O que é fé?
por: Antonio Júnior
“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam” (Atos 16:25).
A Bíblia define a palavra “fé” da seguinte maneira: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). A própria existência da nossa fé, apesar das circunstâncias contrárias, é uma prova de que Deus existe, pois ela nos foi dada por Ele. As provações que passamos servem para aumentar a nossa fé, pois este mundo perdido e sem esperança, precisa ver que cremos em um Deus vivo.
As histórias da Igreja Primitiva nos mostram o quanto aquelas pessoas valentes (homens, mulheres e crianças) sofreram por conta de sua fé. Mesmo quando elas estavam para ser executadas com mortes terríveis, elas clamavam por Deus e pediam a Ele para que perdoasse aqueles que lhes faziam tanta maldade. E existem muitos casos de pessoas cruéis que colocaram a fé em Jesus Cristo como Filho de Deus por causa da fé daqueles cristãos que estavam prestes a morrer.
A história de Paulo e Silas, que cantaram louvores a Deus mesmo depois de surrados e jogados na prisão, é uma prova de fé. Essa atitude resultou na conversão dos carcereiros. A fé venceu as circunstâncias! Paulo e Silas não sabiam se iriam sair da prisão, mas, ainda assim, foram capazes de ter fé. Mesmo naquela situação tão complicada, eles foram testemunhas do amor e do poder de Deus.
Diante disso, fica a pergunta: O que significa quando dizemos que devemos ter fé? Significa que devemos ter esperança, temos que confiar em Deus. Significa que, independente das circunstâncias, precisamos ser testemunhas do amor e do poder de Deus, e de que nem a prisão nem a morte nos farão parar de cantar louvores a Ele. Pare por um momento e reflita: em quais circunstâncias você precisa ter fé hoje?