O incêndio da Catedral de Notre Dame tem algo a nos dizer? - Pastor Antonio Junior

ASSISTA NO YOUTUBE ► O incêndio da Catedral de Notre Dame tem algo a nos dizer?

Na segunda-feira, dia 15 de abril, um incêndio na catedral de Notre Dame, em Paris, chocou o mundo. Aquele templo é considerado um dos mais históricos para os católicos. Para se ter ideia da importância dessa catedral, nela, além de esculturas e pinturas sacras feitas por artistas famosos há centenas de anos, estão guardados um prego, fragmentos de madeira da cruz e a coroa de espinhos que eles acreditam terem sido usados durante a crucificação de Jesus.

E diante dessa tragédia, muitas teorias têm surgido aqui na internet. Uma delas afirma que a catedral teria sido alvo de um ataque terrorista. Como sabemos, os franceses católicos e protestantes têm sofrido muito com esse tipo de perseguição nos últimos anos. Além disso, foi divulgado um vídeo em que um homem caminha próximo à torre do templo. Segundo algumas páginas nas redes sociais, ele estaria vestido com roupas da religião islâmica.

Porém, apesar de tantas suposições, as autoridades francesas acreditam mesmo que o incêndio foi acidental e que o homem que aparece nas imagens que circulam na internet provavelmente é um trabalhador da obra.

Mas independente dessas teorias serem verdadeiras ou não, eu quero aproveitar esse assunto do incêndio na Catedral de Notre Dame para falar com você sobre algo que tem acontecido em vários locais do mundo onde o cristianismo sempre esteve muito presente: que é o enfraquecimento da fé em Jesus.

E por que isso está acontecendo? Porque muitos países que antes eram cristãos, se afastaram de Deus e trocaram os ensinamentos da Bíblia por outras religiões e crenças. Para se ter ideia da gravidade disso, a Europa é considerada hoje um continente “pós-cristão”, ou seja, uma terra que deixou de servir a Cristo para viver cada um à sua maneira.

Porém, esse enfraquecimento da fé cristã não está ocorrendo somente na Europa. Nos Estados Unidos, um dos países onde a força dos evangélicos sempre foi muito forte, igrejas e mais igrejas são fechadas todos os anos por falta de membros. Lá, muitos prédios onde tinham templos estão sendo vendidos e transformados em museus, em boates, em mesquitas muçulmanas...

E o Brasil, então!? Não precisa nem falar! Quantas igrejas estão perdendo a essência do Evangelho, onde os pastores já não acreditam mais que a Bíblia é a Palavra de Deus e usam o púlpito para exaltar o ego das pessoas? E o que falar daqueles que, em vez de transformar o mundo com seu bom testemunho, estão sendo influenciados e vivendo uma vida que desagrada a Deus? 

Se pararmos para analisar, o crescimento do cristianismo do Brasil tem sido só de fachada. Há muitos templos enormes, que atraem milhares de pessoas, mas que, em vez de pregação sobre a cruz, a salvação, o arrependimento e a santificação, focam apenas na prosperidade material e na resolução de problemas.

Acontece, irmãos, que onde não tem o verdadeiro Evangelho e transformação de vidas, é sinal de que Deus já não está mais presente.

E o que falar das igrejas mais tradicionais? Por mais que ainda se mantenham firmes na Palavra de Deus, a grande maioria perdeu o fervor e não dá lugar para o Espírito Santo agir. Estão acomodadas e mornas há muito tempo. Tão mornas que estão à ponto de serem vomitadas da boca de Deus, como está escrito em Apocalipse 3:16.

E sabe por que as igrejas estão morrendo? Porque elas não estão ouvindo o que o Espírito Santo diz a elas. Nós precisamos de um avivamento espiritual; precisamos voltar à essência do Evangelho onde Cristo é o centro de tudo e não o nosso “eu”. Precisamos do agir do Espírito Santo para remover as cinzas e reacender a chama que nos purificará a cada dia e se espalhará por onde quer que formos. Por isso fica o alerta deixado pelo apóstolo Paulo para às igrejas e aos cristãos de hoje: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti". (Efésios 5:14).

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados