Veja como os demônios agem e como se proteger do ataque espiritual

ASSISTA NO YOUTUBE ► Veja como os demônios agem e como se proteger do ataque espiritual

Muitas pessoas, inclusive as que frequentam templos religiosos e se dizem cristãs, têm dúvidas a respeito da existência ou não de demônios em nosso meio. Para muitos, Satanás e seus servos são figuras místicas, criadas pelo imaginário popular apenas para gerar medo e evitar que as pessoas cometam certas atitudes que não são aprovadas por Deus.

Porém, não é isso que a Bíblia diz. De acordo com as Escrituras, o diabo é mais real do que imaginamos! E quem nos garante isso é Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus e que viu de perto o que Satanás pode fazer com a vida das pessoas aqui na Terra. Leia comigo:

“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (1 Pedro 5:8)

Sim, irmãos, Satanás e seus demônios existem e estão mais perto do que podemos imaginar. Porém, esse assunto não é tratado com muita frequência entre os cristãos. Talvez pelo fato de eles serem assustadores, algumas pessoas fogem do assunto. A verdade é que a Bíblia tem muito a dizer sobre essas criaturas e o poder que elas podem ter sobre as pessoas.

E, antes de entendermos a respeito do poder dos demônios, devemos primeiro conhecê-los. Muitas pessoas acreditam que um demônio é o próprio Satanás, mas isso não é verdade. Um demônio é um anjo caído igual a Satanás. Eles são entidades espirituais criadas por Deus, mas que se rebelaram e tornaram parte do exército de Satanás. Veja o que Judas escreveu:

“Aos anjos que não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande Dia.” (Judas 1:6)

Nesta passagem, Judas está se referindo aos anjos que se rebelaram contra Deus, ou seja, os demônios. Eles são acusados de terem abandonado o propósito pelo qual foram criados e cerca de um terço deles foi expulso do céu juntamente com Satanás (Apocalipse 12:3,4), que fez isso porque queria ter mais autoridade do que Deus.

E agora que sabemos quem são os demônios, vamos descobrir seus poderes de acordo com algumas passagens bíblicas.

1) Demônios podem entrar em animais e humanos

Mais do que causar medo, gerar problemas e colocar armadilhas em nossos caminhos para nos derrubar e nos afastar da presença de Deus, os demônios também podem possuir os corpos de seres vivos.

Em Marcos 5 há uma passagem muito clara sobre isso. A Bíblia diz que, depois de expulsar uma legião de demônios de um homem, Jesus permitiu que esses seres entrassem em uma manada de porcos que estava numa colina próxima àquele lugar. Veja o que está escrito:

“Então Jesus lhe perguntou: ‘Qual é o seu nome?’ ‘Meu nome é Legião’, respondeu ele, ‘porque somos muitos’. E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região. Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima. Os demônios imploraram a Jesus: ‘Manda-nos para os porcos, para que entremos neles’. Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou.” (Marcos 5:9-13)

Neste versículo, você pode ver que, pela permissão de Deus, os demônios também podem entrar nos animais, além de poder controlá-los. E, além disso, os demônios entram no corpo das pessoas. Vamos ver o que o Evangelho de Lucas relata sobre a situação de Maria Madalena, que foi possuída por sete demônios:

“Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios” (Lucas 8:1,2).

Assim como ocorreu nessas duas situações, o inimigo continua tendo esse poder. Por isso, não podemos menosprezá-lo. Antes, devemos nos apegar ao Senhor, porque nada acontece sem a permissão Dele.

2) Demônios podem provocar doenças mentais

Poucas pessoas sabem disso, mas os demônios podem causar, entre tantas coisas ruins, doenças mentais nas pessoas. E um dos exemplos mais conhecidos desse poder maligno também é contado em Marcos 5, na história do endemoninhado gadareno. Veja o que está escrito:

“Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.” (Marcos 5:2-5)

Isso mostra que os demônios podem nos fazer agir de forma totalmente diferente e estranha a qual estamos acostumados, mudando assim a nossa personalidade. O livro de Mateus também nos mostra um outro exemplo disso:

“Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: ‘Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo’. Respondeu Jesus: ‘Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino’. Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado.” (Mateus 17:14-18)

Mas, irmãos, prestem muita atenção no que eu vou dizer agora: não é porque Satanás e seus demônios podem causar doenças mentais nas pessoas que todo o portador de algum tipo de transtorno psicológico seja endemoninhado. Isso não tem nada a ver. Essas pessoas são amadas por Deus e protegidas por Ele. Acontece que, infelizmente, alguns interpretam essas passagens bíblicas de forma errada e acabam julgando os deficientes de modo injusto. Não faça isso, por favor!

3) Demônios podem provocar doenças físicas

Assim como as doenças psicológicas, os demônios também são capazes de provocar doenças físicas no ser humano. Isso inclui deixá-lo mudo, surdo, cego, entre outras. Veja o que a bíblia diz em Mateus 9:

“Enquanto eles se retiravam, foi levado a Jesus um homem endemoninhado que não podia falar. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. A multidão ficou admirada e disse: ‘Nunca se viu nada parecido em Israel!" (Mateus 9:32,33)

Agora veja o que está escrito em Mateus 12:

“Levaram-lhe um endemoninhado que era cego e mudo, e Jesus o curou, de modo que ele pôde falar e ver” (Mateus 12:22).

Jesus também contou de uma mulher que sofria com uma deformidade física causada por um espírito maligno. Veja:

“Ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.” (Lucas 13:11)

E logo em seguida Lucas enfatizou que a mulher estava sofrendo por causa de Satanás:

“Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia?" (Lucas 13:16)

Percebe como os demônios têm o poder de nos humilhar, nos causando dores psicológicas e físicas!? Mas, assim como na questão dos deficientes mentais, nós não podemos dizer que toda deficiência física é obra do inimigo! Lembre-se disso.

4) Demônios podem enganar as nações

Esse é um poder que nem todos conhecem, porém, é muito mais comum do que podemos imaginar. É por isso que em Apocalipse 16, o apóstolo João fez o seguinte relato:

“Vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs. São espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.” (Apocalipse 16:13,14)

Nações inteiras podem ser destruídas pelo trabalho de demônios. E, para ser sincero, muitas já foram e tantas outras estão sendo. E como isso acontece? Através da corrupção, das desigualdades sociais, da fome, da ganância e de todas as outras coisas ruins que o inimigo planta no coração dos governantes desses países.

É importante sabermos que eles sempre vão trabalhar juntos para alcançar seus maiores objetivos. Por isso é tão importante que nós oremos pelo nosso País e o entreguemos nas mãos de Deus. É por isso que a Palavra nos diz:

“Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer! Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade; do seu trono ele observa todos os habitantes da terra;ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem. Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força.” (Salmos 33:12-16)

5) Demônios podem controlar os descrentes

Muitas pessoas que não entregaram sua vida verdadeiramente a Jesus não se importam com a existência dos demônios, simplesmente porque não acreditam que exista um mundo espiritual que influencie a nossa existência aqui na Terra.

No entanto, a Bíblia nos dá um exemplo de incrédulos que foram prejudicados e até usados por demônios. Em Atos 19 está escrito:

“Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: ‘Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam!’ Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: ‘Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são? Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos.” (Atos 19:13-16)

Todo ser humano é bom em sua essência, porque foi criado à imagem e semelhança de Deus. Mas, à medida em que vai deixando o pecado entrar em seu coração, ele se distancia de Deus (Isaías 59:1-3) e, com isso fica vulnerável às ações do inimigo. O diabo usa as pessoas que não buscam a Deus e que guardam sentimentos ruins no coração: raiva, ódio, revolta, inveja, mentiras, vícios, entre outros. Podemos até não acreditar, mas Satanás e seus demônios estão por trás de tudo isso.

E por que isso acontece? Primeiro: por permissão de Deus, pois os demônios não fazem nada sem a permissão do Senhor. E segundo, porque as pessoas que maquinam o mal, que carregam a maldade no coração, estão cegas espiritualmente e não conseguem enxergar a luz de Cristo em suas vidas.

Por isso, precisamos orar por essas pessoas e clamar para que o Sangue de Jesus nos proteja de todos que estiverem sob a ação dos demônios.

Conclusão:

É assustador pensar que o mal tem tanto poder, mas como cristãos, não precisamos nos preocupar. Cristo tem todo o poder no céu e na terra e Ele pode exigir que os demônios se afastem de nós em um instante. É por isso que é importante seguirmos seus ensinamentos, acreditarmos em Sua Palavra, e sermos fiéis em tudo, para que possamos vencer as forças espirituais do mal que tentam contra nós.

Devemos sempre estar atentos às artimanhas de Satanás e nunca subestimar o seu poder (2 Coríntios 2:10,11). Mas, sempre nos lembrando de que Satanás não é todo-poderoso. Essa poder pertence somente a Deus. Desde que Jesus veio ao mundo, o diabo fez tudo o que pôde para impedi-Lo de cumprir a vontade de Deus, mas seu plano foi frustrado quando Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. Então, se estivermos firmes com Ele, seremos mais do que vencedores!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados