6 alertas de Jesus para você hoje! - (Não ignore esta mensagem)

ASSISTA NO YOUTUBE ► 6 alertas de Jesus para você hoje! - (Não ignore esta mensagem)

Os avisos ou alertas são declarações que nos apontam um problema ou perigo que vai acontecer. O jornal nos avisa quando o preço da gasolina ou da cesta básica vai aumentar; a meteorologia aponta quando uma tempestade está a caminho; a polícia comunica quando há criminosos perigosos soltos pela cidade. E assim por diante.

E todos nós, se tivermos um pouco de bom senso que seja, não iremos ignorar nenhum desses avisos, afinal de contas, eles podem influenciar as nossas vidas diretamente, não é mesmo!? E é exatamente aí que fica a dúvida: se somos tão precavidos em relação aos alertas que recebemos e fazemos o possível para nos resguardar, por que a mesma coisa não acontece quando os avisos vêm de Deus? Por que prestamos atenção no que o apresentador do telejornal fala, mas ignoramos o que o Senhor do universo nos diz?

Deixar de ouvir os avisos de Deus é um erro muito grande, que o ser humano insiste em cometer desde o início dos tempos. O primeiro aviso dado por Deus foi para Adão e Eva, para que eles não comessem do fruto do conhecimento. O casal, porém, ignorou o que o Criador havia dito e pagaram um preço muito alto por isso.

As advertências de Deus são para nosso benefício - para nos ajudar e guiar. Essas também são maneiras pelas quais Deus tenta chamar nossa atenção. Veja o caso de Jesus, que chamou a atenção de seus seguidores para que ficassem atentos contra o pecado. Ele disse:

“Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". (Lucas 12:15)

E, além dessa, Cristo nos deixou uma série de avisos importante que, se ouvirmos e seguirmos as Suas instruções, tudo se resolverá e não enfrentaremos maiores problemas durante a nossa caminhada. Porém, se os ignorarmos, corremos o risco de colher frutos muito parecidos com os colhidos por Adão e Eva. Por isso, eu quero te mostrar 6 alertas de Jesus para você hoje:

1º Alerta: Cuidado com o pecado

Não foram poucas as vezes que Jesus nos alertou sobre o pecado. Na verdade, esse foi um dos assuntos que Ele mais tratou durante o Seu ministério. E não é para menos, afinal de contas, Cristo sabia que tinha vindo ao mundo para libertar as pessoas desse mal, porém, elas teriam que decidir abandonar esse estilo de vida que desagrada a Deus. Em João 8, Ele deu o seguinte aviso:

“Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre.” (João 8:34,35)

Resumindo este versículo, Jesus está nos dizendo que o pecador que não reconhece os seus erros e busca mudar de vida continuará preso no pecado para sempre e não poderá participar da Sua família, ou seja, não fará parte do grupo que viverá a eternidade ao lado do Pai. Já aqueles que escolhem seguir a Cristo e mudar os seus caminhos, têm a garantia da salvação e da vida eterna.

Sim, eu sei que não é nada fácil lutar contra o pecado, afinal de contas, nós somos seres humanos e a nossa natureza falha sempre vai querer nos levar para longe da vontade de Deus. Porém, o Senhor é santo e não tolera o pecado, porque esse estilo de vida nos separa Dele e se transforma em uma barreira para a nossa comunhão. O profeta Isaías disse:

“As suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.” (Isaías 59:2)

É por isso que, por mais que não consigamos evitar o pecado, podemos contar com a ajuda de Deus para nos livrar dele. A nossa força vem Dele, por isso, não pare de orar e fuja de tudo aquilo que te afasta do Senhor.

2º Alerta: Cuidado com o diabo

Nós podemos até não perceber, mas existem fortalezas satânicas que nos aprisionam a cada dia, e nós devemos estar cientes disso. As batalhas espirituais acontecem todos os dias e Satanás usa cada uma delas para nos derrotar e nos tirar da presença de Deus. E Jesus nos deixou um aviso importante a respeito disso.

Uma das formas que o diabo mais gosta de nos atacar é quando estamos sozinhos. Podemos ver isso escrito no Evangelho de Mateus. Ele faz isso porque sabe que somos mais vulneráveis quando estamos em nosso ponto mais fraco. Vamos ver o que a Bíblia diz:

“Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: ‘Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". (Mateus 4:1-3)

Satanás sabia que Jesus estava sozinho e o tentou. Além disso, o inimigo usou a fraqueza de Cristo naquele momento para tentar derrubá-Lo. Mesmo sendo Filho de Deus, Jesus estava aqui como um ser humano, e passava pelos mesmos desafios e necessidades que nós.

Então, da mesma forma que o Senhor foi tentado, nós também podemos ser - principalmente quando estamos sozinhos. E sabe onde o inimigo vai agir? Nas nossas maiores fraquezas. Por isso Jesus nos dá o alerta:

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”. (Mateus 26:41)

Então, quando você estiver fraco e a tentação chegar, ouça o aviso de Jesus e aja como Ele, que usou as Escrituras para contra-atacar e se defender das investigas do maligno. Lembre-se também que o Espírito Santo habita em você e que você nunca estará sozinho!

3º Alerta: Cuidado com o acúmulo de bens materiais

Antes de começarmos a falar sobre este aviso, eu quero ler com você o aviso que Jesus nos deixou em Mateus 6:

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:19-21)

Quando Jesus disse para não acumularmos tesouros na terra, nós pensamos que o termo “acumular” significa “possuir bens”. Porém, o Senhor não estava falando exatamente sobre isso, mas sim sobre sermos possuídos pelos nossos bens. Ou seja: não é errado trabalhar para comprar coisas, como muitos acreditam. O errado é permitir que essas coisas roubem o lugar de Deus em nossos corações.

Ele estava alertando contra se tornar materialista ou permitir que as coisas se tornem mais importantes do que Ele. Deus nos criou para amar as pessoas e usar as coisas, mas um materialista ama as coisas e usa as pessoas.

Se você ler com atenção os Evangelhos, perceberá que Jesus nunca defendeu a pobreza como forma de se aproximar de Deus. A única vez em que Ele disse a alguém para vender seus bens e dar aos pobres foi quando ele percebeu que um jovem rico queria ter a salvação, porém, ele amava os seus bens materiais mais do que a Deus. Então Jesus disse:

“Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me. Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. Então Jesus disse aos discípulos: "Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus”. (Mateus 19:21-23)

Este foi um teste para ver se Deus era mais importante para aquele jovem do que os seus bens materiais. Acho que agora, depois desse exemplo, o aviso de Jesus ficou mais claro para você, não é mesmo? Então fique sempre atento.

4º Alerta: Cuidado com os falsos cristos

Quando os discípulos de Jesus perguntaram ao Mestre a respeito do fim dos tempos e sobre o dia de Sua segunda vinda à Terra, Ele os respondeu com o seguinte alerta:

“Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos.” (Mateus 24:4,5)

Esse é, com certeza, um dos avisos mais sérios que Jesus nos deixou, porque Ele não está falando apenas no Anticristo, que virá ao mundo durante a Grande Tribulação, mas sim sobre os falsos profetas que já estão espalhados pelo mundo, usando a Palavra de forma totalmente errada para enganar as pessoas e se aproveitar de suas carências.

Esses falsos cristos são, na verdade, pregadores, pastores, cantores, líderes religiosos e até mesmo pessoas com influência nas mídias sociais, que se apropriam do Evangelho para satisfazer seus desejos egoístas. Por isso é tão importante que você preste muita atenção à mensagem deles. Veja o que o apóstolo Pedro falou sobre essas pessoas:

“Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade. A escuridão das trevas lhes está reservada, pois eles, com palavras de vaidosa arrogância e provocando os desejos libertinos da carne, seduzem os que estão quase conseguindo fugir daqueles que vivem no erro. Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.” (2 Pedro 2:17-19)

Se você tem seguido alguma pessoa com discurso bonito, mas duvidoso em relação à Palavra de Deus, é bem provável que Jesus esteja tentando te alertar sobre essa questão. Não feche os ouvidos para isso e busque a resposta na Bíblia!

5º Alerta: Cuidado ao julgar alguém

Em Mateus 7, Jesus nos deixou outro grande aviso. Ele disse:

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e à medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7:1-5)

Este é outro alerta de Cristo que as pessoas normalmente interpretam errado, como se fosse uma ordem para não julgarmos ninguém, mesmo que essa pessoa esteja cometendo alguma falha muito grave. Mas não é bem assim que funciona.

Ao contrário do que muitos acreditam, Deus não está proibindo todo o julgamento, mas sim o julgamento hipócrita. Jesus está dizendo que não podemos julgar os outros quando somos culpados do mesmo pecado.

Ou seja, não adianta apenas ler um versículo para entender a mensagem de Cristo, mas sim toda a passagem, que diz que seremos julgados por Deus com a mesma medida que estamos julgando o nosso próximo. Se não podemos aplicar esse padrão a nossas próprias vidas, não podemos aplicar esse padrão a outras pessoas. Isso é a hipocrisia que Jesus tanto fala.

6º Alerta: Cuidado com a falta de humildade

E no último aviso de Jesus, vemos algo que também pode influenciar em nossa eternidade. Veja o que Cristo disse em Mateus, capítulo 5:

"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:3)

A maioria dos cristãos acredita que esses “pobres de espírito” são pessoas que são pobres de personalidade ou de riqueza material. Porém, isso é uma grande mentira inventada pelo diabo para que as pessoas finjam ser algo que elas não são, se fazendo de boazinhas e de coitadas.

Ser pobre de espírito significa que devemos ser humildes em nosso espírito, ou seja, que temos que reconhecer que somos falhos, fracos e pecadores e que nada temos ou podemos sem Deus. É por isso que a Bíblia diz em Tiago 4:6 que “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes”.

Então, meu irmão e minha irmã, o que Jesus espera de mim e de você aqui é que nós não sejamos arrogantes e prepotentes, achando que não precisamos de Sua ajuda e de Sua misericórdia. Essa é a verdadeira pobreza de espírito: reconhecer que tudo vem do Senhor e deve ser feito para a Sua honra e Sua glória! Que Deus te abençoe.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados