Descubra como o anjo Lúcifer foi expulso do céu e se tornou Satanás

ASSISTA NO YOUTUBE ► Descubra como o anjo Lúcifer foi expulso do céu e se tornou Satanás

De acordo com o capítulo 1 do Livro de Gênesis, no segundo dia da criação, depois de já ter feito o dia e a noite, Deus criou o céu. Alguns estudiosos dizem que nesse mesmo dia foram criados os anjos. E entre eles, havia um que impressionava por sua beleza e seu poder. Esse querubim é chamado por muitas pessoas de “Lúcifer”.

Apesar de não encontrarmos esse nome nas Escrituras Sagradas, o seu significado é “Anjo de Luz”, ou “Estrela da Manhã”, como podemos ver no Livro do Profeta Isaías (Isaías 14:12). E por mais que essa história seja bastante conhecida, inclusive entre os não cristãos, muitos não sabem como aquele anjo de luz, que era tão especial, caiu e se tornou Satanás. E é sobre isso que vou explicar hoje...

A história da queda de Satanás é contada em dois capítulos do Antigo Testamento - Ezequiel 28 e Isaías 14. Ele era um anjo poderoso e cheio de sabedoria e talvez tenha sido o ser mais belo e esplêndido criado por Deus. Esse pode ter sido um motivo de grande honra para esse anjo.

Mas ele não se contentou com tudo o que tinha ao lado do Senhor e deixou que sua beleza e sua alta posição na hierarquia celeste subissem à cabeça. A Bíblia nos mostra em Ezequiel capítulo 28, que Satanás permaneceu perfeito em seus caminhos até que a iniqüidade foi encontrada nele. Veja o que está escrito:

“Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.” (Ezequiel 28:17)

Por causa do seu orgulho, Lúcifer decidiu que queria construir seu trono acima de Deus. E convenceu cerca de um terço dos anjos a apoiá-lo (Apocalipse 12:4). Houve então uma batalha no céu, e os anjos que permaneceram ao lado do Senhor derrotaram os que se rebelaram. Veja o que a Palavra de Deus diz sobre esse momento:

“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: ‘Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo’. Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!” (Isaías 14:12-15)

E você pode estar se perguntando: “Mas, pastor, como essa batalha no céu ocorreu?” Podemos encontrar a resposta no capítulo 12 do Livro de Apocalipse que, além de falar das coisas que acontecerão no fim dos tempos, também traz muitas informações sobre fatos que ocorreram muito antes de o Senhor criar o homem. O apóstolo João teve a seguinte visão desta batalha:

“Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra” (Apocalipse 12:7-9).

Como vimos, Satanás se transformou em um dragão para atacar o exército do Senhor. Porém, isso não foi suficiente. Ele e seus aliados foram derrotados e, como consequência disso, foram expulsos do céu e lançados à Terra. Os anjos se transformaram em demônios, e “Lúcifer” em Satanás, o príncipe das trevas.

A desobediência desse anjo representou o verdadeiro início do pecado no universo. Ele, então, jurou vingança, prometendo destruir a raça humana, que havia sido criada à imagem e semelhança do Senhor (Apocalipse 12:12).Então, certo dia, ele se disfarçou de serpente e convenceu Adão e Eva a comerem do fruto da árvore do conhecimento, desobedecendo a ordem de Deus.

Então, aquele casal foi expulso do Paraíso, perdeu a comunhão com o Senhor e fez com que todos os seus descendentes fossem condenados por esse pecado. Veja o que Deus disse a Adão e Eva depois que eles caíram na armadilha do inimigo:

“À mulher, ele declarou: ‘Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará’. E ao homem declarou: ‘Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará." (Gênesis 3:16-19)

E, desde então, Satanás e seus demônios fazem de tudo para frustrar o plano de Deus e atrapalhar a vida dos cristãos. Foi assim no Jardim do Éden e tem sido assim até os dias de hoje. A Bíblia diz que ele age como um leão, que anda ao nosso redor esperando uma única brecha para nos destruir e nos tirar da presença do Senhor.

Por causa disso, meus irmãos, nós devemos estar sempre atentos aos ataques de satanás. Ele e seus anjos caídos farão de tudo o que estiver ao seu alcance para desviar a nossa atenção do Senhor e nos afastar da presença Dele. E hoje, em uma sociedade onde tantos são influenciados a viver pela riqueza, poder e status, Satanás quer que você acredite que a conquista dessas coisas lhe trará felicidade e plenitude. Mas isso é completamente falso. Veja o que o conselho que o apóstolo Pedro nos deixou sobre isso:

“Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.” (1 Pedro 5:9,10)

E outra coisa muito importante que você precisa saber é que aquela batalha iniciada no céu continua acontecendo no plano espiritual. Anjos e demônios lutam diariamente pelo controle de nossas vidas.

Os anjos tentarão nos levar para mais perto do Senhor, enquanto os demônios nos separarão de Deus por meio da distração. Eles fazem isso aparecendo na forma de falsos deuses, fazendo com que percamos de vista o único e verdadeiro Deus. Esses falsos deuses podem aparecer na forma de dinheiro, trabalho, relacionamentos, entretenimento, poder, entre outras coisas.

E por mais que isso pareça assustador, os esforços dos anjos caídos não serão suficientes para derrotar aqueles que entregaram suas vidas a Cristo, pois eles são inimigos que já foram derrotados por Deus através do sacrifício de Jesus. Em Colossenses 2, o apóstolo Paulo disse:

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” (Colossenses 2:13-15)

Isso significa que o amor de Deus venceu o pecado e a morte, triunfando sobre Satanás e todas as suas promessas vazias. Enquanto estamos cercados por uma multidão de demônios querendo nos destruir, Deus usa seus anjos para cumprir sua promessa de nos proteger do inimigo e de seus maus caminhos.

A Bíblia nos alerta sobre a ação dessas forças malignas contra nós e nos prova que, com Deus, somos mais do que vencedores. Então, é nossa responsabilidade reconhecer a soberania do Senhor em nossa vida e, quando formos atacados, lembrar que Cristo já venceu tudo por nós. Amém? Que Deus te abençoe!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados