Qual oração Deus ouve mais? Orar em pensamento ou orar em voz alta?

ASSISTA ESTE VÍDEO NO YOUTUBE! CLIQUE AQUI ► Qual oração Deus ouve mais? Orar em pensamento ou orar em voz alta?

Você costuma orar em pensamento ou em voz alta? Muitas pessoas me perguntam qual é a forma correta de orar, por isso eu vou te mostrar se Deus ouve oração em silêncio, ou se precisamos sempre orar em voz alta.

-----

Legenda:

Será que Deus ouve as orações que fazemos em silêncio, ou seja, em nosso pensamento? Ou será que precisamos sempre clamar em voz alta para que o Senhor nos atenda? Talvez você não saiba, mas essas são duas das perguntas mais comuns entre os cristãos quando o assunto é oração.

Alguns preferem orar em pensamento, pois são tímidos ou porque acham que não sabem orar da forma correta, usando palavras difíceis; já outros dizem que só oram em voz alta por causa de uma passagem do Salmo 66, em que o salmista diz: “A ele clamei com os lábios; com a língua o exaltei. Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria” (Salmos 66:17,18). Além disso, esse segundo grupo de pessoas afirma que devemos orar em voz alta para que “o inferno ouça quando estivermos falando com Deus”.

Mas, afinal de contas, qual tipo de oração é a correta? Qual delas Deus ouve melhor?

No livro de Oséias capítulo 4 o próprio Deus diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Oséias 4:6). E, realmente, muitas pessoas sofrem e não conseguem ter uma vida de oração porque acreditam mais no que as pessoas dizem do que nas palavras de Jesus. E Cristo disse que a nossa oração, para ser ouvida, não precisa ser cheia de regras - ela precisa apenas ser sincera. Veja o que Ele disse:

“Quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (Mateus 6:6,7).

Repare que Jesus não fala nada a respeito de se orar em voz alta ou em pensamento. A única coisa que Ele diz é que devemos orar diretamente ao Pai e voltar toda a nossa atenção para Ele, dizendo o que está em nosso coração, sem se preocupar com palavras bonitas, repetições ou formalidades.

A oração que Deus ouve é aquela que vem da alma, que é feita em espírito e em verdade. Porém, existem algumas situações em que podemos orar em silêncio. Por exemplo, não há porque você fazer a sua oração em voz alta se você estiver sozinho no seu quarto, caminhando pela rua ou enquanto está no ônibus, no trabalho ou na faculdade.

Também há momentos em que as nossas orações devem ficar somente entre nós e Deus, sem que Satanás e seus demônios fiquem sabendo do que se trata. Algumas pessoas acham que têm poder para ler os pensamentos, assim como Deus. Mas isso não é verdade! O diabo é um ser limitado, e a Bíblia diz que só Deus tem a onisciência, que é a capacidade de saber de tudo, incluindo pensamentos, sentimentos, passado, presente e futuro. Veja o que está escrito no Salmo 139:

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor” (Salmos 139:1-4).

E uma prova de que a oração silenciosa tem tanto poder quanto à oração em voz alta, está na história de Ana, que queria muito ter um filho, mas não podia porque era estéril e já era uma mulher idosa. Certo dia, ela estava muito angustiada e orou em silêncio, apenas mexendo os lábios. Então, o sacerdote Eli, estranhou aquela cena e a repreendeu, pois achava que Ana tinha bebido muito vinho e estava bêbada, mas não! Ana estava apenas orando em pensamento. Veja como foi:

“Enquanto ela continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca. Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: ‘Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!" (1 Samuel 1:12-14)

Se continuarmos lendo esse capítulo, veremos que, pouco tempo depois, o Senhor atendeu a oração silenciosa de Ana e lhe deu um filho chamado Samuel, que foi um dos maiores profetas de Deus que já passaram por esta terra (1 Samuel 1:20). Da mesma forma, podemos falar e pedir qualquer coisa a Deus em pensamento que Ele nos escutará e, se for da vontade dEle, atenderá o nosso pedido.

E antes de encerrar este vídeo, é muito importante que você entenda uma coisa: por mais que o diabo não consiga ler os nossos pensamentos, ele pode muito bem saber o que se passa pela nossa cabeça! E você deve estar se perguntando: “Ué, pastor, como assim? A Bíblia não diz que Deus é o único que tem onisciência?”. Sim, ela diz! Mas ela também diz que o diabo é como um leão que anda ao nosso redor, rugindo e procurando formas de nos devorar (1 Pedro 5:8).

Isso quer dizer que Satanás nos conhece muito bem e pode saber o que se passa na nossa mente apenas analisando as expressões do nosso corpo, afinal de contas, ele convive entre os seres humanos desde os tempos de Adão e Eva e sabe muito bem como nos comportamos diante das lutas e tentações. Ele sabe quando estamos com medo, com o desejo de pecar, com raiva ou mágoa de alguém. Mas não se preocupe com isso, porque o inimigo não tem poder para nos derrubar, quando estamos vigilantes, em oração e em obediência à Palavra de Deus. Amém?

Conclusão

Agora que você já sabe que Deus conhece todos os seus pensamentos, sentimentos, desejos, necessidades, e que a oração silenciosa tem tanto poder quanto a oração em voz alta, desde que seja sincera e feita com fé, ore com mais freqüência. Não fique um momento ideal ou um local específico para fazer suas orações. Apenas crie o hábito de falar com o Pai em todos os momentos e lugares. Eu tenho certeza que a oração te manterá cada vez mais firme nos caminhos do Senhor!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados