Devo pedir a Deus e esperar a resposta ou devo agir?

ASSISTA NO YOUTUBE ► Devo pedir a Deus e esperar a resposta ou devo agir?

Muitas vezes ficamos em dúvida se devemos apenas pedir a Deus e ficar esperando a resposta, ou se devemos fazer a nossa parte. Algumas pessoas acham que se tomarem alguma atitude, estarão demostrando que não confiam no Senhor. Já outras, acham que Deus não irá fazer nada por elas, e que precisam resolver tudo sozinhas. 

É verdade que o Senhor é quem cuida de tudo e nos abençoa. Mas mesmo assim, Ele espera a nossa dedicação, e usa o nosso esforço no trabalho, na família, no ministério para nos abençoar e abençoar outras pessoas por meio de nós.

No evangelho de João capítulo 21, há um episódio que nos mostra isso de forma bem clara. Depois que Jesus ressuscitou, Ele apareceu algumas vezes aos seus discípulos. E em uma dessas aparições, sete dos seus discípulos estavam na Galiléia. Um deles era Pedro, que resolveu ir pescar. Os outros seis foram atrás dele. O grupo passou a noite toda trabalhando no mar, mas não conseguiu pescar nada. Quando amanheceu, Jesus apareceu na praia e vendo que eles não tinham conseguido pegar peixe, disse: “Joguem a rede do lado direito do barco”. Os discípulos obedeceram, apesar de não terem reconhecido que era Jesus quem havia falado. Quando puxaram a rede, tiveram uma enorme surpresa! Ela estava cheia de peixes. Logo, os discípulos perceberam que aquele homem era Jesus, e foram com pressa à beira da praia, carregando os peixes que haviam pescado.

Porém, quando desembarcaram, encontraram perto de Jesus uma fogueira com um peixe assado. Com isso, podemos pensar que o esforço dos discípulos em pescar foi à toa, porque o próprio Cristo, sem nem ter entrado no mar, já havia conseguido um peixe. Mas logo em seguida, vemos que Jesus não desprezou o trabalho daqueles pescadores. Veja o que Ele pediu:

“Disse-lhe Jesus: Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar” (João 21:10).

É verdade que os discípulos só conseguiram pegar os peixes por um milagre do Senhor. Mas Cristo valorizou o esforço deles e pediu para que trouxessem do fruto do seu próprio trabalho para somar àquilo que Ele mesmo já havia providenciado.

Em nossa vida, o Senhor continua agindo dessa maneira! Tudo vem das mãos dele, mas Ele valoriza o nosso esforço quando fazemos a nossa parte, confiando na sua Palavra. Por isso, o que Cristo te chama para fazer hoje é unir o seu trabalho, o seu esforço, com a providência que Ele dará a você. Faça a sua parte e Ele fará dele, e isso será bênção na sua vida e na vida das pessoas ao seu redor.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados