É pecado usar pílula anticoncepcional ou outros métodos contraceptivos?
por: Antonio Júnior
Hoje eu quero conversar com você sobre um assunto que ainda gera muita dúvida: será que é pecado a mulher cristã pode usar pílula anticoncepcional, tabelinha, tomar injeção, usar preservativo ou qualquer outro método contraceptivo para evitar a gravidez?
Por mais que para algumas pessoas esse assunto não pareça ter nada de polêmico, existem muitas mulheres que têm sofrido porque suas igrejas as proíbem de usar qualquer método anticoncepcional que seja, alegando que isso seria um ato de desobediência à Palavra de Deus. Segundo os líderes dessas igrejas, “devemos deixar tudo como Deus fez”, pois ao criar Adão e Eva, Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra” (Gênesis 1:28).
Baseadas nesse versículo, essas igrejas dizem que a mulher que usar qualquer método anticoncepcional que seja vai contra o mandamento do Senhor de povoar a Terra. Mas o que esses pastores esquecem é que Deus deu a possibilidade das famílias terem filhos para ser uma bênção suas nossas vidas – e elas serem bênçãos na vida deles.
Nós sabemos que Bíblia afirma que gerar filhos é um mandamento Divino dentro do casamento, mas em nenhum lugar a Palavra diz que o casal deve gerar o máximo de filhos que puder. Por isso entenda uma coisa: mais do que ter uma quantidade alta de filhos, Deus espera que nós possamos oferecer a eles boas condições de alimentação, vestimenta, educação e até carinho e orientação para a vida. Mais do que colocar filhos no mundo, precisamos amá-los e oferecer a eles o nosso melhor sempre.
Veja o que o apóstolo Paulo escreveu em 1 Timóteo 5:8: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.”
O uso de métodos anticoncepcionais ajuda o casal a ter uma família mais sólida e estruturada, pois permite que marido e esposa esperem mais um pouco para, por exemplo, terminarem seus estudos, conseguirem comprar uma casa, arrumarem um emprego melhor... Enfim, consigam encontrar meios de sustentar seus filhos no futuro com um pouco mais de tranquilidade.
Não é segredo para ninguém que existe em nosso País, hoje, milhares de pais e mães sofrendo para sustentar 3, 4 ou até mais filhos porque não tiveram esse tipo de planejamento. É por isso que, pela Bíblia, não há problemas em usar métodos anticoncepcionais, pois isso traz melhores condições para a família sobreviver nessas condições tão difíceis nos dias de hoje.
Usar anticoncepcional não é desafiar a vontade de Deus
Algumas pessoas afirmam que usar anticoncepcionais afronta a soberania de Deus sobre a criação da vida. Essas pessoas dizem que Deus é quem deveria determinar quantos filhos um casal deve ter; não o homem ou a mulher.
Mas quem disse que não é Deus que determina número de filhos de um casal que utiliza métodos contraceptivos? Essa afirmação não faz sentido quando entendemos a doutrina da providência Divina e reconhecemos que Deus cumpre seus propósitos eternos até mesmo através de nossas ações e escolhas.
Isso significa que o uso de métodos anticoncepcionais não representa um desafio para que o Deus Todo-Poderoso controle todas as coisas, inclusive o tamanho da nossa família. Com métodos anticoncepcionais ou sem eles, Deus continua sendo Aquele que abre e fecha a madre da mulher. No final, Ele é quem determina quando e quantos filhos um casal irá ter. Tanto é verdade que eu conheço vários casos de mulheres que engravidaram mesmo depois de terem operado ou usarem qualquer tipo de anticoncepcional.
Sexo não foi criado apenas para procriação
Além dessa questão do planejamento familiar, que é tão importante nos dias de hoje, ainda tem a questão da intimidade do casal. Muitos religiosos, baseados em doutrinas criadas por homens e não por Deus, enxergam o sexo como algo exclusivamente criado para fazer filhos. Mas isso é uma grande mentira!
A Bíblia não é contra o prazer sexual dentro do casamento! Nós podemos e devemos manter relações sexuais com nossos cônjuges sem ter como objetivo fazer filhos, pois o sexo é importante também para a comunhão, intimidade e satisfação do casal.
Todo método contraceptivo é permitido?
Outra dúvida muito comum das mulheres cristãs diz respeito aos métodos anticoncepcionais. Será que todos são permitidos? A resposta é NÃO! A mulher só pode usar anticoncepcionais que não sejam abortivos. Por exemplo: A pílula e a camisinha impedem a fecundação do óvulo, então, pode-se usá-los, porque não é um aborto.
Porém, outros métodos anticoncepcionais como a pílula do dia seguinte, por exemplo, mata o óvulo “depois” que ele já está fecundado, ou seja, depois que há vida nele. E isso Deus condena, pois não temos o direito de tirar a vida de ninguém, mesmo que ela tenha sido criada há poucas horas!
Então, mulher, se você tem dúvida em relação ao método anticoncepcional mais adequado para usar, procure o seu médico ginecologista e converse com ele sobre as melhores opções. Lembre-se que Deus te ama e jamais te condenaria pelo simples fato desejar construir uma família mais estruturada, independente se terão um ou mais filhos. Deus te abençoe.