Eles estão tentando controlar a sua mente - Proteja-se do poder das trevas
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► Eles estão tentando controlar a sua mente - Proteja-se do poder das trevas
Nunca na história o pensamento do ser humano foi tão voltado para o pecado e tão perverso como nos dias de hoje. A mente das pessoas está cada vez mais sombria e mais longe da Palavra de Deus. Não, nós não podemos ler o que se passa na cabeça do homem, porém, podemos ver o fruto de seus pensamentos através de suas ações, cada vez mais impuras e egoístas.
Acontece que a Bíblia diz em Provérbios 15 que o Senhor detesta os pensamentos maus, e é por isso que o apóstolo Paulo foi tão firme quando escreveu a seguinte ordem aos cristãos no capítulo 12 da Carta aos Romanos:
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)
E, mais do que uma mensagem importante, esse aviso do apóstolo Paulo serve como um alarme para nós, que estamos vivendo os últimos dias antes da volta de Jesus. Isso porque nós estamos em meio a uma guerra espiritual que tem se tornado cada vez mais intensa e agressiva. Por isso que ele também nos dá a seguinte orientação:
“A nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12)
Além disso, o Livro de Apocalipse também nos revela o que está acontecendo nos bastidores do reino espiritual neste exato momento. No capítulo 12, o apóstolo João recebeu a seguinte revelação do Senhor:
“Celebrem, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo". (Apocalipse 12:12)
Irmãos, não podemos nos enganar: Satanás, o governante desta era, está tentando nos destruir a todo custo porque ele sabe que Jesus está para voltar, por isso, ele quer levar o maior número de almas para o inferno. E o seu principal alvo é a nossa mente. Ele deseja assumir o controle dos nossos pensamentos para nos tirar da luz, que é Cristo, e nos levar para as trevas. Mas Deus não quer que isso aconteça, por isso é que há uma grande guerra espiritual ao nosso redor o tempo todo.
Os anjos do Senhor e os demônios travam uma batalha pelo controle da nossa mente. E essa guerra, por mais que seja invisível aos nossos olhos, é tão real quanto uma guerra física, com as que estamos acostumados a ver nos filmes e nos noticiários da TV. A única diferença é que ela acontece no mundo espiritual.
E Deus quer que você saiba de uma coisa muito importante: não é só porque Ele e os Seus anjos lutam em nosso favor que nós podemos ficar de braços cruzados, esperando o resultado dessa guerra. Nós precisamos assumir o nosso papel como cristãos, porque só assim iremos vencer.
E você deve estar se perguntando: “Mas, como eu posso proteger a minha mente dos ataques do inimigo?” Bem, eu vou te contar uma história para te ajudar a entender qual é o seu papel nessa batalha:
Certa vez, um jovem que estava estudando para ser pastor se aproximou do seu professor e disse: “Pastor, a minha cabeça está muito dividida... Tem horas em que eu só penso em Deus e em coisas boas, mas tem momentos em que eu só consigo imaginar coisas ruins. Eu não sei o que faço para acabar com esses pensamentos impuros”.
Então, aquele homem que já tinha muitos anos de caminhada cristã, respondeu ao rapaz: “Meu filho, na sua mente vivem uma ovelha e um lobo. A ovelha representa os bons pensamentos, e o lobo os ruins. Sabe qual deles vai sobreviver dentro de você? Aquele que você alimentar”.
E da mesma forma, dentro da nossa mente também habitam um lobo e uma ovelha. O lobo se alimenta de nossos pecados e a ovelha da nossa santidade. No entanto, todos os dias, somos influenciados pelas forças do mal, que tentam nos afastar da presença de Deus.
O diabo é astuto e age silenciosamente para desviar o nosso coração. O objetivo dele é alimentar o nosso “lobo interior” para que caiamos em tentação. Mas graças a Deus, sempre temos o direito de escolher qual caminho iremos seguir. E o apóstolo Paulo nos dá uma dica de como podemos dizer “não” ao pecado e vencermos os ataques do inimigo. Veja o que ele disse:
“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria” (Colossenses 3:2,5).
Então, é contra isso que estamos lutando. Irmãos, o poder das trevas está pronto para dominar nossas mentes, porém, nós não devemos nos entregar, porque temos ao nosso lado Aquele que possui todo o poder: Jesus Cristo. Foi Ele quem nos libertou das garras de Satanás ao entregar a própria vida na cruz. O sangue Dele foi derramado por nossos pecados e, hoje, podemos vencer o inimigo. Basta apenas que façamos a escolha de entregar a nossa vida a Cristo e caminhar de acordo com a Sua Palavra.
Acontece que grande parte das pessoas ainda preferem estar sob o domínio do maligno. Algumas, por ainda não conhecerem o Evangelho, e outras, por acharem que a vida sem Deus é melhor e mais prazerosa. Porém, nos dois casos, suas mentes são dominadas por pensamentos pecaminosos. Veja o que a Bíblia diz:
“Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus". (João 3:19-21)
Isso mostra que existem dois lados: o da luz e o das trevas, que estão batalhando para controlar a humanidade. E você precisa se posicionar de uma vez por todas! E quem está te dizendo isso é o próprio Deus. Veja o chamado que Ele te faz hoje através do profeta Isaías:
"Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Olhe! A escuridão cobre a terra, dessas trevas envolvem os povos, mas sobre você raia o Senhor, e sobre você se vê a sua glória. As nações virão à sua luz e os reis ao fulgor do seu alvorecer.” (Isaías 60:1-3)
Você está do lado da luz ou da escuridão? Quem controla a sua mente: Deus ou o diabo? Sim, todos nós cometemos erros. Todos caímos, falhamos e permitimos que, em um momento ou outro, nossa mente seja invadida por pensamentos impuros. Porém, isso significa apenas que tiramos os nossos olhos de Cristo e não que Satanás já está controlando a nossa mente. O Senhor sabe das nossas limitações, e está disposto a nos perdoar, desde que nos arrependamos nos nossos pecados, abandonemos as velhas práticas e busquemos andar em santidade. Veja o que Jesus disse:
"Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". (João 8:12)
Seja sincero: Quanto tempo do seu dia você dedica à oração e à leitura da Palavra de Deus? Você tem o costume de ouvir e cantar louvores e consumir conteúdo cristão, como os vídeos deste canal, por exemplo? Ao mesmo tempo, eu te pergunto: quanto tempo você dedica para falar mal das pessoas? Quantas fofocas você fez na última semana? Quanto conteúdo pornográfico você acessou no seu computador ou celular? Saiba que tudo isso vai ser determinante na batalha pela sua mente. É como aquela história que eu te contei agora a pouco sobre o lobo e a ovelha. Vai vencer quem você alimentar.
Por mais difícil que esteja e por mais que você não consiga se libertar desses pensamentos impuros, que querem dominar a sua mente, não é hora para desistir dessa guerra espiritual. É hora de lutar contra os principados e potestades que se levantam contra a sua vida! Então, siga o conselho do apóstolo Paulo em Efésios 6: vista a armadura de Deus e vá à luta!
E mais: quando o inimigo sussurrar pensamentos ruins no seu ouvido, resista, não aceite que eles tomem conta da sua mente e do seu coração. Veja o que a Palavra do Senhor diz:
“Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” (Tiago 4:7,8)
Nós, irmãos, não podemos vacilar, porque estamos bem próximos do fim dos tempos e o ataque do inimigo vai se intensificar. Por isso, temos que nos apegar cada vez mais a Cristo e, também, entender duas coisas muito importantes que eu vou te apresentar agora:
1) O nosso coração é enganoso
Certa vez, o profeta Jeremias disse: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9)
Resumindo: Nossos corações e a nossa mente sempre buscam encontrar uma justificativa para nossas escolhas e decisões. Na maioria das vezes, eles nos levam a acreditar que sempre fizemos a coisa certa. Porém, como vimos nesta passagem bíblica, o nosso coração é enganoso. Por isso é tão importante avaliar os nossos pensamentos e checar se eles estão de acordo com a Bíblia. Se estiverem, ótimo, podemos seguir em frente. Agora, se eles não caminharem junto com a Palavra do Senhor, precisamos abandoná-los para não sermos dominados por eles.
2) Sempre colhemos o que plantamos
Veja o que o apóstolo Paulo escreveu: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” (Gálatas 6:7,8)
Uma semente sempre dará frutos de sua espécie. Se você plantou maçãs, não espere colher melancias ou laranjas. O que isso quer dizer? Quem dizer que, se na sua mente você tem semeados pensamentos maus, de ódio e vingança, por exemplo, não conseguirá agir com amor, compaixão e bondade. Por isso é tão importante que você não deixe que o inimigo domine a sua mente, porque ele te levará ao pecado e, consequentemente, te afastará da salvação que Cristo já conquistou para você.
Lembre-se de uma coisa, meu irmão e minha irmã: Deus nunca nos deixa sozinhos nessa batalha. Além de enviar os Seus anjos para nos ajudar, a Sua Palavra nos mostra quais são todas as táticas que o inimigo usa para nos derrotar. Então, estamos em vantagem contra Satanás e seus demônios e podemos sair vitoriosos dessa batalha espiritual. Mas, você precisa se empenhar, porque as coisas vão ficar mais difíceis a cada dia e as tentações vão parecer mais irresistíveis. Então vista a armadura de Deus e não se desvie dos caminhos do Senhor! Deus te abençoe.
É pecado ouvir música do mundo (secular)? O cristão pode ouvir músicas: romântica, sertanejo, rock?

Encontrando consolo em meio as dores

Por que não vemos mais milagres como antigamente?

7 tipos de pessoas que Deus não ouve suas orações - Você é uma delas?

A oração simples que agrada a Deus

Se Deus nos escolhe, resta-nos alguma escolha?

Saiba porque discriminação é pecado! (Na Igreja, Escola, Trabalho, Família) -

4 maneiras de vencer o pecado e o diabo - (Batalha espiritual) - Palavras de fé

A balança de Deus

Como deixar um legado e ser lembrado depois de morrer -

5 maneiras de experimentar o poder de Deus na sua vida

6 Perguntas que você deve fazer antes de casar com alguém

Transformando uma situação dolorosa em bênção

Aproxime do trono da graça de Deus

Há esperança para a árvore cortada

Como lidar com a solidão e carência -

Pedro, um discípulo igual a nós

Como ficar firme com Deus na faculdade

A tentação tem hora para chegar

Diga sempre a verdade

Deus te guiará a águas tranquilas

4 Passos para sua salvação

4 sinais que Deus ouviu sua oração e vai te atender

As bênçãos da presença de Deus
