5 dicas para vencer os pensamentos impuros - Batalha espiritual na mente

ASSISTA NO YOUTUBE ► 5 dicas para vencer os pensamentos impuros - Batalha espiritual na mente

Vivemos em uma geração em que as pessoas têm pouco ou nenhum controle sobre a sua mente, onde na maioria das vezes, elas agem por instinto, apenas para satisfazer as vontades do seu coração. Vivemos em um mundo dominado pelos pensamentos e desejos impuros, que vão totalmente contra a Palavra de Deus. Em Provérbios 15 está escrito:

“O Senhor detesta os pensamentos dos maus, mas se agrada de palavras sem maldade.” (Provérbios 15:26)

Nós não podemos ler o que se passa na mente das pessoas, mas basta olhar para as suas atitudes para termos uma ideia do que elas andam pensando. E a tendência é que essa situação piore ainda mais daqui em diante. A Bíblia garante isso. Veja o que está escrito:

“Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder” (2 Timóteo 3:1-5)

Diante disso, eu te pergunto: como está a sua mente? Os pensamentos impuros têm te dominado e te afastado da presença de Deus? Se sim, tome muito cuidado, pois a consequência disso pode ser destruidora, já que o preço do pecado é a morte (Romanos 6:23).

E para te ajudar a vencer os pensamentos impuros antes que eles te dominem e prejudiquem a sua vida espiritual, eu vou te dar 5 dicas importantes que farão você voltar a sua mente para Deus de uma vez por todas.

1ª dica: Proteja o seu coração

Em Provérbios 4, o rei Salomão escreveu o seguinte:

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23)

O "coração" inclui a mente e tudo que vem dela. Certa vez, alguém disse que cada pecado que cometemos é cometido duas vezes: uma vez em nossos pensamentos impuros e novamente quando colocamos eles em prática. E é mais fácil nos livrarmos do pecado se lutarmos contra ele assim que surge em nossa mente, em vez de esperar que ele crie raízes em nossas vidas através de nossas ações.

Imagine que cada pensamento é uma semente lançada no seu coração. E você tem duas opções: arrancá-la ou regá-la. Se ela for boa, com certeza você colherá bons frutos, então você pode regar, adubar, se dedicar para que ela se desenvolva e gere coisas positivas na sua vida. Agora, se essa semente é impura, você precisa retirá-la do solo do seu coração antes que suas raízes te dominem, tragam frutos ruins e prejudiquem a sua caminhada com Jesus.

A Bíblia diz que, certo dia, Davi viu uma mulher muito bonita tomando banho. Naquele momento, brotou uma semente impura no seu coração, e Davi poderia lançar aquele pensamento fora e seguir a sua vida, mas ele decidiu alimentá-lo e acabou se deitando com aquela mulher, que era casada. Ela, então, engravidou dele e, para tentar consertar a situação, Davi fez com que o marido de Bate-Seba morresse na guerra. E não foi só isso: a Bíblia diz em 2 Samuel 12 que aquela criança morreu poucos dias depois de nascer, causando muita dor e tristeza no líder de Israel.

Ou seja, uma única semente impura gerou diversos frutos ruins na vida de Davi, como adultério, assassinato, engano e a morte de uma criança inocente. Mas repare que nada disso foi castigo de Deus; foram apenas consequências de uma decisão errada. É por isso que os nossos pensamentos são muito importantes para o Senhor, pois eles guiam as nossas ações. Então, proteja o seu coração dos pensamentos impuros e não permita que ele cresça e crie raízes na sua vida.

2ª dica: Siga os passos de Jesus

Você já deve ter escutado pessoas por aí dizendo: “Siga a sua intuição. Escute o seu coração”. E esse tipo de incentivo faz com que até o cristão mais firme com Deus fique confuso e se pergunte: “Será que eu devo fazer isso? Está todo mundo fazendo, só eu vou ficar de fora? Que mal existe nisso?”.

Porém, a Bíblia diz que o nosso coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável, pois está contaminado pelo pecado (Jeremias 17:9). Então, em vez de seguir o seu coração e agir por impulso, é muito mais seguro seguir os passos de Jesus e o que Ele ensinou em Sua Palavra. Leia a Bíblia para conhecer seus ensinamentos e você verá que Cristo foi o único que teve um coração totalmente puro, pois Ele não tinha pecado e tudo o que saía do seu coração agradava a Deus e procurava o bem dos outros.

Por isso, uma maneira prática de seguir a Cristo hoje é se perguntar todas as vezes que tiver de tomar uma decisão: “O que Jesus faria em meu lugar?”. Além de buscar os conselhos do único que não pecou, seguir os passos Dele fará com que o seu coração seja purificado dia após dia e você se tornará mais parecido com Ele.

3ª dica: Entregue seus medos e ansiedades a Cristo

Em Filipenses 4, a Bíblia nos dá a seguinte orientação:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)

As preocupações do mundo, a correria do dia a dia, os imprevistos, são coisas que podem tirar a nossa paz e fazer com que a nossa mente crie pensamentos impuros, que nos fazem pecar. Por isso, em todas as manhãs, ao acordar, precisamos orar e entregar a Ele todas as nossas preocupações, medos e ansiedades.

E por que devemos entregar tudo nas mãos do Senhor? Porque esses sentimentos tiram o nosso equilíbrio emocional e nos levam a agir de forma inconseqüente. Porém, quando oramos, o Senhor nos dá a paz de espírito que nos ajuda a resistir ao pecado e nos acalma diante de qualquer problema que queira dominar a nossa mente. Veja o que está escrito em Isaías 26:

“Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna” (Isaías 26:3,4)

4ª dica: Cuidado com o que você vê ou escuta

“Cantarei a lealdade e a justiça. A ti, Senhor, cantarei louvores! Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará! Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal.” (Salmos 101:1-4)

Este salmo foi escrito por Davi. Assim como qualquer um de nós, ele era pecador e cheio de defeitos. Mas, ainda assim ele foi considerado um “homem segundo o coração de Deus”, pois se arrependia profundamente quando fazia algo errado e buscava se livrar de tudo o que podia afastá-lo do Senhor.

E nós devemos agir como Davi, buscando seguir o caminho da integridade evitando qualquer tipo de distração ou prazer que não agrada a Deus. Por exemplo: há muitas músicas mundanas, programas de TV, filmes e séries que podem parecer inofensivos, mas que estão relacionados a todo tipo de pecado e tomar cuidado para não contaminarem a nossa mente e nos fazer pecar.

Por isso, tome muito cuidado com o que você vê na TV, no computador ou no seu celular. Também filtre melhor as músicas que você anda escutando e qualquer outro tipo de entretenimento que possa parecer inofensivo, mas que, na verdade, está te afastando de Deus.

5ª dica: Fuja das más companhias

Leia comigo o que a Bíblia diz em 1 Coríntios 15:33:

“Não se deixem enganar: ‘as más companhias corrompem os bons costumes’. Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.” (1 Coríntios 15:33,34)

Assim como o entretenimento, as más companhias podem influenciar muito em nossa maneira de pensar e agir. Quando passamos muito tempo com más companhias, podemos adquirir seus maus hábitos, por isso, precisamos tomar cuidado com nossas amizades.

Mas isso não significa que devemos evitar as amizades com pessoas que não são cristãs. Na verdade, Jesus nos chamou para sermos luz entre aqueles que ainda não O conhecem (João 17:17-18). Por isso, a nossa missão é viver no mundo sem sermos contaminados por ele.

Ser cristão não significa se isolar do resto do mundo. Mas, precisamos avaliar cada amizade para ver se ela está te afastando ou te aproximando de Deus. Até mesmo nas igrejas, há muitas pessoas que se dizem cristãs, mas que não querem compromisso com Deus e, por isso, se tornam más influências. Fuja delas também, ok?

Conclusão

Para encerrar, eu quero ler com você o que está escrito em Gálatas 6:

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” (Gálatas 6:7,8)

Uma semente sempre dará frutos de sua espécie. Se você plantou maçãs, não espere colher melancias ou laranjas. O que isso quer dizer? Quem dizer que, se na sua mente você tem semeados pensamentos maus, de ódio e vingança, por exemplo, não conseguirá agir com amor, compaixão e bondade. Por isso é tão importante que você não deixe que nada contamine a sua mente, pois senão você irá se afastar do Senhor e colherá frutos amargos por causa disso.

star_rate star_rate star_rate star_rate star_rate Recomendados