5 pecados comuns que cometemos sem perceber - (O 5º é muito comum)

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 pecados comuns que cometemos sem perceber

Lutar contra o pecado é realmente algo muito difícil. E o problema já começa em como as pessoas definem o pecado. Para alguns, se alguém não mata, não rouba e não bebe, então não está pecando. Já outros vão além disso e identificam o pecado como uma transgressão dos Dez Mandamentos. E isso já é algo desanimador, pois quem pode dizer que nunca mentiu ou usou o nome de Deus em vão? É por isso que precisamos da graça de Deus, pois, sem ela, jamais conseguiríamos ser salvos (Efésios 2:8,9). Isso não significa que podemos continuar pecando e não mudar de vida. A Bíblia nos mostra que devemos fugir dos nossos desejos malignos (2 Timóteo 2:22). E o apóstolo Paulo escreveu a seguinte mensagem aos cristãos:

“Não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.” (Romanos 6:12-14)

Como filhos de Deus, devemos evitar todo tipo de pecado. Mas, será que estamos cientes de cada um dos pecados que cometemos contra o Senhor? Não! E quem nos mostra isso é o rei Davi. Veja o que ele disse:

“Quem pode discernir os próprios erros? Senhor, absolve-me daqueles que eu desconheço!” (Salmos 19:12)

Às vezes, os pecados que consideramos mais graves, não são os que causam maior dano em nossa vida espiritual, justamente porque buscamos evitá-los ao máximo. Mas, aqueles pecados imperceptíveis podem ser os que mais nos prejudicam.

Por isso, no vídeo de hoje, eu vou te mostrar 5 pecados muito comuns que cometemos sem perceber. E também vou te ensinar como vencer cada um deles, para que você não seja dominado pelo mal e não desagrade ao Senhor.

1º Pecado: Medo

O medo é uma das armas mais perigosas que o inimigo usa contra nós. A preocupação, a ansiedade e o medo podem nos impedir de confiar em Deus e nos fazer tomar decisões erradas - e é por isso que ele se torna um pecado, pois damos ao medo o controle que só o Senhor pode ter em nossa vida.

Porém, por mais que a Bíblia diz que não devemos ter medo, isso nem sempre acontece, principalmente quando precisamos tomar decisões importantes e não sabemos o que pode acontecer. E isso é normal. Todo ser humano tem medo do desconhecido, mas, o que nós não podemos permitir é que ele se torne maior do que a nossa fé.

E uma ótima maneira de não cometer o pecado do medo é se lembrar que não existe nada maior e mais poderoso do que Deus e que, se você confiar em Sua fidelidade e em Seu amor, Ele cuidará de você. Talvez você não possa vê-Lo hoje, mas Ele está bem aí do seu lado. Veja o que o próprio Deus nos diz através do profeta Isaías:

“Você é meu servo; eu o escolhi e não o rejeitei. Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:9,10)

2º Pecado: Zona de conforto

Quem não gosta de estar na zona de conforto, não é mesmo? Nós gostamos que as coisas continuem do jeito que estão e pronto! Um dos principais sinais de que estamos na zona de conforto é quando não tomamos decisões ou assumimos responsabilidades que possam nos causar algum tipo de desconforto.

Mas por que isso seria um pecado? Porque é impossível cumprir o chamado de Deus e levar a Palavra às pessoas sem deixarmos a nossa zona de conforto. O apóstolo Paulo disse que o evangelho é o poder de Deus para a salvação. Ou seja, ele é capaz de transformar a vida das pessoas e restaurar famílias, mas quando você está na zona de conforto, ao invés de sentir o desejo de compartilhar do amor de Deus, você se satisfaz simplesmente por ter ido à igreja e por achar que já cumpriu o seu papel como cristão.

E a melhor forma de vencer o pecado da zona de conforto é lutando contra a sua carne e se unindo com pessoas motivadas, que tem andado com Deus. Veja o que a Bíblia diz:

“Pensem nisto: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17)

3º Pecado: Preocupação

O ser humano é preocupado por natureza. Nós nos preocupamos com as contas a pagar, com os problemas do dia a dia, com os nossos relacionamentos, com a nossa saúde e até com o que as pessoas pensam sobre nós. Até aí, tudo bem. O problema acontece quando a preocupação nos convence de que temos que cuidar de tudo sozinho.

O pecado não está na preocupação em si, mas na falsa sensação que ela pode nos trazer de que estamos no controle de tudo, quando na verdade esse papel é de Deus. É por isso que o apóstolo Pedro escreveu:

“Humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:6,7)

Deus não quer que carreguemos nossos fardos sozinhos. Por isso, precisamos orar e lançar sobre Ele tudo o que aflige a nossa alma. Veja o que Jesus disse:

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Se Ele cuida dos pássaros, não vai cuidar de nós? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6:26,27)

Cristo quis dizer que não devemos nos preocupar, porque isso não nos leva a lugar nenhum. Eu costumo dizer que a preocupação é como uma cadeira de balanço. Você pensa que está em movimento, mas, na verdade não saiu do lugar. Eu sei que é mais fácil falar do que praticar, mas todos nós conseguimos viver em paz e comunhão com Deus, se criarmos o hábito de entregar tudo nas mãos Dele. Veja o que a Bíblia diz:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)

4º Pecado: Gula

Geralmente associamos a gula à falta de controle na hora de comer. Porém, ela é muito mais do que um exagero ou coisa do tipo - ela é uma condição do coração. Não há nada de errado em gostar de se alimentar bem... Não é isso!

Quando somos glutões (que é o mesmo que guloso), tentamos ocupar com a comida e a bebida o vazio que só Deus pode preencher. E isso tira o nosso foco de Jesus, que é quem nós realmente precisamos. É aí que o pecado se esconde! Junto com a gula provavelmente encontraremos a idolatria à comida, o egoísmo e a embriaguez, coisas que o Senhor odeia. Veja o que está escrito em Gálatas 5:

“As obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facçõese inveja; embriaguez, glutonaria e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21)

Podemos vencer a gula através do domínio próprio e com a ajuda de Deus. Domínio próprio é o poder de dizer “não” ao excesso e é um fruto do Espírito Santo em nossa vida (Gálatas 5:22,23). Então peça domínio próprio a Deus e, se sentir necessidade, faça um jejum até que você volte a controlar seus impulsos.

5º Pecado: Indiferença

À medida que os anos passam em nossa caminhada cristã, temos cada vez mais certeza de que Deus nos ama e que nada pode nos afastar do amor Dele. E, realmente, Jesus disse que de maneira alguma Ele nos lançaria fora (João 6:37). O problema é que, podemos nos acomodar e nos esfriar espiritualmente por começarmos a considerar o amor de Deus como algo superficial.

E é aí que habita o pecado da indiferença. Quando isso acontece, passamos a ignorar as bênçãos e o cuidado de Deus e achamos que não precisamos mais buscá-Lo em oração e adorá-Lo. Além disso, podemos cometer vários outros pecados por acharmos que já somos salvos, amados por Deus e que Ele jamais nos abandonaria.

E a melhor forma de vencer esse pecado é nos lembrar diariamente de tudo o que Deus já fez e faz por nós, e que Cristo pagou um alto preço na cruz para que hoje pudéssemos ser livres do pecado e da condenação eterna. Veja o que o rei Davi disse:

“Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos! É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão.” (Salmos 103:1-4)

Conclusão

O que torna esses 5 pecados tão prejudiciais é que muitos de nós nem mesmo percebemos que os cometemos ou cremos que esses pecados não têm o mesmo poder de outros. No entanto, isso está longe de ser verdade. Esses pecados tiram de nós a capacidade de crer e confiar em Deus e nos impedem de falar do amor Dele para as outras pessoas.

Lembre-se: Deus sempre está com os ouvidos inclinados para você, mas quando o pecado te domina, ele te afasta do Senhor e interrompe a sua relação com Ele. Porém, se você já se arrependeu, não há motivos para pensar que Deus não está com você e que não responde suas orações. Ele está ouvindo e fará tudo no tempo certo. Então não aceite as acusações do diabo, em vez disso, tome posse do perdão e creia que Deus está com você. Ele se agrada daquele que, mesmo sendo falhos, reconhecem suas fraquezas e seguem firmes na caminhada cristã.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados