7 semelhanças entre Moisés e Jesus na Bíblia - (Impressionante)
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 7 semelhanças entre Moisés e Jesus na Bíblia
Sabemos que Deus não mente e que as profecias de sua Palavra, na Bíblia, são confiáveis e verdadeiras. Elas realmente se cumprem!
E entre essas profecias inspiradas pelo Senhor, encontramos uma citada pelo profeta Moisés a respeito do Messias que um dia viria. Veja o que ele falou aos israelitas:
“O Senhor me disse: ‘Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você [Jesus]; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar” (Deuteronômio 18:17,18).
E cerca de 1.200 anos depois, Jesus fez a seguinte declaração:
“Se vocês cressem em Moisés, creriam em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Visto, porém, que não crêem no que ele escreveu, como crerão no que eu digo?” (João 5:46,47).
Por isso, neste vídeo eu vou te mostrar as semelhanças entre Moisés e Jesus, e você ficará surpreso ao ver o quanto as profecias da Palavra de Deus se cumprem! Mas, ante disso... Então vamos lá!
Primeiro vamos ver as semelhanças no início da vida deles:
1) Tanto Moisés como Jesus foram vítimas de tentativa de assassinato quando eram crianças
As Escrituras contam que Faraó, o rei do Egito, estava tão cego pelo poder, que começou a impôr trabalhos forçados aos hebreus, e com medo de que esse povo aumentasse e se voltasse contra os egípcios, decidiu matar todos os bebês do sexo masculino, jogando-os ao rio. Com isso, a mãe de Moisés teve que abandoná-lo, colocando-o em um cesto à beira do rio Nilo para que pudesse escapar da morte. Com isso, ele foi encontrado pela filha do Faraó e adotado por ela (Êxodo 1:22;2:3-10).
1.200 anos depois aconteceu algo semelhante. O Rei Herodes ficou sabendo que havia uma profecia nas Escrituras de que tinha nascido um rei em Israel (Miquéias 5:2). E, cego pelo poder, mandou matar todos os meninos com até dois anos de idade em Belém e nas redondezas. Então um anjo do Senhor apareceu a José e disse para pegar o menino Jesus e sua esposa Maria e fugirem para o Egito (Mateus 2:13,16).
Perceba que tanto Moisés quanto Jesus, foram enviados ao Egito para preservar suas vidas.
2) Tanto Moisés como Jesus tinham um coração manso e humilde
Embora tivesse sido criado como filho na família de um poderoso rei no Egito, as Escrituras dizem que Moisés era um homem muito manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra (Números 12:3). Ele também demonstrou ser muito humilde, ao abrir mãos das riquezas do Egito e da sua posição de destaque para servir a Deus e a Seu povo (Hebreus 11:24-26).
E Jesus também provou ser humilde, quando deixou a sua glória no Céu para se tornar um homem de família pobre, nascido em uma manjedoura. Ele também era manso de coração, pois se submeteu à vontade de Deus durante toda a sua vida, mesmo quando teve que morrer de forma humilhante e dolorosa. Por causa disso, Deus recompensou sua humildade, exaltando-o acima de todos (Filipenses 2:5-9). Ele mesmo disse:
“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” (Mateus 11:29).
3) Tanto Moisés como Jesus jejuaram por 40 dias
No início do seu chamado como porta-voz de Deus, Moisés jejuou 40 dias enquanto estava no monte Sinai, para receber do Senhor os 10 mandamentos (Êxodo 34:28).
E, da mesma forma, antes de começar o ministério, Jesus também jejuou por 40 dias no deserto para, em seguida, começar a ensinar a respeito do Reino de Deus (Mateus 4:2,17).
4) Tanto Moisés como Jesus realizaram milagres
Para provar a Faraó que Moisés era um enviado de Deus, muitos sinais e maravilhas foram realizados por intermédio dele. Além disso, Moisés também precisava mostrar ao povo de Israel que ele veio para libertá-los da escravidão do Egito. Com isso, Deus o usou para abrir o mar Vermelho, e no deserto, também realizou outros grandes milagres (Êxodo 14:21-31; 16:11-18; 17:5-7; Salmos 78:12-54). E, de forma semelhante, Jesus também operou sinais e maravilhas para mostrar que Ele era o Messias - o prometido de Deus que veio para nos livrar da escravidão do pecado. Veja o que Jesus disse quando foi questionado por João Batista a respeito de quem Ele era:
“Ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, João enviou seus discípulos para lhe perguntarem: ‘És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?’ Jesus respondeu: ‘Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres” (Mateus 11:2-5)
5) Tanto Moisés como Jesus foram usados para alimentar a multidão
Quando os israelitas estavam atravessando o deserto através da liderança de Moisés, eles sentiram fome e não tinham o que comer. Com isso, toda manhã Deus enviava um pão do céu, chamado Maná, e à tarde, codornas para alimentá-los com sua carne (Êxodo 16:11-36) De modo semelhante, a Bíblia registra duas ocasiões em que Jesus alimentou milagrosamente uma multidão com poucos pães e peixes (Mateus 14:14-21;15:32-38).
6) Tanto Moisés como Jesus libertaram as pessoas da escravidão
Moisés foi usado por Deus para tirar os israelitas da escravidão do Egito e levá-los à Terra Prometida (Êxodo 12:37-42). E, de forma semelhante, Jesus veio para nos libertar da escravidão do pecado e nos levar para o céu (Gálatas 5:1). Além disso, Cristo ainda nos libertará completamente das influências do diabo e da morte (1 Coríntios 15:24-26).
7) Tanto Moisés como Jesus receberam a tarefa de julgar
As Escrituras dizem que Moisés foi escolhido por Deus para ser o juiz e para criar leis ao povo de Israel (Êxodo 18:13; Malaquias 4:4). E, da mesma forma, Jesus é o nosso Juiz e também nos deixou os seus mandamentos (João 15:10). O próprio Cristo disse:
“O Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou” (João 5:22,23).
CONCLUSÃO
Essas são algumas semelhanças entre Moisés e Jesus que nos mostram o quanto a Palavra de Deus é fiel e verdadeira! Por exemplo:
. Não há relatos de como foi a juventude de Moisés nem de Jesus. Só encontramos detalhes da sua infância e vida adulta;
. Moisés foi frequentemente rejeitado pelo seu povo e isso também aconteceu com Jesus (Atos 7:35 e João 1:11).
. Moisés se tornou pastor de ovelhas (Êxodo 3:1) e Jesus é o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas (João 10:11).
. Moisés trouxe a lei de Deus no Monte Sinai (Êxodo 20:1-31:18; 34: 1-35) e Jesus nos deu a nova lei no Monte das bem-aventuranças (Mateus 5).
. Depois do povo hebreu ter pecado ao fazer o Bezerro de Ouro, Moisés ofereceu sua vida pela salvação do seu povo (Êxodo 32:11), e Jesus também ofereceu sua vida pela salvação de todos nós (Romanos 10:10).
Viu só como a Palavra de Deus é maravilhosa? Realmente, existem muitas semelhanças entre Moisés e Jesus, mas, apesar de Moisés ter sido um servo fiel e o personagem bíblico mais importante do Antigo Testamento, ele foi humano como nós (Hebreus 3:5,6).
Ele serviu como um tipo de mediador da antiga aliança. Mas Jesus é o mediador da nova aliança! A antiga aliança apontava para Cristo, que foi o único que cumpriu todos os mandamentos e não pecou (Mateus 5:17). E, por isso Ele pôde entregar sua vida na cruz em favor dos pecadores, e hoje, o seu sangue nos reconcilia com Deus.
Então, arrependa-se hoje mesmo dos seus pecados e creia que Ele é o seu Senhor e Salvador. Assim você receberá o perdão e a vida eterna ao lado do Pai.
5 dicas para ter um namoro abençoado

As promessas de Deus se cumprem no tempo certo

Jesus ressuscitou para nos salvar

É pecado usar pílula anticoncepcional ou outros métodos contraceptivos?

Como vencer as tentações no deserto

5 motivos errados porque as pessoas namoram e casam

Esteja disposto a mudar pelos seus sonhos

2 atitudes para vencer a ansiedade e inquietação

Pornografia na Bíblia

Não desista da caminhada com Deus

O que significa temor a Deus

É pecado usar maquiagem, brinco, pintar o cabelo e unhas? Veja o que a Bíblia diz!

As 4 leis do amor

Deus converte maldição em bênção

5 pecados que todo cristão não pode cometer no fim dos tempos

A importância da obediência a Deus

É pecado a mulher usar calça comprida? Qual roupa o crente pode usar?

Os sonhos de Deus jamais vão morrer

Parábolas de Jesus | Os trabalhadores da vinha

O botão de rosa | Histórias para reflexão

Por que ele não quer casar comigo?

Jesus espera que você peça perdão

As tribulações geram paciência

Qual a forma certa de falar com Deus?
