O anjo que matou 185 mil soldados em um só dia - (Impressionante)
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► O anjo que matou 185 mil soldados em um só dia
Os anjos são seres espirituais que servem a Deus. A Bíblia nos mostra que, desde o início dos tempos, o Senhor envia os Seus anjos para transmitir mensagens importantes à humanidade e ajudar a fortalecer Seus filhos nas batalhas espirituais contra os principados e potestades do mal aqui na Terra.
Além disso, vemos nas Escrituras muitas situações em que Deus agiu através de Seus anjos para operar grandes livramentos. E hoje eu vou te contar uma das histórias mais impressionantes de toda a Bíblia, onde um único anjo matou 185 mil soldados de um exército inimigo em apenas um dia. Esse relato mostra o quanto Deus é fiel com aqueles a quem Ele ama.
Há cerca de 700 anos, antes de Cristo, havia um rei de Judá chamado Ezequias. Filho do rei Acaz, ele assumiu o trono aos 25 anos de idade. Ezequias era muito temente e fiel ao Deus de Israel e um dos seus primeiros atos como líder de sua nação foi acabar com todo o tipo de idolatria, proibindo o culto a deuses pagãos, que era muito comum naquela época. Além disso, ele purificou o templo de Jerusalém e estabeleceu a verdadeira adoração ao Senhor.
E Ezequias não ficou conhecido apenas pelo seu temor ao Senhor, mas também pela forma com que Deus agiu em sua vida. Certa vez, ele ficou muito doente e, por isso, recebeu a visita do profeta Isaías, que lhe disse:
“Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará". (2 Reis 20:1)
Então, Ezequias sentiu uma profunda tristeza, virou seu rosto para a parede e chorou muito, pedindo a Deus mais tempo de vida. O profeta Isaías, que já estava próximo ao portão de saída, retorna para a presença de Ezequias por ordem de Deus e lhe diz que o Senhor lhe daria mais quinze anos de vida, e ainda deu a ele um sinal fazendo atrasar dez graus na sombra do relógio solar construído pelo rei Acaz.
E agora que você já sabe quem foi o rei Ezequias e o quanto Deus era bom com ele, vamos à história do anjo que matou milhares de soldados em um só dia.
A Assíria, uma das nações vizinhas de Israel, era considerada a mais poderosa do mundo. O exército daquele país era formado por guerreiros famosos pela crueldade com que tratavam os seus inimigos e por onde passava o rastro de sangue e de destruição. Ele já tinha conquistado o reino de dez tribos de Israel e também queria conquistar o reino de duas tribos de Judá. Senaqueribe, o rei da Assíria, foi invadindo as cidades de Judá uma por uma. Mas a cidade que ele mais queria era Jerusalém.
E Ezequias se sentiu ameaçado e encurralado com essa tentativa, por isso, até tentou convencer Senaqueribe a desistir de invadir Jerusalém lhe oferecendo um tributo muito grande. Para pagar o tributo ao rei assírio, o líder de Judá usou os tesouros do Templo e do palácio em Jerusalém. Em 2 Reis 18 está escrito:
“Ezequias, rei de Judá, enviou esta mensagem ao rei da Assíria, em Láquis: ‘Cometi um erro. Para de atacar-me, e eu pagarei tudo que exigires’. O rei da Assíria cobrou de Ezequias, rei de Judá, dez toneladas e meia de prata e uma tonelada e cinquenta quilos de ouro. Assim, Ezequias lhes deu toda a prata que se encontrou no templo e na tesouraria do palácio real. Nessa ocasião Ezequias, rei de Judá, retirou o ouro com que havia coberto as portas e batentes do templo do Senhor, e o deu ao rei da Assíria.” (2 Reis 18:14-16)
Mas Senaqueribe, através de seu mensageiro, afrontou a Ezequias e ao Senhor. Ele afirmou que assim como os deuses das cidades que ele havia conquistado não puderam impedi-lo, o Deus de Israel também não poderia impedir que ele tomasse Jerusalém. Veja o que o rei da Assíria escreveu em sua carta ao líder de Judá:
“Não deixe que o Deus no qual você confia o engane quando diz: ‘Jerusalém não será entregue nas mãos do rei da Assíria’. Com certeza você ouviu o que os reis da Assíria têm feito a todas as nações, e como as destruíram por completo. E você acha que se livrará? Acaso os deuses das nações que foram destruídas pelos meus antepassados os livraram: os deuses de Gozã, de Harã, de Rezefe e dos descendentes de Éden, que estavam em Telassar? Onde estão o rei de Hamate, o rei de Arpade, o rei da cidade de Sefarvaim, de Hena e de Iva?" (Isaías 37:10-13)
Diante dessa ameaça, Ezequias temeu, mas, mesmo assim, decidiu confiar no Senhor e apresentou em oração aquela situação diante de Deus clamando por Sua misericórdia. Então o Senhor lhe respondeu através do profeta Isaías e prometeu livrar o Seu povo e julgar a Assíria. Assim diz a Palavra do Senhor:
“Então Isaías, filho de Amoz, enviou uma mensagem a Ezequias: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a sua oração acerca de Senaqueribe, rei da Assíria.Esta é a palavra que o Senhor falou contra ele: A virgem cidade de Sião despreza e zomba de você. A cidade de Jerusalém meneia a cabeça enquanto você foge. De quem você zombou e contra quem blasfemou? Contra quem você ergueu a voz e, contra quem levantou seu olhar arrogante? Contra o Santo de Israel!’ ‘Por isso assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: ‘Ele não entrará nesta cidade e não atirará aqui uma flecha sequer. Não virá diante dela com escudo nem construirá rampas de cerco contra ela. Pelo caminho por onde veio voltará; não entrará nesta cidade’, declara o Senhor. ‘Eu defenderei esta cidade e a salvarei, por amor de mim e por amor de Davi, meu servo!" (Isaías 37:21-23; 33-35)
E foi exatamente isso o que aconteceu. Naquela mesma noite, enquanto Senaqueribe estava com seu numeroso exército do lado de fora de Jerusalém, pronto para atacar o povo de Deus e destruir a cidade e o templo, o Senhor enviou o Seu anjo que matou 185 mil soldados assírios. Que milagre fantástico, não é mesmo!? Todos aqueles homens, que passaram suas vidas sendo treinados para matar, foram derrotados por um único ser celestial.
E quando o povo de Judá despertou pela manhã, encontrou todos os milhares de cadáveres no acampamento assírio. Diante do tamanho poder de Deus, o rei da Assíria não teve outra escolha a não ser fugir para nunca mais voltar. E mais: a Bíblia conta que, tempos depois, enquanto adorava um de seus deuses pagãos, Senaqueribe foi morto à espada pelos próprios filhos, enquanto Ezequias e Judá continuaram a prosperar.
Conclusão
Ezequias era um homem temente a Deus e fez com que o povo de Judá, que tinha se afastado do Senhor, se voltasse para o Seu caminho. E foi esse ato de arrependimento e fé que fez com que Deus guardasse Jerusalém e as pessoas que lá viviam. E, da mesma forma com que o Senhor enviou um anjo para matar 185 mil soldados assírios, Ele também pode usar o seu exército celestial para te guardar e lutar nas suas batalhas. Não foi por acaso que o salmista disse:
“O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Salmos 34:7,8)
Ame ao Senhor de todo o seu coração e confie nEle com todas as suas forças, assim como Ezequias fez, e você verá o poder de Deus agir em sua vida como agiu na vida do povo de Jerusalém. Afinal, Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Deus te abençoe!
A culpa revela quem é você

5 verdades sobre o perdão

A rosa e o cacto | Histórias para reflexão

Parábolas de Jesus | O rico insensato

Jesus, o bom pastor

Eu posso orar a Deus quando estou com raiva, mágoa e vontade de pecar?

O filho pródigo | Parábolas de Jesus

5 pedidos de oração que Deus atende! (O 4º é muito importante)

Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa

5 atitudes que Deus espera de você hoje

Como ser íntimo de Deus assim como Jesus -

Deus perdoa os seus erros do passado

4 maiores mentiras sobre Jesus - Você vai ficar chocado!

As promessas de Deus para os filhos pródigos

A vida é mais curta do que imaginamos

Deus te ama muito e se importa com você

Sua árvore voltará a florescer

Batismo por imersão ou aspersão: qual é mais bíblico?

Mensagem para um coração partido

Deus nunca frustra a sua fé

A alegria de ser usado por Deus

Deus tem o tempo certo para cada coisa

Você tem o poder da escolha

A diferença entre provação e tentação
