As 4 leis do amor
por: Antonio Júnior
O amor é um dom maravilhoso de Deus, é a base de todo relacionamento saudável. Porém, muitas vezes nós usamos a palavra "amor" para tantas coisas insignificantes. Acho que só nas últimas 24 horas, eu devo ter tido: "Eu amo aquele chocolate, eu amo aquele filme, eu amo aquela música" e por aí vai...
Com todo esse "amor" pairando no ar, acho que fica fácil perder a noção do que é realmente o amor, não é verdade? Uma das passagens mais famosas da Bíblia (que provavelmente você já ouviu em muitos casamentos), é toda sobre o amor. Acredito que essa passagem de 1 Coríntios 13, descreve algumas "Leis do Amor", que podem nos ajudar no casamento, nas amizades, em nossa fé e em cada relacionamento importante da nossa vida:
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:4-7)
1) O amor não é apenas um sentimento
Quando as pessoas falam que estão apaixonadas por alguém, na verdade, elas querem dizer: "Eu admiro demais aquela pessoa! Ela é linda por dentro e por fora e me sinto tão bem quando estou com ela, que tenho certeza que serei feliz se nos casarmos." Todos esses sentimentos intensos são importantes no início de um relacionamento, mas o amor não é definido somente pelos sentimentos, mas sim por nossas escolhas e compromisso.
2) O amor requer compromisso
Não existe amor verdadeiro sem um compromisso verdadeiro. Por isso, quando você se compromete com alguém (especialmente no casamento), você precisa continuar neste propósito, independentemente das circunstâncias, que estão sempre mudando na vida. Mesmo quando você não consegue manter um sentimento por alguém, a graça de Deus pode lhe capacitar. Por isso, busque a Deus em oração, de preferência com seu companheiro(a) - Isso irá fortalecer os laços entre vocês. E tome pequenas atitudes que demonstrem carinho e respeito - Isso fará você lembrar que o amor precisa ser regado diariamente através do compromisso.
3) O amor desperta o melhor em nós
O amor não é um jogo onde há um ganhador ou perdedor. Isso significa que nós devemos colocar as necessidades de quem amamos, acima das nossas. (Isso deve acontecer mesmo quando o outro(a) não está merecendo). Deus nos ama mesmo quando nós falhamos com Ele, por isso Ele diz para amarmos uns aos outros com o mesmo tipo de compromisso. Ao demonstrarmos um amor sincero, nos tornamos pessoas melhores e também despertamos o melhor na outra pessoa! (Veja os 8 segredos dos casais felizes)
4) O amor cura quando a vida machuca
Bondade, carinho, atenção e palavras de amor, têm o poder de curar mesmo nas circunstâncias mais difíceis da vida. O verdadeiro amor enfrenta a dor quando todo mundo resolve fugir. Quando você ama alguém, você pode ser usado por Deus para curar as feridas dela, enquanto muitos só querem aumentar a dor. Por isso seja aquele(a) que enxuga as lágrimas do seu cônjuge e não aquele(a) que as provocam.
Espero que você guarde essas "leis do amor" no seu coração toda vez que você ouvir ou dizer essas palavras bonitas: "Eu te amo."
LEIA TAMBÉM:
Mensagens sobre casamento
Mensagens sobre namoro
História - Valorize quem te ama