Descubra se o Anjo da Morte existe - Veja o que a Bíblia diz!

ASSISTA NO YOUTUBE ► Descubra se o Anjo da Morte existe - Veja o que a Bíblia diz!

Quando ouvimos “Anjo da Morte”, muitas vezes pensamos naquela figura sombria, de capuz e que leva uma foice em uma das mãos. E essa crença popular diz que o anjo da morte vem a uma pessoa logo antes de ela morrer para levar a sua alma.

E muitas religiões têm anjos específicos relacionados à morte. No Judaísmo, ele é Azrael, que é reconhecido como um anjo da destruição. No Islã, essa figura é conhecida como “MalakAlmawt”.Há também aqueles que creem que o arcanjo Miguel desempenhe um papel importante na morte.

De acordo com o Testamento de Abraão, um livro apócrifo, ou seja, que algumas pessoas dizem ser bíblico, mas que na verdade, foi escrito sem a inspiração de Deus, o arcanjo Miguel disse a Abraão que ele tinha que morrer. Então, Abraão perguntou a Deus se ele poderia ver as maravilhas do mundo para que pudesse morrer sem nenhum arrependimento. Miguel, então, teria levado Abraão para fazer um tour pelo mundo habitado, que seria dado como herança aos seus descendentes. Depois disso, ele levou Abraão para se preparar para sua morte.

E realmente, a Bíblia mostra que Miguel é o anjo que sempre está à frente das batalhas espirituais. Mas, em momento algum, a Palavra diz que ele simboliza a morte. E, diante de tudo isso, fica a pergunta: As Escrituras Sagradas falam algo a respeito do anjo da morte? Será que essa figura realmente existe? E é exatamente sobre esse personagem tão misterioso e tão sombrio que vou falar no vídeo de hoje:

Há quem acredite que a passagem do Livro de 2 Reis traga provas sobre a existência do anjo da morte. Vamos ver o que está escrito no capítulo 19:

“Naquela noite o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, o lugar estava repleto de cadáveres!” (2 Reis 19:35)

Este versículo mostra um anjo matando 185 mil assírios que invadiram Israel. Segundo alguns religiosos, ele seria o mesmo anjo descrito em Êxodo 12, que passou pelo Egito durante a 10ª praga e matou todos os primogênitos daquela nação - apesar de a Bíblia não relacionar as mortes desses primogênitos a nenhum anjo.

Já no Livro de Apocalipse, vemos que os Quatro Cavaleiros têm o poder o poder de exterminar um quarto da população da Terra. Veja o que está escrito no capítulo 6:

“Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: ‘Venha!’ Olhei, e diante de mim estava um cavalo amarelo. Seu cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades o seguia de perto. Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por meio dos animais selvagens da terra.” (Apocalipse 6:7,8)

Porém, essa ideia de que os Cavaleiros são anjos da morte não é real. Eles simbolizam, na verdade, os males que virão sobre a Terra pouco antes de Jesus voltar e derrotar Satanás. Eles têm mais a ver com a ação do inimigo e de seus demônios do que qualquer outra coisa.

Isso significa que o anjo da morte, na verdade, não existe!? Sim! Por mais que a Bíblia possa mencionar anjos que causaram mortes por ordem de Deus em alguns momentos da história, não há nenhum ser celestial que tenha função específica. Isso porque não era o propósito original de Deus que morrêssemos.

Em Gênesis, vemos que Deus criou o homem para viver na Terra eternamente. O Senhor colocou o primeiro casal humano no Paraíso e os abençoou com uma saúde perfeita. Ele queria o bem para eles. Vamos ver o que a Bíblia diz sobre essa intenção de Deus:

“Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” (Eclesiastes 3:11)

Porém, o pecado da desobediência de Adão e Eva acabou com essa expectativa de vida perfeita no Jardim do Éden, Satanás passou a dominar este mundo e então veio a morte, a dor e o sofrimento. Porém, ainda assim, o plano de Deus não se frustrou e, por mais que seja difícil de entender agora, enquanto estamos aqui na Terra, Deus abriu um caminho para que Seus filhos ainda pudessem aproveitar a eternidade que Ele sonhou. Foi por isso que Jesus disse:

"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.” (João 5:24,25)

Por mais que a morte pode ser assustadora até mesmo para nós, cristãos, é por meio dela que, através da nossa fé em Cristo, que temos a garantia da eternidade ao lado do Pai. E o apóstolo Paulo sabia disso muito bem e quis nos mostrar o mesmo. Veja o que ele escreveu:

“Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor”. (Filipenses 1:21-23)

Deus não criou nenhum anjo da morte, porque Ele é o Deus da vida - e da vida em abundância. E mais: Deus é o único que sabe a hora de nossa morte e é soberano sobre ela. Nenhum anjo ou demônio pode causar a morte antes que Deus permita. Só Ele sabe a data e a hora da nossa partida.

Por fim, por mais que os nossos corpos sejam temporários e acabarão se tornando pó, Deus tem planos muito maiores para nós do que a morte física. Graças ao sacrifício de Cristo, nós temos a garantia de que o Reino do Céu estará a nossa espera quando morrermos. E será nesse momento que a nossa luta contra o pecado e todo o nosso sofrimento terminará.

Não precisamos nos preocupar com a visita do anjo da morte segurando uma foice antes de morrermos. Se estamos com Cristo, o Único ser espiritual que estará ao nosso lado nesse momento será o próprio Deus. Foi Ele quem nos criou e será Ele quem nos levará. Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim e nada precisamos temer por causa disso. Jesus nos deixou a seguinte promessa uma vez e está deixando de novo, agora: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:20)

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados