Eva não foi a primeira mulher de Adão? - Conheça a história de Lilith

ASSISTA NO YOUTUBE ► Eva não foi a primeira mulher de Adão? - Conheça a história de Lilith

A história de Adão e Eva com certeza é uma das mais conhecidas de toda a Bíblia. Até mesmo aqueles que não têm muito conhecimento da Palavra de Deus já ouviu alguma vez sobre o primeiro casal criado pelo Senhor que viveu no Jardim do Éden até ser enganado pela serpente ao comer do fruto que Deus havia proibido.

Porém, existe um mito que ficou muito popular na Idade Média e que ainda é debatido por ateus e críticos da Bíblia: é o de que Eva não teria sido a primeira mulher criada por Deus para ser companheira de Adão, mas sim Lilith, uma personagem cercada de muitos mistérios e que desperta a curiosidade das pessoas até os dias de hoje.

E é exatamente sobre ela que vamos falar no vídeo de hoje. Afinal de contas, quem foi Lilith? Será que ela realmente existiu? Por que Deus a expulsaria do Paraíso e criaria Eva como sua substituta? Vamos ver a seguir:

Existe uma história criada há muitos séculos de que Adão teve outra mulher chamada Lilith. E muitas pessoas usam esse conto para contestar a Bíblia. E para afirmar essa história, eles usam uma frase que Adão disse a Deus logo depois de acordar e ver Eva pela primeira vez. Veja o que está escrito:

“O Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: ‘Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". (Gênesis 2:21-23)

Quando Adão diz: “esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne”, será que ele quis dizer que havia uma outra mulher que não era osso dos seus ossos? E essa mulher poderia ser Lilith? Para essas pessoas que duvidam do conteúdo da Palavra de Deus, sim, eles acreditam nisso. E eles ainda usam mais um texto bíblico para confirmar a ideia de que Eva foi a segunda companheira de Adão. Vamos tentar entender o raciocínio deles:

No primeiro capítulo do Livro Gênesis diz que o Senhor criou “homem e mulher” a Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27). Mas no capítulo seguinte, apenas Adão é mencionado. Ele é visto como alguém que não tinha uma companheira, por isso, Deus criou Eva para ajudá-lo. Então, onde foi parar a mulher do primeiro capítulo, já que é somente mais tarde, no segundo capítulo, que Eva é criada e logo depois recebe seu nome? São essas inconsistências quem reforçam a ideia de que Lilith foi retirada da história.

E tem mais uma coisa, eles dizem que ela deixou o Jardim do Éden porque não cumpriu o plano de Deus em ser uma ajudadora de Adão. Segundo a teoria, ela teria se rebelado porque não queria ter uma posição inferior ao homem e não aceitava ser dominada por ele. E então, a crise entre o casal chegou ao seu ponto mais alto depois que Lilith teria se negado a deitar por baixo de Adão na hora da relação sexual e por isso foi embora.

Mas a história ainda continua. Deus teria enviado três anjos para convencer Lilith a voltar para o Éden e se submeter a Adão, mas ela escolheu rejeitar essa reconciliação. Diante disso, o Senhor decidiu puni-la, transformando-a em um demônio. Adão teria ficado sozinho e triste, então Deus criou outra mulher para ser sua companheira. Eva foi criada a partir da costela de Adão, diferente de Lilith, e aceitou sua posição de submissão ao marido. Algumas histórias ainda acrescentam que Lilith foi a serpente que convenceu Eva a comer do fruto proibido. Ela tinha ciúmes de Eva e Adão, por isso decidiu destruí-los, levando-os a pecar e serem expulsos do Paraíso.

E diante de tudo isso, a pergunta que fica é: será que Adão realmente teve outra mulher? E a resposta é “NÃO”! A história de Lilith como primeira mulher criada por Deus é apenas um mito para lançar dúvidas a respeito da Palavra de Deus e convencer as pessoas de que Ele esconde coisas importantes dos Seus Filhos. Mas isso está longe de ser verdade. Veja o que o salmista disse no Salmo 119 sobre a Palavra de Deus:

“A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas.” (Salmos 119:160)

A verdade, meu irmão e minha irmã, é que as pessoas usam algumas brechas para distorcer os relatos bíblicos. O fato de vermos, no capítulo 1 de Gênesis, que Deus criou homem e mulher à Sua semelhança e que, no capítulo 2 Adão estava sozinho, não quer dizer que existiu uma mulher antes de Eva, pois nem tudo o que está registrado na Bíblia tem uma sequência cronológica exata.

Afirmar que Lilith existiu baseado nessas passagens não tem sentido algum, pois se fosse assim, poderíamos acreditar que Deus também havia criado outro homem antes de Adão, porque só depois desse texto, no capítulo 2, é que vemos a criação do homem. Então, o que a Bíblia narra no final do 1º capítulo de Gênesis, na verdade, é um resumo da criação do ser humano.

E tem mais: quando Adão afirma que Eva era sim, osso de seus ossos e carne de sua carne não significa que existiu outra mulher antes dela e que a primeira não era tão boa quanto a segunda. Para afirmar isso, basta que compreendamos o contexto desse diálogo do homem com Deus. Veja o que está escrito em Gênesis 2, versículo 20:

“Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.” (Gênesis 2:20)

Repare que cada espécie de animal tinha o seu macho e sua fêmea e, ao nomear cada um deles, Adão percebeu que somente ele em todo o Éden não tinha um par. É como se Adão tivesse sentido uma carência emocional, e isso é algo que faz parte da natureza humana. Era como se ele procurasse alguém como ele para lhe fazer companhia, mas não encontrasse.

Vendo isso, Deus disse que não era bom que o homem estivesse só, e que por isso, faria para ele alguém que auxiliasse e lhe correspondesse (Gênesis 2:18). Foi por isso que Adão disse que Eva, sim, era osso de seus ossos e carne de sua carne, pois havia recebido do Senhor alguém semelhante a ele.

E, por fim, a teoria de que Lilith seria a serpente que enganou Eva e a fez comer o fruto proibido da árvore do conhecimento é tão mentirosa quando o resto dessa história. Afinal de contas, a Bíblia diz claramente que quem levou a mulher a desobedecer a ordem do Senhor foi o próprio Satanás (Apocalipse 12:9).

Tudo isso significa, meus irmãos, que não há motivo nenhum para alimentar essa crença mentirosa de que Lilith foi a primeira mulher de Adão. Essa é uma discussão que só tem como objetivo colocar a Palavra de Deus em descrédito e tirar o foco das pessoas do que realmente importa: a salvação em Jesus Cristo. E o apóstolo Paulo já sabia que isso aconteceria. Vamos ver o que ele escreveu em uma de suas Cartas a Timóteo:

“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.” (2 Timóteo 4:2-4)

Então, vamos focar somente na Palavra de Deus e vigiarmos para que não sejamos enganados com falsos ensinamentos.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados