu. Em Gênesis 1:1, a Bíblia diz que no princípio criou Deus o céu e a terra, porém, do versículo 1 ao versículo 2, esses teólogos acreditam que houve um espaço de tempo. Eles acreditam que no versículo 1 a Terra era perfeita, até que algo aconteceu, pois no versículo 2 está escrito que a Terra estava sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo. Diferente do que imaginamos, esse período durou milhões de anos para acontecer e não somente um dia, além disso, foi entre esses dois versículos que aconteceu a extinção dos dinossauros. E isso aconteceu por causa da queda de Lúcifer sobre a Terra. Vamos entender melhor.
Segundo a Bíblia, Lúcifer era um anjo de Luz, um querubim criado por Deus, mas que se tornou orgulhoso e desejou ser maior do que o próprio Deus (Ezequiel 28:17). No livro de Isaías 14 fala sobre o momento da sua queda:
“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: ‘Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembléia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo’. Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!” (Isaías 14:12-15)
Para nós fica claro que a soberba de Lúcifer fez com que ele quisesse tomar o trono de Deus e ser maior do que Ele, e isso causou a sua queda. Em Lucas 10:18, Jesus disse que viu Satanás caindo do céu como relâmpago. E é justamente nesse momento em que muitos acreditam ter sido a grande explosão na Terra que causou destruição e a extinção de muitos animais, incluindo os dinossauros. Essa queda foi tão forte que deixou a Terra sem forma e vazia, deixando-a coberta por trevas.
Irmãos, eu acredito que foi exatamente isso que aconteceu, mas existe uma outra teoria que também tenta explicar a causa da extinção dos dinossauros. Essa teoria diz que os dinossauros teriam sido extintos na época de Noé, quando Deus enviou o dilúvio para destruir a terra, por causa da maldade dos homens. Deus ordenou que apenas um casal de cada espécie fosse levado na Arca e poupados da destruição. E como os dinossauros possuíam várias espécies diferentes, o que pode ter acontecido é que apenas um casal de uma espécie específica de dinossauros tenha sido poupado. Mas você pode se perguntar: “se pelo menos uma espécie de dinossauro foi poupada no dilúvio, por que eles não existem mais?” Na verdade, segundo os estudiosos, os crocodilos e jacarés são os parentes mais próximos dos dinossauros extintos daquela época. Ou seja, é possível então afirmar que esses répteis são os “dinossauros” dos dias atuais. Mas aí fica a pergunta: “por que será que eles não cresceram mais, já que os ossos encontrados de dinossauros mostram que eles eram tão grandes?”
Irmãos, o que precisamos saber é que a Bíblia não dá detalhes sobre os dinossauros e muito menos sobre a forma como eles foram extintos. Mas eu entendo que a Palavra de Deus tem o seu propósito. Tudo o que está escrito nela é o necessário para conhecermos a Deus e termos comunhão com Ele, e muitas dúvidas que temos hoje só saberemos a resposta quando estivermos com o Senhor Jesus.
O sangue de Jesus te liberta

O seu choro vai se transformar em alegria

Livre o seu coração de toda a maldade

5 atitudes para ter uma vida vitoriosa

7 semelhanças entre Moisés e Jesus na Bíblia - (Impressionante)

Bíblia - o espelho da alma

Como Deus opera milagres (Você Vai se Surpreender!!)

Seja você mesmo e pare de se comparar

Fale do amor de Deus para as pessoas

Pessoas com deficiências e transtornos mentais vão para o céu?

5 lições de José do Egito para superar os tempos de crise

O casal cristão pode assistir filmes pornô?

Deus cuidará de você

6 versículos que vão aumentar sua fé nos tempos difíceis

Amor de pai | Histórias para reflexão

O GPS que Deus nos deu

Coloquei meu casamento nas mãos de Deus, então por que acabou?

Você é o que escolhe ser

Jesus espera que você peça perdão

Busque o crescimento espiritual

O mal que vem para o bem

Como adorar a Deus no meio da tempestade

Não duvide do poder de Deus! Ele pode fazer muito mais do que você imagina

Como sentir a presença de Deus e vencer a frieza espiritual
