3 pessoas que foram elogiadas por Jesus - O que fazer para agradá-lo
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► 3 pessoas que foram elogiadas por Jesus - O que fazer para agradá-lo
A Bíblia mostra que, durante o Seu ministério aqui na Terra, Jesus se encontrou com muitas pessoas diferentes. Por pouco mais de 3 anos, Ele as ensinou, as corrigiu e até repreendeu aqueles que caminhavam no sentido contrário a Sua Palavra. Tudo isso, a maioria de nós já viu nos Evangelhos. Mas o que pouca gente sabe é que Cristo também fez elogios a algumas pessoas que passaram por Ele.
E neste vídeo eu vou te contar a história de 3 dessas pessoas que foram elogiadas e mostrar quais eram as qualidades que tanto chamaram a atenção do Filho de Deus. Você também irá aprender o que fazer para agradar a Cristo e ser elogiado por Ele. Mas, antes disso, eu quero te pedir para “curtir” este vídeo e se inscrever aqui no meu canal. Ative também o sininho para receber as notificações. Agora, vamos conhecer a história dessas 3 pessoas que receberam elogios de Jesus:
1) A viúva pobre
Nos primeiros versículos do capítulo 21 do Evangelho de Lucas, a Bíblia mostra que Jesus estava no templo e viu diversas pessoas dando suas contribuições nas caixas de ofertas - muitos deles eram homens ricos, que doavam grandes quantidades em dinheiro. Porém, não foi a atitude daqueles que tinham mais condições que chamou a atenção do Mestre, e sim a de uma viúva muito pobre que entregou duas moedinhas de cobre. Ao ver isso, Ele a elogiou aos Seus discípulos:
“Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver". (Lucas 21:3,4)
Nos tempos de Jesus, as mulheres viúvas costumavam passar muitas dificuldades, pois não trabalhavam e não tinham ninguém para sustentá-las; elas sobreviviam de esmolas de pessoas caridosas. Dessa forma, a vida dessa mulher dependia daquelas duas moedinhas, porque, sem elas, ela não conseguiria comprar algo para matar a sua fome. Mas, mesmo assim, ela entregou ao templo tudo o que tinha, demonstrando ali que sua dependência não estava no dinheiro e nos bens materiais, e sim na misericórdia de Deus.
Foi por isso que Jesus se agradou da atitude daquela viúva e a elogiou aos seus amigos! Então, se você deseja agradar ao Senhor, também precisa agir como essa mulher. Você não precisa dar tudo o que tem à igreja, como muitos pregadores dizem por aí, mas sim demonstrar a Deus que a sua vida não depende de dinheiro ou qualquer coisa que ele possa comprar; você depende do amor e da misericórdia do Senhor. Se você fizer isso, o Pai se alegrará de sua fé e suprirá todas as suas necessidades.
2) O centurião
Poucas vezes em todo o Novo Testamento, encontramos casos de pessoas que conseguiram surpreender Jesus. E uma dessas pessoas foi um centurião do exército do império romano. Esta história está relatada no capítulo 7 do Evangelho de Lucas.
A Bíblia conta que um servo muito querido desse centurião estava doente e somente um milagre poderia salvar a sua vida. O oficial do exército romano, então, soube que Jesus estava passando por perto e enviou alguns religiosos para pedir ajuda ao Messias.
Assim que ouviu aquele pedido de socorro, Jesus disse que iria até a casa do centurião para curar o servo, porém, o oficial mandou outro recado, dizendo ao Mestre que se achava indigno de recebê-lo em sua residência e que, por isso, nem teve coragem de ir ao Seu encontro. Ele também mandou dizer ao Senhor:
“Dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz". (Lucas 7:7,8)
Ao ouvir isso dos homens enviados pelo centurião, Jesus ficou surpreso com aquela demonstração de fé em Seu poder e disse: “Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé". (Lucas 7:9) E a passagem diz que, naquele momento, o servo do centurião recebeu a cura!
A grande maioria dos romanos não acreditava em Deus e o exército costumava perseguir aqueles que criam no Senhor. Mas aquele centurião era diferente, tanto é que a Bíblia diz que ele era amigo dos judeus e já havia até os ajudado na construção de uma sinagoga.
Além disso, aquele centurião sabia quem era Jesus de verdade, tanto é que não pensou duas vezes em clamar por socorro quando soube que Ele passava por perto. E mesmo ocupando um alto cargo no exército de Roma, aquele homem não teve vergonha de se humilhar diante da autoridade de Cristo, dizendo que não era digno nem de estar em Sua presença. Foram essas atitudes que causaram tanta surpresa em Jesus e curaram o servo daquele homem.
E você, tem tido a mesma fé em Jesus? Consegue agir da mesma forma que o centurião? Se você quer ser elogiado por Cristo, você precisa, em primeiro lugar, crer que basta uma única palavra dEle para que os milagres aconteçam na sua vida. A outra lição é que nós devemos reconhecer que não somos dignos de estar na presença do Senhor, mas podemos contar com a Sua misericórdia e amor em todos os momentos. Por isso, se você se humilhar diante do Senhor, Ele te exaltará!
3) A mulher que ungiu Jesus
O capítulo 26 do Evangelho de Mateus narra que, dias antes da Páscoa, Jesus estava na casa de Simão, um homem leproso, juntamente com Seus discípulos. Durante o jantar, uma mulher se aproximou do Mestre e derramou sobre a sua cabeça um frasco inteiro de um perfume muito caro.
Ao verem aquilo, os discípulos ficaram indignados, pois, segundo eles, aquele perfume poderia ser vendido por um alto preço e o dinheiro dado aos pobres. Naquele momento, Jesus repreendeu Seus seguidores, dizendo que a mulher havia praticado uma boa ação. Em seguida, Ele completou:
“Os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão. Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento". (Mateus 26:10-12)
Naquela época, os corpos dos reis e de pessoas importantes que haviam morrido eram lavados com óleos perfumados muito caros antes de serem sepultados. E como Jesus seria morto alguns dias depois daquele jantar, a atitude daquela mulher se tornou um ato profético, pois mesmo sem saber, ela já estava preparando o corpo dEle para seu sepultamento. Além disso, aquela mulher também demonstrou um amor profundo pelo Senhor e que O valorizava mais do que qualquer coisa, afinal, um frasco daquele perfume custava o equivalente ao salário de um ano de trabalho. E, diante dessa atitude de entrega, Jesus fez questão de dizer a todos os que estavam sentados à mesa:
“Eu lhes asseguro que onde quer que este evangelho for anunciado, em todo o mundo, o que ela fez será contado, em sua memória". (Mateus 26:13)
Por isso, se quisermos ser reconhecidos por Jesus como essa mulher, também precisamos derramar sobre Ele o nosso perfume mais agradável, que é a nossa fé e a nossa adoração. Nada pode ser melhor para o Senhor do que entregarmos completamente a nossa vida a Ele, pois, assim, estamos reconhecendo que não existe nada mais importante para nós do que a Sua presença.
Que esses três exemplos de fé, amor e entrega a Jesus te inspire a buscar um relacionamento mais próximo e verdadeiro com o Senhor, e que todas as suas atitudes sejam agradáveis aos olhos dEle. Deus te abençoe.