3 passos para você se tornar um "anjo humano"

ASSISTA NO YOUTUBE ► 3 passos para você se tornar um "anjo humano"

A Bíblia diz que os anjos, além de terem sido criados para anunciar a glória e o poder de Deus, são enviados pelo Senhor para servir aqueles que vão herdar a salvação (Hebreus 1:14). Ou seja, esses “espíritos ministradores” existem para socorrer os cristãos em meio às lutas e dificuldades do dia a dia.

Como é bom saber que Deus não nos deixa sozinhos nos momentos de angústia e dor, não é mesmo!? Podemos ser desprezados pelas pessoas e não termos valor neste mundo, mas se entregamos nossa vida pra Jesus, nos tornamos filhos de Deus (João 1:12). Ele nos ama e quer tanto o nosso bem, que encarrega os Seus anjos de zelar por nós e nos guardar o tempo todo.

E você sabia que, além desses seres que habitam no céu, o Senhor também usa pessoas nos momentos de necessidade? São homens e mulheres de carne e osso como nós, mas que são tão usadas para nos fortalecer e nos ajudar a estar firmes com Deus diante das lutas, que até parecem anjos aqui na Terra.

É claro que essas pessoas não são anjos disfarçados; elas são, na verdade, seres humanos que conhecem e praticam os ensinamentos de Jesus. Elas têm tanto amor que até parecem que vieram do céu para ajudar aqueles que precisam. Aqueles que se parecem com anjos são sensíveis à dor do próximo e, muitas vezes, deixa as suas prioridades em segundo plano para apoiar os mais necessitados.

Você já parou para pensar em quantas vezes esses “anjos humanos” te ajudaram nos momentos em que as tempestades tomaram conta de sua vida? Você consegue se lembrar de todos os que passaram por você e que, de alguma forma, colaboraram para que você superasse aquela situação difícil? Então... A verdade é que todas essas pessoas foram usadas por Deus para cuidar de você.

E da mesma forma que um familiar, um amigo, um irmão da igreja ou até mesmo um desconhecido serviram como anjos em sua vida em algum momento, você também pode ser como um “anjo humano” na vida de alguém. E isso é tão importante que Jesus afirmou que quem ajuda o próximo, faz isso como se estivesse fazendo para Ele próprio. Veja o que Ele disse:

“Eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.’” (Mateus 25:35-40)

E para se tornar esse tipo de pessoa, você não precisa ter nenhum dom ou unção especial, basta se colocar à disposição de Deus e seguir 3 passos para começar a ser uma bênção na vida das pessoas. Vamos ver quais são eles:

1º Passo) Esteja atento aos sinais

Muitas vezes, quem precisa de ajuda não tem coragem para pedi-la. Seja por medo, vergonha ou até mesmo orgulho, muitos sofrem sua dores calados por anos, sem gritar por socorro. É por isso que você precisa estar atento a tudo o que acontece ao seu redor. Você deve ter sensibilidade para conseguir identificar quando alguém próximo a você precisa de ajuda. Uma dica para ver se a pessoa precisa de seu apoio é analisar o seu comportamento: ela passa muito tempo calada ou triste? Reclama ou murmura muito? Vive inquieta, ansiosa ou com medo de tudo? Se sim, peça ao Senhor para que te dê estratégias para começar a agir na vida desse irmão ou irmã. Depois, se aproxime aos poucos e, conforme a pessoa for te dando abertura, vá fazendo o que for preciso. Pode parecer difícil, mas Deus sempre nos mostra o caminho que devemos seguir para ajudar Seus filhos necessitados.

2º Passo) Esteja disponível

Mesmo prestando atenção no comportamento das pessoas, muitas vezes, não conseguimos identificar que alguém está precisando de nossa ajuda. Às vezes, a dor do próximo é tão profunda que não conseguimos enxergar e fazer algo para ajudar. Nesses casos, devemos estar preparados espiritualmente para que o Espírito Santo nos mostre quem precisa do nosso apoio. Deus deseja nos usar para alcançar os outros, mas são os poucos os que se dispõe a fazer alguma coisa para Ele. Jesus disse:

“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.” (Lucas 10:2).

Infelizmente, a maioria das pessoas busca apenas os seus interesses e não têm tempo para falar do amor de Deus, ouvir, aconselhar e estender a mão aos que precisam. Por isso, se você deseja ser um instrumento nas mãos do Senhor, esteja disponível e você verá que Ele colocará pessoas necessitadas no seu caminho. Guarde isso no seu coração: “Amor é mais do que sentimento; é serviço”, e talvez seja por isso que poucos querem se doar, pois isso dá trabalho.

3º Passo) Esteja debaixo da direção de Deus

Quando lemos a Bíblia, percebemos que Deus sempre levantou homens e mulheres para servirem aos outros, e eles só conseguiram cumprir o seu chamado porque obedeciam a direção do Senhor. Da mesma forma, para sermos usados nas mãos do Senhor, precisamos orar e estar atentos a Sua voz, pois é ela que nos conduz a fazer o que Deus quer que façamos. Às vezes sentiremos que é momento de nos calar ou que devemos falar a verdade (custe o que custar), e outras vezes, que devemos simplesmente interceder em oração. Por isso é tão importante termos uma vida de oração, pois é através dela que saberemos qual a melhor decisão a se tomar.

Conclusão

Viu só como você pode ser como um anjo na vida das pessoas? Você não precisa ter asas e nem dons especiais; você só precisa um coração disposto e mãos prontas para agir. Assim como Deus usou pessoas para cuidar de você no passado, agora você pode ser esse instrumento na vida de outros irmãos que estão passando por momentos de dor e de dificuldade. Amém? Eu espero que você seja muito usado por Deus, e não se preocupe se vai ter muito trabalho pela frente, porque a recompensa será muito maior! A Bíblia diz que o nosso trabalho no Senhor nunca é em vão, por isso, não desanime e nem se acomode; eu tenho certeza, Deus vai te usar nesta geração! E agora eu quero orar por você. Se você puder, feche os seus olhos e vamos clamar pela presença do Pai...

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados