[Revelado] - Os 7 nomes de Deus e seus significados
por: Antonio Júnior
ASSISTA NO YOUTUBE ► Os 7 nomes de Deus e seus significados
Você sabia que Deus tem diversos nomes na Bíblia, e que cada um deles tem um significado diferente? O nome de Deus em hebraico, idioma em que o Antigo testamento foi escrito, é Yaweh, que também tem variações como Iehova e Jehovah. E esse nome, de acordo com os estudiosos que traduziram a Bíblia, significa “Senhor”. Foi assim que Deus se apresentou a Moisés quando disse:
“Eu sou o Senhor. Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-poderoso, mas pelo meu nome, o Senhor, não me revelei a eles.” (Êxodo 6:2,3)
A Bíblia também apresenta pelo menos mais sete nomes diferentes para o Senhor, e cada um deles tem um significado específico para a situação em que o personagem bíblico estava passando em sua vida. E no vídeo de hoje eu vou te mostrar que esses nomes de Deus revelam o amor e a proteção que Ele sempre teve com o seu povo.
1º nome: Jeová-Jiré, que significa “o Senhor proverá”
Uma das histórias mais conhecidas do Antigo Testamento é aquela em que Deus, para provar a fidelidade de Abraão, pede a vida de seu filho Isaque em sacrifício. Vamos ver o que está escrito em Gênesis 22:
“Isaque disse a seu pai Abraão: ‘Meu pai!’ ‘Sim, meu filho’, respondeu Abraão. Isaque perguntou: ‘As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?’ Respondeu Abraão: ‘Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho’. E os dois continuaram a caminhar juntos. (...) Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor proverá’. Por isso até hoje se diz: ‘No monte do Senhor se proverá". (Gênesis 22:7,8; 22:13-14)
“Jeová-Jiré”, ou “o Senhor Proverá”, é um dos principais nomes de Deus, e que demonstra Seu cuidado com seus filhos em todos os momentos, inclusive naqueles em que tudo parece estar perdido e sem solução. Mas voltando à história de Abraão: no exato momento em que ele ia sacrificar seu filho a Deus, o Anjo do Senhor o impediu e ofereceu um carneiro para ser morto no lugar de seu filho.
Então saiba que, quando tudo parece perdido, você pode confiar no poder e na fidelidade do Senhor, que proverá tudo que for necessário para a sua vida.
2º nome: Jeová Rafah, que significa “o Senhor cura”
Depois de libertar o povo de israel da escravidão, punindo os egípcios com várias pragas e enfermidades, Deus declarou que é Ele é o Senhor que cura o seu povo. Vamos ver o que Ele disse a Moisés logo após os hebreus atravessarem o Mar Vermelho:
“Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura". (Êxodo 15:26)
E se continuarmos lendo a história dos hebreus até o momento em que eles chegaram na Terra Prometida, veremos que essa cura que Deus ofereceu a eles não foi apenas espiritual. Todos os israelitas que foram obedientes aos mandamentos do Senhor, não sofreram nenhuma enfermidade e tiveram uma vida longa (Deuteronômio 30:20).
`Por isso, meu querido irmão e irmã, Deus continua sendo o Senhor que nos cura nos dias de hoje. Quando decidimos seguir os ensinamentos de Jesus e permanecer firmes no Seu amor, Ele nos abençoa e cuida da nossa saúde física, emocional e espiritual. Por mais que pareça impossível, Deus é capaz de reverter qualquer diagnóstico médico, somente para nos mostrar o quanto Ele é poderoso e fiel na vida de Seus filhos.
3º nome: Jeová Nissi, que significa “o Senhor é a minha bandeira”
A Bíblia conta, em Êxodo 17, que o exército dos amalequitas veio atacar o povo hebreu no deserto de Refidim. Então, Moisés pediu para que Josué escolhesse alguns homens para lutar contra aqueles inimigos. Durante a batalha, Moisés foi até o alto da colina e levou a vara que Deus havia dado a ele. E, enquanto Moisés mantinha a vara erguida em suas mãos, o Senhor fez com que Seu povo derrotasse todo aquele exército.
Veja o que Moisés fez para agradecer e louvar a Deus por aquela vitória:
“Moisés construiu um altar e chamou-lhe ‘o Senhor é minha bandeira’. E jurou: ‘Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração”. (Êxodo 17:15,16)
O ato de levantar uma bandeira em tempos de guerra, é um sinal da vitória sobre o exército inimigo. Por isso, Moisés construiu um altar em louvor a Deus e disse que o Senhor era a sua bandeira. Ele sabia o tamanho do livramento que Deus havia dado ao Seu povo, pois o exército dos amalequitas era muito mais numeroso e poderoso que o exército hebreu.
E assim como Deus jurou que Israel venceria todos os seus inimigos, Ele também promete que, por meio de Jesus, nós seremos vitoriosos em todas as nossas lutas, principalmente contra o pecado! (Filipenses 4:12.13). Veja o que o apóstolo Pedro disse sobre isso:
“Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.” (1 Pedro 2:24)
Então, meu irmão, nunca se esqueça que o Senhor é quem luta por você e te faz vencer todas as suas batalhas. Faça dEle a sua bandeira e experimente o Poder de Deus todos os dias de sua vida.
4º nome: Jeová M’kaddesh, que significa “o Senhor que santifica”
Depois de libertar o povo hebreu da escravidão, protegê-los dos seus inimigos e sustenta-los no deserto, Deus se apresenta a Moisés mais uma vez de outra forma: Ele se revela como “Jeová M’kaddesh”, ou seja, o Senhor que santifica. Veja o que está escrito:
"Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica.” (Levítico 20:7,8)
A palavra “santificar” significa consagrar, ou seja, Deus queria separar um povo exclusivamente Seu, que obedeceria a Seus mandamentos e honraria Seu nome entre todas as nações (Levítico 20:26). Foi para isso que o Senhor libertou os hebreus no passado, e é por isso que Jesus veio ao mundo e deu a vida por nós. Ele nos resgatou da escravidão do pecado e nos santificou, para que por meio do nosso testemunho de vida, as pessoas pudessem conhecer e glorificar o nome de Deus. Veja o que o Apóstolo Pedro disse:
“Assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’. Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” (1 Pedro 1:15-19).
5º nome: Jeová Shalom, que significa “O Senhor é paz”
Por causa da desobediência aos mandamentos de Deus, os israelitas estavam vivendo tempos difíceis, pois os midianitas vinham e destruíam suas plantações, seus mantimentos e matavam todos seus animais. Por causa disso eles passavam muitos apertos, angústias e não tinham paz (Juízes 6:1-6).
Diante de tanto sofrimento, o povo de Israel se arrependeu de seus pecados, e o Senhor teve misericórdia deles. Então, Deus foi até Gideão, um servo fiel e justo, e disse que ele seria usado para livrar os israelitas de toda aquela opressão (Juízes 6:12-16).
E mesmo sendo escolhido para enfrentar os inimigos que há anos perseguiam e prejudicavam os hebreus, Gideão teve um grande sentimento de paz, porque sabia que Deus estava ao seu lado e que traria a vitória a Israel. Veja o que ele fez após ser visitado pelo Anjo do Senhor:
“Gideão construiu ali um altar em honra do Senhor e lhe deu este nome: O Senhor é Paz. Até hoje o altar está em Ofra dos abiezritas.” (Juízes 6:24)
Esse é um dos nomes de Deus, que têm fortalecido o seu povo diante de muitas tribulações, pois o Senhor é a nossa paz! E, da mesma forma, Jesus nos acalma nos momentos difíceis, dizendo:
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33)
6º nome: Jeová-Tsidkenu, que significa “o Senhor é a nossa justiça”
Ao profetizar sobre a vinda de Jesus ao mundo para nos libertar do pecado e da injustiça, Jeremias nos revela outro nome de Deus: Jeová-Tsidkenu. Vamos ver o que o profeta disse:
"Dias virão’, declara o Senhor, ‘em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra. Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça.” (Jeremias 23:5,6)
Deus é sempre justo. Ele nunca age de forma desonesta e retribui a cada um aquilo que merece. Por isso, Ele seria justo se condenasse a todos nós, porque somos pecadores. Mas, a justiça de Deus também é cheia de misericórdia e, por isso, Ele fez o seu próprio Filho sofrer na cruz o castigo que nós merecíamos.
Agora, todos que se arrependem e creem em Jesus como seu Salvador, são justificados, ou seja, são aceitos por Deus e recebem a salvação eterna (Romanos 5:1; 2 Coríntios 5:21). Por isso, meu irmão, creia em Jesus Cristo, na Sua morte e ressurreição, e o Senhor se revelará a você como o Jeová-Tsidkenu, Aquele que te justifica e te salva.
7º nome: Jeová Shammah, que significa “o Senhor está aqui” ou “o Senhor está presente”
A Bíblia mostra que Deus revelou ao profeta Ezequiel como será a nova Jerusalém, a cidade em que os salvos irão morar após o fim dos tempos. Ele também diz qual será o nome desse lugar: “Jeová Shammah”. Vamos ver o que está escrito em Ezequiel 48:
“No lado oeste, que tem dois mil e duzentos e cinquenta metros de comprimento, haverá três portas: a porta de Gade, a porta de Aser e a porta de Naftali. A distância total ao redor será de nove quilômetros. E daquele momento em diante, o nome da cidade será: o Senhor está aqui" (Ezequiel 48:34,35).
Da mesma forma, Deus nos mostra que Sua presença não depende mais de um tabernáculo ou de um templo físico, pois graças ao sacrifício de Jesus na cruz, nós nos tornamos templos do Espírito Santo, e todos aqueles que amam o Seu nome e obedecem os Seus mandamentos, se tornam morada viva do Senhor. (1 Coríntios 3:16)
"Jeová Shammah" quer dizer: Deus está sempre presente em nós. Sabendo disso , podemos viver confiantes de que Ele nunca nos abandonará, não importa o que esteja acontecendo em nossas vidas. Glória a Deus!
CONCLUSÃO
Como vimos neste vídeo, todos os nomes de Deus revelam o seu cuidado por nós! E, se pudéssemos unir todos os nomes em um só, ele seria: “Deus é amor” (1 João 4:8), pois Ele já provou que nos ama ao enviar Jesus a esse mundo para nos reconciliar novamente com Ele, e essa passagem bíblica resume muito bem isso:
“Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!” (Romanos 5:7-10).
Caminhe com Deus pela fé

A vida é mais curta do que imaginamos

O Brasil está precisando de muita oração! (Corrupção) -

4 diferenças entre Sansão e José do Egito

Como ter paz no coração

4 passos para não deixar o dinheiro destruir seu casamento

Viva na expectativa de milagres

Nada supera o amor de Deus por você

Saiba o que te faz parecido com Jesus Cristo

Saiba como dizer não para as pessoas

Jesus veio salvar os pecadores

Por que estou passando por um deserto espiritual?

Como orar em nome de Jesus

A jóia da Palavra de Deus

Palavra de Deus de hoje: O cristão e a Síndrome de Gabriela

Tenha uma vida equilibrada com Deus e com as pessoas

A importância do pai na criação dos filhos

Jesus nos ajuda a vencer as tentações

Deus sabe de todas as coisas

Como enxergamos o mundo | Histórias para reflexão

Saiba como superar a dor da traição - (Especial semana da Páscoa)

O plano de Deus para sua salvação

Seu cônjuge é a pessoa mais importante de sua vida

Vença as tentações
