Ele se apaixonou por outra pessoa e terminou comigo. Não quero o divórcio
por: Antonio Júnior

"Pastor, estou crise no meu casamento. Somos cristãos, mas ele me disse que se apaixonou por outra pessoa e terminou comigo. Estamos separados, só não assinamos os papéis do divórcio ainda. Por mais que eu insista, ele não quer voltar. O que o senhor aconselha? " ⠀
R: Olá, minha irmã. Bem, em primeiro lugar, eu lamento que você esteja passando por essa situação. Como cristãos, você e seu esposo sabem muito bem que o casamento foi instituído por Deus para que dure a vida toda. Veja o que Jesus disse:
"No princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe". (Marcos 10:7,9)
O casal cristão só deve se separar em último recurso. O casamento é um compromisso sério, abençoado por Deus. Por isso, antes de decidir se separar, o cristão precisa lutar para salvar seu casamento.
A Bíblia permite a separação por motivos sérios, como o adultério. No entanto, a melhor solução é sempre o arrependimento e o perdão, que levam à reconciliação. Há ainda casos graves, como os de violência doméstica em que o agressor não quer mudar de vida. E ao meu ver, um cônjuge jamais pode conviver com o outro que agride o seu corpo.
Resumindo: A dureza do coração do ser humano fez com que a santidade do casamento fosse manchada. Por isso, Deus permitiu o divórcio, para livrar as pessoas de situações de muito sofrimento (Mateus 19:8). Mas a Bíblia não permite a separação por qualquer motivo. Como eu disse, o casamento é sagrado e exige responsabilidade e compromisso. Vão haver brigas e problemas, mas o casal precisa aprender a lidar com isso de forma saudável, em vez de fugir.
Você contou que seu marido confessou que está apaixonada por outra mulher e, mesmo assim, quer continuar com ele e restaurar o seu casamento. E eu te admiro muito por isso, porque mostra que você, diferente dele, entendeu qual é o verdadeiro valor do matrimônio. Então, o meu conselho nesse momento é que você o chame para uma última conversa antes de assinarem os documentos do divórcio. Diga a ele que acredita que Deus pode restaurar o relacionamento de vocês, mas que ele precisa estar disposto a ser fiel e fugir do pecado.
Tente ajudá-lo a entender que, mais do que um sentimento, o amor é uma decisão. Se o cristão é chamado para amar até os seus inimigos, imagine o quanto Jesus espera que ele ame a pessoa com quem decidiu dividir a vida. A Bíblia diz em Gálatas 5 que o amor é um dos frutos do Espírito Santo e quem realmente serve a Deus precisa ter essa característica e aplicá-la em sua vida, mesmo em situações difíceis como uma crise no casamento.
Agora, se mesmo depois disso tudo ele continuar com a ideia de te deixar, infelizmente não há nada mais a fazer a não ser colocar o seu relacionamento nas mãos de Deus e assinar os papéis. Você não pode prendê-lo na sua vida, caso contrário, a sua dor será ainda maior do que vê-lo partir.
E, se o divórcio realmente acontecer, quero que você saiba que Deus viu todo o seu esforço e dedicação para salvar o seu relacionamento e Ele não te culpará pelo que aconteceu. A única pessoa que colherá os frutos dessa decisão ruim será o seu marido. Você poderá seguir o seu caminho em paz, debaixo da proteção e do cuidado do Senhor para recomeçar sua vida.
Deus te abençoe.
Pastor Antonio Junior