O mal que vem para o bem
por: Antonio Júnior
"Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia"(Tiago 5:11).
É muito fácil para nós, lermos a história de Jó e criticá-lo por determinadas decisões que ele tomou em sua vida. Porém, é preciso entender que Jó nunca leu o Livro de Jó. Ele não sabia que a sua vida teria um final feliz. Ele não tinha conhecimento das conversas entre Deus e Satanás. Ele não fazia a mínima ideia do porquê de tudo aquilo estar acontecendo em sua vida. A única coisa que Jó sabia era que, do dia para a noite, as coisas pioraram para ele e sua casa. Ainda assim, ele se manteve íntegro e temente ao Senhor. A Bíblia diz: "Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia".
Deus transformou o mal em bem! Isso, porém, não significa que o mau pode se tornar bom, já que o mau é mau. Mas significa que o Senhor pode trazer o bem apesar do mal. Existem coisas na vida que não compreendemos, mas acontecem mesmo assim. Então, devemos desejar que essas tribulações tragam boas coisas para nós, assim como Paulo escreveu: "Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados" (Hebreus 12:11).
Quando um pai precisa disciplinar seu filho, ele pensa: "Isso vai doer mais em mim do que nele". Mas o filho pensa: "Parece que meu pai tem prazer em me castigar". E é exatamente assim que nos sentimos quando a mão de Deus pesa sobre nós. Isso dói, mas também gera algo bom e é no resultado positivo que devemos focar.
Está escrito:"Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso. Pois ele fere, mas dela vem tratar; ele machuca, mas suas mãos também curam" (Jó 5:17,18).