Deus não quer escutar isso de você!

ASSISTA NO YOUTUBE ► Deus não quer escutar isso de você!

Nesta mensagem eu quero falar com você sobre um momento em que Deus escolhe não nos escutar. A Bíblia diz que o Senhor está em todos os lugares (Salmos 139:7,8) e que Ele pode ver e ouvir tudo (Salmos 33:13-15). Mas você sabia que há uma diferença muito grande entre ouvir e escutar?

Pois é. Ouvir é um ato não intencional, ou seja, fazemos até mesmo sem querer. Por exemplo, você pode estar dormindo e ouvir o som do seu alarme tocar, ou alguma porta de sua casa bater por causa do vento. Já, escutar significa que você parou e prestou atenção em algum som, ou alguém que te disse algo importante que despertou a sua atenção e interesse.

E você sabia que por mais que Deus ouça tudo o que a gente diz, Ele nem sempre nos escuta? Sim, é verdade. Ele conhece cada palavra ou pensamento que temos, mas Ele prefere ignorar certas coisas. Para você entender melhor isso, eu vou te contar uma história que está no evangelho de Lucas, capítulo 15, onde Jesus contou a parábola do filho pródigo.

Um homem muito rico tinha dois filhos. Certo dia, o filho mais novo pediu ao pai que ele lhe adiantasse a sua parte da herança. Então, o rapaz pegou o dinheiro e saiu de casa. Iludido com toda aquela riqueza, a Bíblia conta que o jovem passou a gastar com todo tipo de coisa errada e, depois de algum tempo, ele ficou sem nada.

Diante de tanta miséria, ele teve que trabalhar em um chiqueiro e precisou comer a comida dos porcos para não morrer de fome. Aquele filho sabia que o único culpado por aquela situação era ele mesmo, e um dia, em meio àqueles animais, ele pensou em voltar para a casa. Ele disse:

“Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados” (Lucas 15:17-19).

Eu fico imaginando o que passou pela cabeça daquele rapaz no caminho de volta. É bem provável que ele estivesse tenso e preocupado, pensando em cada palavra que diria ao pai quando chegasse em casa.

E quando aquele pai o viu de longe, saiu correndo na direção do filho. Eu tenho certeza que o filho pensou: “meu pai deve estar tão chateado comigo que nem vai me deixar entrar em casa. Ele vai vir até aqui fora, me repreender pelo que fiz e me mandar embora”.

Mas a Bíblia conta que, quando o pai chegou até o filho, ele o agarrou, o abraçou e o beijou. Como pai, eu consigo imaginar aquele homem chorando de alegria ao reencontrar o filho que havia ido embora. Então o rapaz disse aquilo que estava no seu coração: "Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho”. (Lucas 15:21)

O filho estava arrependido, mas o pai nem o escutou. Ele simplesmente interrompeu o jovem, olhou para os seus funcionários e disse:

“Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado”. (Lucas 15:22-24)

E a mesma coisa acontece conosco quando voltamos para Deus depois de termos cometido um erro grave. Você está contando para o Senhor tudo o que você fez de errado e como você não merece ser abençoado... “Pai, eu sou muito falho e pecador. Pisei na bola de novo e nem sei nem como o Senhor pode continuar me amando mesmo depois de tudo o que fiz”.

Mas eu posso te dizer uma coisa? Deus está te ouvindo, mas não está te escutando. Sabe por quê? Porque Ele sabe que você não é digno do amor e da misericórdia Dele. Ele te ama independente daquilo que você fez ou deixou de fazer. A Bíblia diz que você foi justificado (Romanos 5:1,9), ou seja, agora você pode caminhar com Deus porque Jesus pagou a dívida dos seus pecados, ao morrer na cruz em seu lugar. Por isso você não precisa ficar se justificando e tentar convencer Deus a te perdoar, porque Ele ignora tudo isso.

Se você quer que o Senhor te escute de verdade, vá até Ele com a linguagem da fé e diga: “Pai, eu creio que a sua misericórdia é maior do que meus erros. Por isso, te agradeço por não usar o meu passado contra mim e por perdoar os meus pecados”.

Meu irmão, não passe pela vida se martirizando, só pensando nos seus erros e falhas. Você pode ter cometido pecados vergonhosos, mas assim como na parábola do filho pródigo, Deus está correndo em sua direção agora mesmo, não para te condenar e nem para te fazer sentir culpado, mas para te amar.

E você sabe quem mais ficaria feliz ao ver você se sentindo culpado e se martirizando o tempo todo? O diabo. Sim. Ele quer que você se condene pelo seu passado e não se aproxime de Deus por causa dos seus pecados. E pode ter certeza: o inimigo fará tudo o que puder para que você se sinta mal e derrotado, afinal de contas, a própria Bíblia o chama de acusador (Apocalipse 12:10).

Ele te lembrará de tudo o que você fez de errado nos últimos anos. Por isso, se alguém está trazendo coisas negativas do seu passado à sua mente, você pode ter certeza que não é Deus. E sabe o que é o pior disso tudo? A maioria das pessoas aceita a condenação do diabo mais fácil do que aceita a misericórdia de Deus. Elas acreditam mais nas mentiras do acusador do que no que Deus diz sobre elas.

Não seja assim! Quando você cometer um erro, vá até Deus e peça perdão. Depois, siga em frente. Não fique remoendo aquela situação, porque o Senhor já te perdoou e decidiu esquecer aquele pecado (Miquéias 7:19; Hebreus 10:17). E quando você volta e pede perdão, vez após vez, Ele já não te escuta mais, porque o sangue já apagou a sua culpa. Agora, tudo o que você tem que fazer é buscar não cometer mais o mesmo erro, para que o pecado não te escravize e te esfrie espiritualmente (Gálatas 5:1).

E tem outra coisa muito importante que devemos aprender: um dos motivos que fez o filho pródigo voltar para a casa do seu pai é que ele sabia quem ele era; sabia a que família ele pertencia. Da mesma forma, quando você entender qual é a sua identidade, isso mudará a sua vida. Quando você entender que você é um filho do Deus Altíssimo, você não se sentirá mais condenado, culpado, derrotado. Veja o que a Bíblia diz:

“Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai” (Romanos 8:14-15)

Então, meu irmão, eu espero que essa mensagem tenha renovado a sua esperança e te faça parar de acreditar nas mentiras que Satanás tem lançado contra a sua vida, dizendo que você fez escolhas muito ruins e que já é tarde demais para voltar aos braços do nosso Pai. Lembre-se disso sempre: Deus não age de acordo com a nossa culpa; Ele se move de acordo com a nossa fé. Então siga em frente e não olhe para trás. Deus te abençoe.


star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados