O anjo que você nunca ouviu falar - Assista imediatamente

ASSISTA NO YOUTUBE ► O anjo que você nunca ouviu falar - Assista imediatamente

Os anjos são os seres celestiais que mais despertam o interesse das pessoas, inclusive aquelas que não são cristãs. Com poderes sobrenaturais, eles são responsáveis por proteger e guardar a vida dos filhos de Deus e atender às suas necessidades de acordo com as ordens do Pai.

E a Bíblia diz no livro de Hebreus que existem milhares de milhares de anjos no céu (Hebreus 12:22), porém, a Palavra do Senhor nos apresenta os nomes de apenas alguns deles. Três desses nomes são de conhecimento da maioria das pessoas que estudam as Escrituras, mas o quarto nome quase ninguém ouviu falar. E é sobre esses quatro seres que nós vamos falar no vídeo de hoje.

Mas antes eu preciso deixar algo muito claro: os anjos não são espíritos de pessoas que morreram. A afirmação de que as pessoas boas que morrem aqui na terra, se transformam em anjos de Deus, é falsa! A Bíblia é muito clara ao afirmar que nós, seres humanos, e os anjos não fazemos parte da mesma classe de criaturas do Senhor. Leia comigo o que está escrito no Salmo 8:

"Quem é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste: Todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as veredas dos mares.” (Salmos 8:4-8)

Outra coisa que eu quero que você saiba é que entre os seres celestiais que vamos estudar aqui, estão também os anjos caídos que foram expulsos do céu e lançados à terra. E o primeiro anjo que a Bíblia menciona o nome é:

1) Satanás

De acordo com o capítulo 1 do Livro de Gênesis, no segundo dia da criação, depois de já ter feito o dia e a noite, Deus criou o céu. Alguns estudiosos dizem que nesse mesmo dia foram criados os anjos. E entre eles, havia um que impressionava por sua beleza e seu poder. Esse querubim é chamado por muitas pessoas de “Lúcifer”.

Apesar de não encontrarmos esse nome nas Escrituras Sagradas, o seu significado é “Anjo de Luz”, ou “Estrela da Manhã”, como podemos ver no Livro do Profeta Isaías (Isaías 14:12). E por mais que essa história seja bastante conhecida, inclusive entre os não cristãos, muitos não sabem como aquele anjo de luz, que era tão especial, caiu e se tornou Satanás.

A história da queda de Satanás é contada em dois capítulos do Antigo Testamento - Ezequiel 28:17 / Isaías 14:12-15. Ele era um anjo poderoso e cheio de sabedoria e talvez tenha sido o ser mais belo e esplêndido criado por Deus. Esse pode ter sido um motivo de grande honra para esse anjo.

Mas ele não se contentou com tudo o que tinha ao lado do Senhor e deixou que sua beleza e sua alta posição na hierarquia celeste subissem à cabeça. A Bíblia nos mostra em Ezequiel capítulo 28, que Satanás permaneceu perfeito em seus caminhos até que a iniqüidade foi encontrada nele. Veja o que está escrito:

“Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.” (Ezequiel 28:17)

Por causa do seu orgulho, Lúcifer decidiu que queria construir seu trono acima de Deus. E convenceu cerca de um terço dos anjos a apoiá-lo (Apocalipse 12:4). Houve então uma batalha no céu, e os anjos que permaneceram ao lado do Senhor derrotaram os que se rebelaram. Veja o que a Palavra de Deus diz sobre esse momento:

“Houve uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.” (Apocalipse 12:7-9)

O exército de anjos rebeldes não foi suficiente para vencer as hostes celestiais. Os perdedores foram enviados para a terra - daí o termo “anjos caídos”. E, no final dos tempos serão lançados no lago de fogo e enxofre por toda a eternidade.

Não satisfeito com a derrota, Satanás decidiu destruir a raça humana, a mais perfeita criação de Deus. Então, ele se disfarçou de serpente, foi até o Jardim do Éden e convenceu Eva a comer do fruto da árvore do conhecimento, que havia sido proibido por Deus. Assim, o pecado entrou no mundo e o casal perdeu a intimidade com o Criador e foi expulso do paraíso.

E hoje, assim como no passado, Satanás faz tudo o que está a seu alcance para trazer condenação aos seres humanos, desviando-os do caminho da salvação que é oferecida através do sacrifício de Jesus. E a Bíblia diz que para enganar os filhos de Deus ele é capaz até de se transformar em um anjo de luz (2 Coríntios 11:14).

2) Miguel

O Arcanjo Miguel é um dos mais conhecidos e poderosos anjos de Deus. Ele pertence a uma ordem superior entre os anjos, é um ser celeste que atua como mensageiro em missões especiais. Além disso, ele é um grande guerreiro. O Livro de Apocalipse 12:7-9 nos mostra que foi ele quem liderou o exército de anjos contra Satanás.

E outra passagem que chama bastante atenção está no Livro de Judas, que conta que Miguel lutou contra o diabo pelo corpo de Moisés. Perceba que, por mais poderoso que fosse, Miguel mostrou sabedoria ao não difamar o inimigo, mas deixou que Deus o repreendesse. Vamos ler o que está escrito:

“Nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: ‘O Senhor o repreenda!" (Judas 1:9)

Já no Livro de Daniel é relatado que Deus enviou um anjo para entregar uma mensagem ao profeta, porém, o príncipe da Pérsia, que era um agente de Satanás, tentou impedi-lo. Então, Deus enviou o Arcanjo Miguel para ajudá-lo. Veja o que Daniel disse sobre esse acontecimento:

“Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes. E ele disse: ‘Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você’. Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo. E ele prosseguiu: ‘Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia. Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura’". (Daniel 10:10-14)

Todos esses relatos mostram que Miguel realmente é um ser celestial dos mais poderosos.

3) Gabriel

Se Miguel é o anjo das grandes batalhas, Gabriel é o responsável pelas mensagens e missões importantes que Deus entrega às pessoas. Basta lembrar das histórias de Natal que ouvimos desde criança: foi ele quem levou à Maria a notícia de que ela daria à luz ao Filho de Deus.

Porém, essa não foi a primeira aparição de Gabriel na Bíblia. Ele também apareceu para interpretar a visão de Daniel sobre um carneiro e um bode. Gabriel se apresentou na forma de um homem e explicou que a visão era sobre os tempos do fim e que aqueles animais representavam os reinos futuros.

Mais tarde, esse anjo apareceu outra vez a Daniel, trazendo o entendimento de sua visão, após ele orar pedindo perdão pelos pecados de seu povo. Veja o que a Bíblia diz:

“Enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim, voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu e me disse: ‘Daniel, agora vim para dar-lhe percepção e entendimento. Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão” (Daniel 9:21-23).

Em seguida, Gabriel contou a profecia das setenta semanas, anunciando a vinda do Ungido, ou seja, Jesus. E, muitos anos depois, o anjo apareceu ao sacerdote Zacarias quando ele foi oferecer incenso a Deus no templo. Gabriel profetizou a Zacarias que ele e sua esposa teriam um filho chamado João Batista, e que esse filho seria o responsável por preparar o povo para receber o Salvador. Zacarias duvidou da mensagem e como castigo por sua incredulidade, ele ficou mudo até o menino nascer (Lucas 1:19-20).

Seis meses depois de falar com Zacarias, o anjo Gabriel apareceu a uma jovem chamada Maria (Lucas 1:26-28), e disse que ela ficaria grávida e daria à luz o Filho de Deus! Maria não entendeu, por ser ainda virgem, mas Gabriel explicou que o Espírito Santo viria sobre ela.

E agora sim vamos passar para o último anjo nomeado na Bíblia, que a maioria das pessoas nem sabem que ele existe. O seu nome é:

4) Abadom ou Apoliom

Abadom ou Apoliom são os nomes em hebraico e em grego que significa “anjo do abismo”. Esses nomes fazem referência à destruição, e esse anjo é mencionado pelo apóstolo João em Apocalipse 9, durante o toque da 5ª trombeta. Vamos ver o que está escrito sobre ele:

“O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo. Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do abismo. Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra. Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus na testa. Não lhes foi dado poder para matá-los, mas sim para causar-lhes tormento durante cinco meses. A agonia que eles sofreram era como a da picada do escorpião. Naqueles dias os homens procurarão a morte, mas não a encontrarão; desejarão morrer, mas a morte fugirá deles. Os gafanhotos pareciam cavalos preparados para a batalha. Tinham sobre a cabeça algo como coroas de ouro, e o rosto deles parecia rosto humano. Os cabelos deles eram como os de mulheres e os dentes como os de leão. Tinham couraças como couraças de ferro, e o som das suas asas era como o barulho de muitos cavalos e carruagens correndo para a batalha. Tinham caudas e ferrões como de escorpiões, e na cauda tinham poder para causar tormento aos homens durante cinco meses. Tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom, e, em grego, Apoliom.” (Apocalipse 9:1-11)

Lembra do que eu disse no início deste vídeo que Lúcifer perdeu a batalha no céu e foi lançado à terra? Alguns teólogos acreditam que Abadom ou Apoliom seria ele, o próprio Satanás. Porém, essa teoria é pouco provável, afinal de contas, Lúcifer não foi o único que caiu do céu depois da batalha contra o exército de Deus, não é mesmo? Então na verdade, esse é mais um anjo caído que se tornou líder de uma hoste demoníaca que governa o abismo.

Porém, o controle de tudo está na mão de Deus. É Ele quem determina o tempo de abertura e de fechamento do abismo no qual Abadom ou Apoliom aparece como governante. Isso significa que na realidade, Deus é quem detém essa chave, mas de acordo com Seus propósitos divinos, no cumprimento de Seus planos, Ele cede essa chave temporariamente ao diabo. Isso explica porque esse anjo é descrito como rei do abismo em Apocalipse 9.

E, assim como Satanás e seus outros demônios, Abadom ou Apoliom também será derrotado por Cristo no fim dos tempos e passará a eternidade no lago de fogo do inferno, onde haverá choro e ranger de dentes.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados