Você nunca mais vai dizer uma palavra negativa depois desse vídeo!

ASSISTA NO YOUTUBE ► Você nunca mais vai dizer uma palavra negativa depois desse vídeo!

Eu tenho certeza que você já ouviu alguém dizer que “as palavras têm poder” e que elas podem até mesmo enviar sinais ao universo, e ele devolverá com coisas boas ou ruins. Por outro lado, também é comum ouvirmos pastores e líderes espirituais afirmarem que isso não tem nada a ver, porque tudo acontece de acordo com a vontade de Deus. Mas será que isso é verdade? Será que realmente não importa o que nós dizemos?

Eu sei que os cristãos são contra a Lei da Atração, pois ela anula a interferência de Deus em nossas vidas, mas, devemos tomar cuidado para não irmos ao outro extremo e acharmos que podemos falar qualquer coisa e que isso não vai influenciar em nada. A verdade é que as palavras têm poder sim, e não sou eu quem está dizendo, mas a própria Bíblia.

Certo dia, Deus disse ao rei Salomão, que daria qualquer coisa que ele pedisse. E em vez de pedir riquezas e mais poder, Salomão pediu sabedoria para liderar o povo. E por causa disso, o Senhor tornou esse homem o mais sábio de toda a história (2 Crônicas 1).

E foi o próprio Salomão quem disse que as palavras têm poder. Em Provérbios 18:21 ele disse que “a língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”.

E não foi apenas Salomão que falou sobre a influência da língua sobre a nossa vida. Veja o que Davi também disse sobre isso:

“Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!” (Salmos 19:14)

Além disso, no Novo Testamento, o capítulo 3 inteiro do livro de Tiago fala das consequências das nossas palavras, tanto para o bem como para o mal. Por isso, hoje eu vou te dar 3 motivos para você pensar muito bem antes de falar palavras negativas. Não importa se é sobre alguém, sobre você mesmo, ou sobre qualquer outra coisa. E eu te garanto que se você entender o que eu vou dizer aqui e mudar suas atitudes, a sua vida será transformada de uma forma sobrenatural.

1º Motivo: Suas palavras revelam o que está no seu coração

Quando Jesus foi questionado se o Seu poder vinha de Deus ou do diabo, ele repreendeu os líderes religiosos dizendo que “a boca fala do que o coração está cheio”. Vamos ver o que Ele disse:

“Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más.” (Mateus 12:34,35)

As palavras que falamos mostram o que está dentro do nosso coração. Se ele está cheio de maldade, as palavras também serão más. Se passamos o dia todo reclamando e murmurando, é bem provável que o nosso coração esteja infeliz e cheio de coisas ruins. Mas, se você está sempre louvando a Deus e agradecendo por tudo o que Ele faz, independente se o seu dia for bom ou difícil, isso mostra que o seu coração está em paz com você mesmo e com Deus.

E, diante de tudo isso, eu quero te fazer algumas perguntas: Quais palavras você tem lançado sobre a vida dos outros e sobre si mesmo todos os dias? As palavras que você costuma falar são boas e agradáveis, ou elas sempre estão cheias de rancor?

Como Salomão disse, o poder da vida e da morte está na nossa língua, então você não deve falar palavras sem medir as consequências. O pastor da minha igreja costuma dizer o seguinte ao final dos cultos: “Palavras são como sementes. Como tem sido o fruto que sai da sua boca?”. Meu irmão, se você é filho de Deus e tem o Espírito Santo no seu coração, a melhor maneira de provar isso é falando coisas boas.

2º Motivo: Um dia você prestará contas de cada palavra que disse

Assim que Jesus repreendeu os líderes religiosos por falarem mal dele, Cristo deixou um alerta muito importante. Veja o que está escrito em Mateus 12:

“Eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado." (Mateus 12:36)

Isso é muito sério, irmãos. Esse versículo mostra que cada pessoa terá que prestar contas a Deus a respeito das palavras inúteis que disseram aqui na terra. Por isso eu te aconselho a sempre se perguntar se as suas palavras estão te aproximando ou te afastando de Deus.

Muitas pessoas, inclusive as que se dizem cristãs, têm usado suas bocas para destruir a própria família. Eu conheci uma irmã que foi abandonada pelo marido logo depois de dar à luz. E ela sempre dizia ao seu filho: “Você é igual ao seu pai. Não serve pra nada!”. Essa mulher estava descontando toda a frustração em seu filho, e eu fico imaginando a dor que aquele menino sentia toda vez que ouvia a própria mãe dizer aquilo. E sabe o que aconteceu? Assim que completou 18 anos, o rapaz conseguiu um emprego em outra cidade e acabou indo embora. Ele decidiu construir a sua vida longe da mãe.

Isso que eu te contei mostra que Deus nos deu o poder de construir pontes ou muros através da nossa fala. E que através da nossa língua, podemos amaldiçoar ou abençoar as pessoas à nossa volta.

Então, a partir de hoje, escolha sempre falar coisas boas para as pessoas que você ama. Por exemplo, se o seu filho chegar em casa e te entregar um boletim com notas muito baixas, não use a sua boca para tratá-lo como um fracassado ou inútil, mas busque repreendê-lo com amor e carinho.

O mesmo vale para o seu casamento. Se, por exemplo, o seu cônjuge chega com a notícia de que foi demitido sem motivo, não o faça sentir pior do que ele já deverá estar se sentindo. Use a sua posição de marido ou esposa para apoiar quem você ama e fale palavras de bênção, consolo e encorajamento.

3º Motivo: As palavras negativas podem prejudicar o seu futuro

Davi também era um homem de muita sabedoria e, por isso, ele entendia muito bem o poder que a língua tem sobre os homens. No Salmo 34, ele disse assim:

“Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” (Salmos 34:12-14)

Você sabia que a maioria dos problemas que enfrentamos não são causados pelo diabo ou por outras pessoas, e sim por causa do que falamos?

Como eu disse antes, as palavras são como sementes. Isso significa que, se você lançar uma semente ruim sobre a sua vida, você vai colher frutos ruins no futuro. Isso porque as palavras más acabam criando obstáculos em nosso caminho que impedem de seguirmos em frente.

Se você cometer um erro, não diga coisas ruins contra si mesmo ou fique murmurando. Eu conheço pessoas que se amaldiçoam sem perceber, quando cometem um erro. Você pode até achar que não, mas quando você se ofende, acaba fazendo com que o seu subconsciente acredite naquilo que você está dizendo a seu respeito. Então, sempre que você quiser fazer algo novo, a sua mente vai te dizer que vai ser melhor nem tentar, porque você já é um fracassado e nunca vai conseguir fazer nada de bom. Então, seja gentil consigo mesmo. Isso fará toda a diferença no seu futuro.

Conclusão

As pessoas têm o péssimo costume de dizer palavras de maldição quando estão iradas. E eu sei que a raiva é um sentimento que faz parte das emoções e que, às vezes, é difícil se controlar. E não é porque nós somos cristãos que nós não podemos perder a calma de vez em quando.

Porém, o que deve nos diferenciar deste mundo é o que nós fazemos quando somos dominados por esse sentimento. Você pode ficar com raiva, mas não pode deixar ela te controlar e te fazer pecar! É por isso que o apóstolo Paulo nos deixou o seguinte ensinamento:

"Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo.” (Efésios 4:26,27)

Além disso, se você estiver com o coração amargurado, tome cuidado ao fazer críticas, pois elas podem magoar e abalar a autoestima de uma pessoa. E isso pode fazer com que ela repita esse mesmo ato com os outros. A língua também pode machucar através das piadinhas de mau gosto. Por isso, pense duas vezes antes de rir dos erros dos outros, zombar de alguém e dar a ela o rótulo de "desastrada", "preguiçosa", "estúpida" ou "gorda", por exemplo. Isso pode até provocar o riso dos outros ou da própria pessoa, mas essas palavras deixam feridas muito dolorosas e difíceis de cicatrizar.

Por isso, se você tem dificuldade com as palavras, não fique tentando resolver isso sozinho. Peça ao Espírito Santo para te ajudar a controlar aquilo que sai da sua boca, e procure a partir de hoje abençoar as pessoas a sua volta com as coisas que você fala. Suas palavras são poderosas, então, sempre use elas para gerar vida e não morte, seja para os outros ou para você mesmo. Deus te abençoe!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados