Palavra de Deus de hoje: O cristão e a Síndrome de Gabriela
por: Antonio Júnior
O termo “Síndrome de Gabriela” nasceu de um trecho de uma música escrita por Dorival Caymmi, interpretada por Gal Costa e que fez sucesso na um uma novela da década de 1970. A música diz assim: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim… Gabriela”.
E esse comportamento é visto em pessoas que acreditam que não precisam mudar ou adaptar seu comportamento a situações que não lhe agradam. Se por um lado esta é uma atitude bastante positiva, que demonstra autoestima e personalidade, essa postura também pode ser perigosa, já que uma pessoa que se recusa a modificar seus padrões e comportamentos dificilmente conseguirá deixar suas práticas pecaminosas de lado para viver de acordo com a Palavra de Deus.
Agora que você já sabe o que é essa “síndrome de Gabriela”, eu gostaria de te levar a refletir sobre como você tem vivido. O que você tem demonstrado diariamente? Alegria, paz, bom animo, esperança? Ou tem sido alguém pessimista, mal humorado, reclamador? E a sua vontade de ajudar o próximo tem sido maior que o seu egoísmo? E só mais uma pergunta: Você tem sido grato a Deus pelas coisas que ele faz em sua vida ou só consegue enxergar as coisas que não saem da forma com que você espera?
Pode parecer besteira, mas esse exercício de reflexão que acabamos de fazer é muito importante para a sua vida espiritual, porque, se você demonstra atitudes contrárias à Bíblia e acha que não precisa mudar, porque “Deus te fez assim e te ama exatamente do jeito que você é”, você está sofrendo de “Síndrome de Grabriela” e o que você precisa fazer é se arrepender dos seus erros e mudar de vida urgentemente.
E um exemplo bíblico muito claro de que Deus espera que mudemos de atitude e passemos a viver de acordo com a Sua vontade, está na passagem de João capítulo 8, em que Jesus se encontra com a mulher que foi pega em adultério. Ela estava prestes a ser apedrejada, quando o Senhor interferiu e salvou a sua vida. Depois que os homens desistiram de matá-la e foram embora, Jesus se voltou para ela e disse: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado". (João 8:11)
E você pode estar se perguntando: “Como Jesus pôde dizer isso àquela mulher se ela foi pega em flagrante traindo o marido?”. Ele poderia dizer porque, pouco tempo depois, na cruz do calvário, Ele receberia pessoalmente a condenação que ela deveria ter enfrentado.
Mas repare que aquele perdão tinha um preço que a mulher deveria pagar: o de não viver mais em pecado. Ou seja, ela deveria mudar de postura e não cometer o mesmo erro novamente. Ao perdoá-la, Jesus também desafiou aquela mulher a abandonar o passado e viver de acordo com os Seus ensinamentos.
Então, a lição que o Senhor quer que você aprenda hoje é que, se você continuar alimentando o pensamento do “eu nasci assim e vou morrer assim”, você ainda não teve o privilégio de experimentar o processo de conversão, que significa mudar de caminho ou direção. Deus não pode mudar o seu jeito pecador de ser se você não se permitir ser tocado e transformado pelo Espírito Santo.
Assim como disse àquela mulher, Jesus está te dizendo hoje “vá e abandone sua vida de pecado”. Isso não significa que você tem que ser perfeito, porque ninguém é. Não significa que você nunca mais vai poder cometer um erro, mas sim que deve mudar de postura para cometer menos erros. Cristo quer que você mude, pois como escreveu o apóstolo Paulo em sua segunda Carta aos Coríntios, “Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17)
E antes de terminar essa mensagem, eu quero ler com você um trecho do Salmo 51, onde o rei Davi orou ao Senhor:
“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmos 51:7-10)
Se Davi sofresse com a “Síndrome da Gabriela”,ele não teria sido um homem segundo o coração de Deus e, por consequência, a história da sua vida teria sido outra. Por isso, reconheça os seus erros e peça ajuda ao Senhor para mudar. Deixe o orgulho de lado e comece a viver tudo aquilo que o Senhor tem planejado para você!