É pecado jogar videogame? Free Fire, GTA, Resident Evil e outros?

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► É pecado jogar videogame? Free Fire, GTA, Resident Evil e outros?

Hoje quero conversar com você sobre um assunto que gera muitas dúvidas nos cristãos, principalmente nos mais jovens: “é pecado jogar vídeo game ou jogos no celular? Será que isso desagrada a Deus?”

A primeira coisa que você precisa saber é que a Bíblia não condena a diversão. Você pode muito bem se divertir sem ser influenciado pelas coisas ruins deste mundo, mas é preciso vigiar para que a sua comunhão com Deus não seja prejudicada.

Eu não vou te dizer quais jogos são proibidos ou não, porque a Bíblia não é um livro cheio de regras sobre tudo que você pode fazer ou não. Em Gálatas capítulo 5 diz que você é livre para fazer suas escolhas, mas não deve usar essa liberdade para dar lugar à carne (Gálatas 5:13). E há muitos jogos que podem sim, te influenciar a fazer coisas erradas e mudar a sua maneira de pensar, de forma que você comece a achar tudo normal, e sem perceber, começará a perder o interesse pelas coisas de Deus.

Por exemplo: os jogos mais vendidos do mundo são aqueles que têm brigas de gangues, consumo de drogas, pornografia, palavrões, elementos satânicos, cenas de violência extrema, e muito sangue. Será que isso não tem influenciado os jovens de hoje, e até mesmo os cristãos? Faça a sua análise.

Há também outros jogos, conhecidos como RPG’s, que são jogados pela internet e permitem que os participantes criem personagens virtuais para interagirem com milhares de outros jogadores. Você pode escolher quem você quer ser: um mafioso, uma prostituta, um ladrão, um assassino, e por aí vai. Estes são apenas alguns exemplos de personagens que fazem parte desse mundo paralelo. Os jogadores podem fazer coisas que nunca fariam na vida real, e mesmo que você pense que “não tem nada a ver”, Deus está vendo a intenção do seu coração. Veja o que está escrito em Provérbios capítulo 20:

“Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa” (Provérbios 20:11).

Então, se você se gosta muito de jogos violentos e cheios de sensualidade, será que o seu coração está realmente puro? Eu acho que não.

Muitas pesquisas já comprovaram que ficar exposto a cenas de violência deixam as pessoas mais agressivas. No início pode parecer que não, mas com o tempo, assistir muitas cenas de sexo e violência, mesmo que seja só no videogame, prejudicam o “senso moral” da pessoa, e faz com que os desejos carnais invadam sua mente e mudem o seu modo de pensar e de agir.

Por isso, antes de começar a jogar, faça estas duas perguntas:

1) Estou ficando viciado nesse jogo?

Se você notar que está passando muitas horas jogando e isso está afetando seus compromissos, então pare de jogar. Se você não consegue parar sozinho, procure ajuda.

As empresas de jogos fazem de tudo para que o usuário fique viciado e preso ao jogo por muitos meses e até anos. Eu me lembro que, certa vez, instalei um jogo no celular chamado Clash Royale, por indicação de alguns irmãos da igreja. Eu não sou muito ligado a jogos, mas confesso que esse me atraiu bastante. Então comecei a jogar e fui subindo de nível; por fim, eu estava tão viciado que gastei uns R$ 150,00 para melhorar o desempenho dos meus lutadores e só parei depois que percebi que este jogo estava atrapalhando meu casamento e meu relacionamento com Deus. Mas não pense que foi fácil desinstalar esse jogo, porque eu já tinha investido dinheiro e conseguido alcançar um nível bom. Então tome cuidado, pois pode ser que você também esteja passando por isso e Deus não quer que nada ocupe o lugar dEle no seu coração.

A segunda pergunta que você deve fazer é:

2) Esse jogo tem me afastado de Deus?

Um jogo de vídeo game pode ser inofensivo para uma pessoa, mas fazer muito mau para outra. Por isso reflita sobre o que você está jogando e, se pesar a consciência, é melhor parar (Romanos 14:22). Além disso, verifique se esse jogo tem te atrapalhado a orar, ir à igreja, estudar e se dedicar à sua família e amigos.

Eu espero que este vídeo tenha te ajudado e que você saiba jogar com sabedoria. Em vez de escolher um jogo só porque seus colegas dizem que é bom, analise se ele será bom para você. Se for preciso, tenha coragem de falar porque você não vai jogar mais certos jogos e aproveite a oportunidade para evangelizar. Eu tenho certeza que se você priorizar o seu relacionamento com Deus, você será muito mais feliz!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados