Quando será o arrebatamento? A Igreja será arrebatada antes ou depois da Grande Tribulação?

ASSISTA NO YOUTUBE ► Quando será o arrebatamento? A Igreja será arrebatada antes ou depois da Grande Tribulação?

Quando se fala sobre a tribulação que virá ao mundo durante o governo do Anticristo aqui na Terra, muitos cristãos logo pensam a respeito do arrebatamento. O arrebatamento é um evento apocalíptico onde Jesus Cristo busca a Sua Igreja, e isso gera um grande debate dentro do Cristianismo, não sobre o arrebatamento em si, mas em relação a quando ele vai acontecer.

Alguns estudiosos acreditam que o arrebatamento acontecerá antes do período da tribulação; outros acreditam que acontecerá na metade desse período, ou seja, depois de 3 anos e meio; e o terceiro grupo acredita que os cristãos enfrentarão tudo o que acontecerá durante os 7 anos de governo do Anticristo sobre a Terra.

A verdade é que muitas pessoas não sabem muito sobre o arrebatamento e acabam fazendo confusão a respeito dos acontecimentos do fim dos tempos. Por isso, neste vídeo eu vou te apresentar quais são os pontos de vista a respeito do arrebatamento da Igreja e, ao final, eu vou te contar qual é a minha opinião sobre esse assunto.

1) Visão Pré-tribulacionista

Essa corrente de pensamento acredita que a Igreja de Cristo será arrebatada antes da Grande Tribulação. Para esse grupo de cristãos, assim que o Anticristo promover um grande acordo de paz entre as três maiores religiões do mundo e se tornar o homem mais popular do planeta, todos aqueles que entregaram suas vidas a Cristo e O reconheceram como Senhor e Salvador, subirão ao céu “de uma hora para a outra” e serão poupados do sofrimento que virá.

E são várias as passagens bíblicas que, segundo esse grupo de pessoas, apontam para esse tipo de arrebatamento. E um dos argumentos mais fortes é que, enquanto Apocalipse 1, 2 e 3 faz menção a Igreja de Cristo 19 vezes, do capítulo 4 ao 19 não fala nada sobre ela, mas trata da Tribulação que estará acontecendo aqui na Terra.

Além disso, a promessa de Jesus feita à Igreja de Filadélfia também é uma das bases desse pensamento. Leia comigo o que está escrito em Apocalipse 3:

“Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.” (Apocalipse 3:10)

Perceba que Jesus disse: “Eu o guardarei DA hora da provação” e não: “NA hora”, ou seja, durante a tribulação. E o apóstolo Paulo também tem ensinamentos que apontam para esse arrebatamento antes da Grande Tribulação. Pelo menos duas vezes ele fala sobre isso em sua 1ª Carta aos Tessalonicenses. A primeira no capítulo 1 (1 Tessalonicenses 1:10) e a segunda no capítulo 5 (1 Tessalonicenses 5:9). Nas duas ocasiões o apóstolo cita que Jesus nos livrará da ira que há de vir, pois Ele não quer que passemos por esse momento tão difícil, mas sim que sejamos salvos.

O apóstolo Pedro também mostrou que Deus livrará o Seu povo desse período de julgamento, assim como Ele livrou Noé do dilúvio e Ló da destruição de Sodoma e Gomorra. Veja o que ele disse:

“Deus não poupou o mundo antigo quando trouxe o dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas. Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios; mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais (pois, vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa por causa das maldades que via e ouvia). Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo.” (2 Pedro 2:5-9)

Outra coisa muito importante que os pré-tribulacionistas acreditam é que os israelitas não fazem parte da Igreja de Cristo, pois eles não O reconhecem como o Filho de Deus. Por isso, eles passarão pela Grande Tribulação, e aqueles que se mantiverem fiéis a Deus e se entregarem a Jesus, serão perseguidos, mas serão salvos quando Cristo voltar com a Sua Igreja. Veja o que o profeta Zacarias disse que vai acontecer:

“Depois o Senhor sairá à guerra contra aquelas nações, como ele faz em dia de batalha. Naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale, metade do monte será removido para o norte, a outra metade para o sul. Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, pois ele se estenderá até Azel. Fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor, o meu Deus, virá com todos os seus santos.” (Zacarias 14:3-5)

Se todos os santos, ou seja, os cristãos, virão todos com Jesus para salvar Israel e derrotar o mal, isso quer dizer que a Igreja já terá subido antes.

2) Visão Meso-tribulacionista

O meso-tribulacionismo ou midi-tribulacionismo defende o pensamento de que a Igreja passará pela primeira metade da Tribulação, ou seja, os três anos e meio de um total de sete anos. O principal argumento é que a Igreja precisa ser provada para saber quem de fato é, ou não, fiel a Deus nas adversidades. Porém, eles não encontram base bíblica para isso. Apenas se apoiam na ideia de que o cristão precisa ser provado para mostrar sua fidelidade, assim como os apóstolos do passado que sofreram terríveis perseguições e não negaram sua fé.

Os mesos-tribulacionistas têm como base principal duas passagens bíblicas. A primeira está em Mateus 24 que diz:

“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Assim, quando vocês virem o ‘sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no lugar santo - quem lê, entenda - então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes. Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma.” (Mateus 24:12-17)

Ao usarem essa passagem bíblica, os meso-tribulacionistas entendem que a Igreja será perseguida pelo Anticristo. Porém, devemos entender que o capítulo de Mateus 24, que se refere à Grande Tribulação, aplica-se principalmente aos judeus e não à Igreja.

E a segunda passagem bíblica que eles têm como base está em Apocalipse 11:11,12, que fala sobre as Duas Testemunhas. Vamos ler:

“Então eles ouviram uma forte voz do céu que lhes disse: "Subam para cá". E eles subiram para o céu numa nuvem, enquanto os seus inimigos olhavam. Naquela mesma hora houve um forte terremoto, e um décimo da cidade ruiu. Sete mil pessoas foram mortas no terremoto; os sobreviventes ficaram aterrorizados e deram glória ao Deus do céu” (Apocalipse 11:12,13).

Este capítulo de Apocalipse 11 fala sobre as Duas Testemunhas que aparecerão na primeira metade da tribulação e profetizarão por 3,5 anos (Apocalipse 11:3). Depois serão mortas, ressuscitarão e subirão ao céu, conforme acabamos de ler. Para os meso-tribulacionistas, é neste momento que a Igreja será arrebatada, porém, esta passagem mostra claramente que somente as Duas Testemunhas serão arrebatadas.

3) Visão Pós-tribulacionista

A principal ideia dessa corrente é que a Igreja de Cristo não será arrebatada antes ou durante o período da Grande Tribulação, mas que ela passará por todos os sofrimentos previstos na Bíblia durante os sete anos que antecederão a volta de Jesus e o juízo final.

Essas pessoas também acreditam que, por mais difícil que seja, os verdadeiros cristãos suportarão toda a dor nesse tempo, graças ao poder e à misericórdia de Deus. Eles defendem que o arrebatamento ocorrerá no final, ou perto do final, da Grande Tribulação. A igreja irá encontrar Cristo no ar e em seguida retornar à terra para o início do Reino de Cristo na terra. Em outras palavras, o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo (para estabelecer o Seu Reino) acontecerão quase simultaneamente.

Os pós-tribulacionistas creem que a Grande Tribulação não se trata apenas da ira de Deus contra os pecadores, mas, também, a ira de Satanás contra os santos, que é a Igreja de Cristo. Vamos ler uma passagem de Apocalipse 13 muito utilizada como argumento do pós-tribulacionismo. A Bíblia diz:

“Aquele que tem ouvidos ouça: Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.” (Apocalipse 13:9,10)

Um outro argumento dos pós-tribulacionistas é que Jesus, quando falou sobre o fim dos tempos, disse que voltará depois de uma "grande tribulação" (Mateus 24:21,29). No livro do Apocalipse, com todas as suas profecias, menciona apenas uma vinda do Senhor - e isso ocorre após a Tribulação (Apocalipse 19-20). Além disso, a ressurreição dos mortos em Apocalipse 20:5 é chamada de a "primeira ressurreição". Então eles afirmam que, já que esta "primeira" ressurreição ocorre após a Tribulação, a ressurreição associada com o Arrebatamento que está em 1 Tessalonicenses 4:16 não pode ocorrer até então.

Conclusão

Se você esperou até agora para saber qual é a minha opinião sobre o arrebatamento da Igreja, eu vou te contar: eu acredito que nós, cristãos que amamos a Jesus e O servimos de todo o nosso coração, seremos levados ao céu quando o Anticristo for revelado. Ou seja, antes de começar a Tribulação. Acredito que nós não passaremos por esses 7 anos aqui na Terra, pois a Bíblia diz que quem está em Cristo não está sob condenação e nunca experimentará a ira de Deus (Romanos 5:8-10; 8:1), e sim, estará na glória, com o nosso Senhor e Salvador, que entregou a própria vida na cruz para nos libertar e nos salvar. Porém, eu respeito as outras duas correntes.

E mais uma coisa antes de terminarmos: a Bíblia diz que a volta de Jesus será "com poder e grande glória". Durante a primeira vinda de Cristo, Ele veio de forma humilde, foi rejeitado e desprezado pelos homens. Mas Ele voltará como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Neste dia, o mundo inteiro verá e saberá quem Jesus realmente é.

Por isso, independente se o arrebatamento será antes, durante ou depois da Grande Tribulação, nós temos que estar preparados para o momento em que seremos levados para o céu, onde viveremos ao lado do Pai por toda a eternidade!

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados