6 erros comuns que as pessoas cometem ao orar
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 6 erros comuns que as pessoas cometem ao orar
A oração é a melhor maneira de falarmos diretamente com Deus e crescermos no relacionamento com Ele. A Bíblia nos diz em diversas passagens que nós devemos clamar ao Senhor em oração e confiar Nele em qualquer circunstância. E Jesus nos deixou uma promessa maravilhosa sobre o poder da oração, em Mateus 7. Veja o que Ele disse:
"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:7-11)
A nossa vida espiritual está diretamente ligada à qualidade da nossa oração. E a oração tem o poder de mudar não apenas as pessoas, mas também as circunstâncias ao nosso redor. Ela também tem o poder de nos mudar de dentro para fora. Basta que nós saibamos orar do jeito certo.
E você pode estar se perguntando agora qual é a maneira correta de fazer uma oração. Será que podemos orar enquanto tomamos banho ou vamos ao banheiro? Será que devemos sempre orar em voz alta ou em silêncio? Podemos falar com Deus enquanto estamos deitados ou caminhando, ou temos que sempre nos ajoelhar?
Bem, na verdade, isso pouco importa. Não existe um lugar, uma situação ou até mesmo uma posição corporal para entrarmos na presença do Senhor em oração. O que importa realmente é a intenção do nosso coração e a nossa sinceridade e humildade diante do Pai. Porém, existem alguns erros que as pessoas cometem no momento de orar que nós não devemos cometer, porque isso pode nos atrapalhar o nosso relacionamento com Deus.
E por isso, neste vídeo, eu vou te mostrar 6 erros que as pessoas costumam cometer durante a oração que, muitas vezes, fazem com que Deus não atenda ao nosso clamor. E o pior: acabam enfraquecendo a nossa fé e desestabilizando a nossa vida espiritual.
1º Erro: Orar com o coração ansioso ou preocupado
A preocupação e a ansiedade são sentimentos cada dia mais comuns na vida das pessoas. Nos preocupamos com o nosso trabalho, a nossa família, a nossa qualidade de vida... Além disso, vivemos ansiosos porque não sabemos se amanhã teremos dinheiro para pagar as nossas contas e colocar o pão em nossa mesa.
E o problema é que toda essa inquietação e essa angústia que tomam conta do nosso coração nos atrapalham demais no momento em que tentamos deixar as coisas do mundo em segundo plano para falar com Deus - isso quando nos lembramos Dele, pois, muitas vezes, somos tomados por tantas coisas e problemas que acabamos nos esquecendo de conversar com o nosso Pai.
É por isso que temos visto tantas pessoas depressivas em nossa sociedade. Muitas delas até conseguem conquistar algum status e bens materiais, porém, por dentro, estão tristes e vazias. Isso porque a vida espiritual delas foi totalmente comprometida pela ansiedade e a preocupação. Elas estão tão longes do Senhor que nem conseguem mais buscá-Lo em oração.
Mas não é isso que o Senhor espera de nós! Ele quer que nos coloquemos diante da Sua presença com o coração confiante e cheio de fé, independente das lutas que estejamos travando. Vamos ver o que o apóstolo Paulo disse:
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)
Deus conhece os nossos problemas, dificuldades e limitações. Ele sabe de cada uma de nossas preocupações. Por isso Ele espera que sejamos sinceros e contemos tudo para Ele, mesmo quando estamos tendo dificuldade em confiar e ter fé. Eu tenho certeza que Ele vai te ouvir e acalmar seu coração!
2º Erro: Orar sem confiar na vontade de Deus
Devemos sempre ter em mente que Deus tem planos para nossas vidas, mas a Vontade Dele nem sempre está de acordo com nossos desejos. Em João 15:7 Jesus disse:
“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” (João 15:7)
Então isso significa que se dissermos a Deus o que queremos, Ele vai nos dar? Não exatamente. Se você está se perguntando porque as coisas não estão indo de acordo com seus planos, aqui está a resposta: você não está vivendo a vontade de Deus! Você está pedindo algo diferente do que o Senhor pretende te dar - e o pior: você fica irritado com isso!
Mas a Bíblia nos garante que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável para nós, então, você precisa começar a orar confiando que o desejo e os planos de Deus para você sempre serão muito melhores e maiores que os seus!
Na passagem que acabamos de ler, é importante percebermos que a palavra “permanecer” significa ‘viver, habitar e permanecer dentro’. Quando você tem um relacionamento íntimo com Deus, você começa a conhecer Seu coração e a ter uma noção mais clara das coisas pelas quais deve orar e qual é a vontade Dele para você. A partir daí, tudo fica mais fácil e você começa a viver mais feliz.
3º Erro: Orar sem glorificar a Deus
Seja sincero: pra que você ora? É somente para receber bênçãos ou para honrar ao nome do Senhor? Se você escolheu a primeira opção, saiba que você está no caminho errado e Deus não te ouvirá (Tiago 4:3). Isso porque uma das questões mais importantes que enfrentamos na oração é se o nosso pedido é para nosso próprio interesse egoísta, orgulho ou realização, ou se é realmente para a glória de Deus. Por mais que peçamos algo ao Pai, o objetivo desse pedido sempre deve ser para glorificá-Lo.
E foi exatamente isso que o rei Ezequias fez quando ficou sabendo que um grande exército inimigo invadiria Israel e atacaria a nação. Desesperado e sem tem mais a quem recorrer, ele orou:
“Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus". (2 Reis 19:19)
As respostas às orações devem honrar a Deus e glorificá-Lo. Esta é uma das principais razões pelas quais sempre terminamos as nossas orações dizendo “em nome de Jesus”. E como já vimos, Cristo garantiu aos discípulos que tudo lhes seria dado se eles permanecessem no Senhor. Então, não se esqueça: a oração que é oferecida em nome de Cristo e para a glória Dele é a oração que Deus pode responder.
4º Erro: Focar somente na bênção material
Nós, cristãos, temos a mania de dizer que somos “abençoados” quando as coisas vão bem em nossa vida. Sem que a gente perceba, comparamos esses momentos felizes ou de sucesso pessoal com Deus derramando bênçãos sobre nós.
E, sim, isso faz parte das coisas boas que o Senhor tem para a nossa vida. Mas esses prazeres não são a maior prioridade de Deus. Por mais que seja bom recebermos bênçãos, nós não devemos achar que o poder de Deus se resume a isso. Veja o que o apóstolo Paulo disse:
“O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.” (Romanos 14:17,18)
Isso significa, meu irmão, que focar todas as suas orações nas bênçãos materiais que Deus pode te oferecer é um erro muito grave. Existem coisas mais importantes que o Senhor derrama sobre a sua vida, como a unção do Espírito, a nossa saúde, os livramentos diários, a força para seguir em frente nos momentos difíceis e, principalmente, a salvação conquistada por Cristo na cruz. Lembre-se: existem mais bênçãos sobre a sua vida do que você pode imaginar. Então seja grato!
5º Erro: Orar de forma religiosa
Existem pessoas religiosas que acreditam que se não dissermos todas as palavras certas, não estivermos na posição correta ou no lugar adequado, Deus não ouvirá as nossas orações. Porém isso é uma grande mentira e vai contra os ensinamentos da Bíblia.
Entenda isso de uma vez por todas: Deus não responde nossas orações com base em quando oramos, onde estamos ou em que posição nosso corpo está. As escrituras garantem isso. Leia comigo o que está escrito em 1 João 5:
“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.” (1 João 5:14,15)
A oração não é uma fórmula mágica, em que você diz as "palavras certas" e pronto. Ela também não tem que ser a repetição de uma reza que foi repassada de geração em geração, como se aquilo fosse o único jeito de se aproximar de Deus. Foi por isso que Jesus disse:
“E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” (Mateus 6:7,8)
Orar significa conversar com o Senhor, ser íntimo Dele, sem grandes formalidades, como se estivéssemos diante de alguma autoridade aqui na Terra. Deus é o Rei do Universo, o Senhor dos senhores, mas, acima de tudo, Ele é o nosso Pai e o nosso melhor amigo.
6º Erro: Não ouvir a voz de Deus
Esse é, com certeza, o erro mais comum que o cristão comete quando vai orar. Nós estamos tão preocupados em falar para Deus sobre as nossas lutas, as nossas ansiedades, os nossos problemas e os nossos desejos que nos esquecemos do mais importante: de ficar em silêncio para ouvir o que Deus tem a nos dizer. Veja o que Jesus falou sobre isso:
“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.” (João 5:24,25)
Ouvir ao Senhor é algo que exige disciplina e prática. É muito difícil ouvir a voz de Deus quando estamos ouvindo todas as outras vozes ao nosso redor. Por isso, é importante ficarmos mais atentos ao nosso “eu interior”, pois Deus quer falar ao nosso coração e trazer pensamentos e ideias na nossa mente, sobre algo que Ele quer que façamos, por exemplo.
E, além da oração, Deus fala conosco o todo momento através da Bíblia, que foi escrita por homens inspirados pelo Seu Espírito. A única coisa que precisamos fazer é decidir falar menos e ficar mais atento ao que o Senhor quer nos dizer.
Conclusão
A oração é uma das principais formas de se ter um relacionamento íntimo com Deus. A Bíblia diz que a oração de uma pessoa obediente e que ama ao Senhor, é poderosa e eficaz (Tiago 5:16). Por isso, busque ser fiel e não cometa esses erros quando você for orar, porque eles com certeza irão atrapalhar a sua comunicação com Ele.
Deixe seus filhos verem Deus em você

5 maneiras de diferenciar a voz de Deus da voz de Satanás

Parábolas de Jesus | O juiz iníquo e a viúva

Aprenda a amar as pessoas que não servem a Deus

Alimentando Jesus com a sua vida

Receba o perdão de Deus

Como se libertar do pecado

Se as lutas estão aumentando é porque sua vitória está chegando

Como vencer as tentações no deserto

Bom samaritano

Não queira resolver tudo sozinho

5 coisas que você precisa saber sobre Satanás e seus demônios - Palavras de Fé

Você tem valor para Deus

4 atitudes negativas que podem destruir sua vida

Algo sobrenatural está acontecendo com os animais? - Ovelhas andando em círculos

Vai valer a pena | Histórias para reflexão

Ore continuamente

5 pecados que todo cristão não pode cometer no fim dos tempos

Devemos ter medo de Deus?

Oração da noite - Fale com Deus para dormir bem - Pastor Antonio Junior

Por que a Bíblia diz que devemos ter o temor a Deus?

Nunca deixe de orar

Estou em pecado, e agora? Deus vai me abandonar?

O perdão inicia o processo de cura
