Por que muitos cristãos entram em depressão?

ASSISTA NO YOUTUBE ►Por que muitos cristãos entram em depressão?

A maioria das pessoas pensa que o cristão tem que ser otimista e sorridente o tempo todo; que precisa estar sempre certo do caminho que está seguindo e não pode nunca demonstrar cansaço, desânimo ou insatisfação. Mas isso não é verdade. Muitas vezes os nossos sorrisos escondem a nossa dor, os nossos medos, a nossa tristeza. E por que tudo isso acontece? Porque somos seres humanos, como qualquer outra pessoa.

A nossa condição de filho de Deus não nos torna super-heróis, então, se em algum momento de sua vida você se sentir fraco espiritualmente, fisicamente ou emocionalmente, não fique se culpando por isso. Jesus prometeu que estará com você em todos os momentos e Ele não vai te abandonar. Na verdade, a Bíblia diz que quando somos fracos, é aí que somos mais fortes, porque estamos dependendo totalmente do Senhor (2 Coríntios 12:10).

As Escrituras estão cheias de histórias de grandes homens e mulheres de Deus que, assim como nós, chegaram a um ponto em que viram suas forças e sua fé serem engolidas pelas lutas, pelos problemas e pelo medo. E Davi foi um deles. Mesmo sendo considerado “um homem segundo o coração de Deus”, várias vezes ele se sentia sobrecarregado pela tristeza, pela culpa e pela depressão. Veja o que o rei de Israel disse num momento em que estava sendo consumido por sentimentos negativos:

“As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável. Minhas feridas cheiram mal e supuram por causa da minha insensatez. Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando. Estou ardendo em febre; todo o meu corpo está doente. Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia.” (Salmos 38:4-8)

Quem lê o salmo 38 sem entender o contexto da vida de Davi, pode até imaginar que ele estava passando por um problema de saúde física, mas não era isso o que acontecia na verdade. Davi passava por momentos de profunda tristeza e depressão. E você pode estar se perguntando: “Mas se Davi era considerado um homem segundo o coração de Deus, por que o Senhor permitiu que ele sofresse tanto?”.

A verdade é que parte do sofrimento de Davi veio como resultado de seus pecados, de suas escolhas erradas, pelas quais ele se arrependeu profundamente; mas isso também aconteceu para que o caráter dele fosse moldado. A Bíblia diz que Deus disciplina os filhos a quem ama, para que fujam do mal e tenham uma vida de santidade. E Davi reconheceu que se não fossem as lutas que passou, ele não teria um coração obediente ao Senhor. Veja o que ele disse:

“Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra.” (Salmos 119:67)

Não houve um momento sequer que Deus não estivesse com Davi, mas Ele permitiu que o rei de Israel passasse por aquelas situações para que se tornasse o homem que o Senhor queria que ele fosse. Assim também acontece com você! Mesmo nos piores momentos, Deus está trabalhando na sua vida e tem ouvido as suas orações. Você pode não entender muitas coisas, mas Ele está bem pertinho de você e não deixará que nada te tire da presença dEle. Então, continue clamando, buscando, e não se desespere. Logo você verá que o poder de Deus se aperfeiçoará na sua fraqueza! Amém? Davi experimentou esse milagre e disse no Salmo 138:

“Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem. (...) Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras. O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!” (Salmos 138:3;7,8)

Meu irmão, a Palavra de Deus é poderosa e se ela diz que você pode confiar no Senhor em qualquer circunstância, então você pode ficar em paz, porque as promessas dEle para a sua vida nunca se frustram. Não há depressão, dor ou angústia que suportem o amor e a misericórdia de Deus. Ele é fiel e estará com você hoje e sempre! Vamos fazer uma oração:

“Senhor, meu Deus, eu me coloco na Tua presença neste dia porque já não suporto mais tanta dor e tristeza em minha vida. Pai, no passado eu tinha sonhos e esperança, mas hoje a depressão tomou conta de mim e pôs fim a minha alegria e às minhas forças. Porém, meu Deus, eu sei que a Sua Palavra diz que quando estou fraco é que sou forte; então, eu Te peço para que o Seu Espírito Santo habite em mim e me fortaleça nesses momentos de dor e sofrimento. Ouve o meu clamor, recolhe as minhas lágrimas e me dê a mesma fé que Davi teve durante as lutas dele. Que eu nunca me esqueça que, por maior que sejam as trevas que eu esteja enfrentando, a luz do Espírito que habita em mim é maior e sempre prevalecerá. Em nome de Jesus eu oro. Amém.”

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados